Filmes e Documentários

EntretenimentoFilmes e Documentários

O Abraço da Serpente ( 2015)

serpente_02
visualizações
2936

O criticamente aclamado novo filme do diretor colombiano Ciro Guerra conta a história da invasão da selva sagrada por uma perspectiva indígena.

No começo do século 20, o etnólogo Theodor Koch-Grünberg chegou a Amazônia pretendendo estudar seus povos indígenas. Algumas dezenas de anos depois, o biólogo norte-americano Richard Evan Schultes entrou na selva para estudar plantas usadas por essas mesmas populações indígenas. Essas duas histórias reais são o ponto de partida para El abrazo de la serpiente, um filme do diretor colombiano de 34 anos Ciro Guerra. Usando esses dois cientistas como enquadramento, Guerra ficcionalizou a história de uma comunidade indígena esquecida e como o último membro da tribo embarcou numa importante jornada, primeiro em sua juventude com Koch-Grünberg e depois muito mais velho com Schultes. 

Filmes e DocumentáriosPermacultura

3 documentários com Ernst Götsch – o guru da agrofloresta

1
visualizações
12444

É preciso preservar, mas é possível regenerar. O agricultor e pesquisador suíço Ernst Götsch é prova de que a agricultura regenerativa pode ser um caminho de desenvolvimento para o país. Estabelecido em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia desde os anos 80, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos. O equivalente a 480 campos de futebol foi recomposto, dos quais 350 se transformaram na primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Bahia. Além da colheita agrícola, observou-se que a fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. A partir do experimento – chamado de agricultura sintrópica –, Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas para integrar produção de alimentos e regeneração natural de florestas que tem sido adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos.

EntretenimentoFilmes e DocumentáriosSustentabilidade

Projeto Willowman – arte viva e sustentável

sem-titulo
visualizações
3309

A natureza, com toda sua fauna e flora, já é uma grande obra de arte. Imagine só, se desse de fazer arte da natureza, respeitando e ainda trabalhando em conjunto com ela? É isso que Will Beckers faz em seu Projeto Willowman!

Filmes e DocumentáriosLeitura

Quando plantar segundo a agricultura natural de Fukuoka + documentário

visualizações
4886

Texto extraído do livro “A Revolução de uma Palha- Uma Introdução À Agricultura Selvagem” de Masanobu Fukuoka.

“Eu cultivo os meus legumes de maneira semi-selvagem, utilizando um terreno vago, ribanceira ou terra inculta não vedada. A minha concepção é lançar, simplesmente as sementes à terra e deixar que os legumes cresçam com as “ervas daninhas”. Faço crescer os meus legumes na encosta da montanha, nos espaços livres entre os citrinos.

[Já escrevemos sobre o Método de Agricultura Natural de Fukuoka, veja aqui]

EntretenimentoFilmes e Documentários

7 lições para se aprender com o filme “A vida secreta de Walter Mitty”

hero
visualizações
3110

Sabe aquele filme para assistir quando está prestes a viajar ou quando seu dia foi mais ou menos? Esse é o filme! A vida secreta de Walter Mitty é um filme que te traz esperanças, que te deixa alegre, que te faz acreditar ainda mais nos teus sonhos e no teu potencial. Além de ter uma excelente fotografia e trilha sonora. Recomendo para todos e para todas as idades!

Ps.: Texto com spoilers, se não se importa com isso pode continuar lendo.

EntretenimentoFilmes e Documentários

4 Documentários que mostram a beleza e os mistérios da vida e da natureza

1
visualizações
5762

Não é surpresa pra ninguém que vivemos em zona habitável de nossa estrela mãe (o sol), caso contrário não estaríamos aqui. Não temos o costume de nós importar, mas se parássemos para analisar quantos fatores favoráveis são necessários para que a vida na Terra pudesse prosperar, iríamos ver que uma pequena mudança no clima, uma composição diferente da atmosfera ou solo, o tamanho e, até mesmo, a inclinação do eixo de rotação do nosso planeta estão num intervalo praticamente perfeito para nossa existência. Ou seja, qualquer alteração significativa nessas condições seriam catastróficas em relação à configuração do meio ambiente terrestre.

As chances de haver vida, tal como conhecemos, seriam praticamente nulas caso houvesse alguma mudança em quaisquer dos padrões terrestres acima descritos.

EntretenimentoFilmes e Documentários

3 documentários disponíveis no Netflix sobre os impactos dos alimentos em nós e no planeta

docu
visualizações
3792

Existem algumas coisas que são essenciais para a vida, uma delas é a alimentação. Devemos ingerir todo dia determinada quantidade de nutrientes para que nosso organismo continue funcionando da melhor forma possível. Mas se voltarmos no tempo e analisarmos como nos alimentávamos a algumas décadas atrás podemos perceber que uma grande quantidade de alimentos processados e modificados que foram inseridos na nossa alimentação.

Filmes e DocumentáriosLeituraMúsica

Primaveras revolucionárias que mudaram o mundo

a0ea3435d__750x0
visualizações
1678

A primavera tem no seu íntimo o símbolo da mudança; assim é representada na mitologia grega, na figura de Clóris, como a potência da natureza que traz vida e renovação quando chega. Nesse período do ano, um novo ciclo se inicia e possibilita que frutos e flores cresçam, transformando a realidade que nos cerca e trazendo a possibilidade de vivermos novos tempos. Tudo aquilo que a natureza comporta é tocado pela potência vital da primavera e, assim, ela deixa sua marca também nas criações humanas, trazendo em sua metáfora, novos horizontes para a sociedade.

Confira algumas referências feitas à primavera ao longo das criações humanas. O simbolismo que carrega consigo é de tamanha sutileza, que foi usada por diversas vezes, ora para evocar beleza, ora para evocar força e resistência; sempre como um ato revolucionário.

EntretenimentoFilmes e Documentários

Her – um filme sobre conexão

tumblr_nnhemwnq831sktobto9_1280
visualizações
2023

Eis aqui um filme que assisti por indicação de um antigo amigo e que curti muito. Her é um filme tocante, que fala mais do que sobre amores e solidão, ele te instiga a pensar sobre o mundo tecnológico em que estamos vivendo, sobre conexão. Nossas relações estão cada vez mais frias e sem contato físico ou olho no olho. Mensagens por aplicativos estão substituindo encontros para trocar ideias e experiências. O que era para aproximar está afastando e tornando o mundo um lugar onde pessoas vivem na ausência do contato físico e na presença de bips anunciando uma nova mensagem no celular ou no computador.

Filmes e DocumentáriosSustentabilidade

10 documentários na Netflix para refletir sobre o impacto ambiental que o ser humano vem causando.

20160201-Terra-Affiche-horizontal-WEB-EN_l
visualizações
2768

A degradação do meio ambiente pelo “bicho homem” tem apresentado conseqüências catastróficas para o planeta. A população é vítima dos seus próprios anseios, pois com o crescimento acelerado e desordenado as cidades engolem rios, fauna e flora dos biomas próximos.

Para cuidar do nosso planeta precisamos urgentemente de uma conversão ecológica global, mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo e nas estruturas consolidadas de poder. Esse propósito jamais será alcançado senão amarmos efetivamente a Terra como nossa Mãe e soubermos renunciar e até sofrer para garantir sua vitalidade para nós e para toda a comunidade de vida.

A Mãe Terra é a base que tudo sustenta e alimenta. Nós não podemos viver sem ela.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: