EntretenimentoLeitura

Educação de Alma Brasileira – Uma história sobre a educação no nosso país

Educação é um tema que vem ganhando muita atenção nos últimos anos no Brasil, mas são poucos os que realmente conhecem a história educacional de nosso país. Uma das razões para isso é que são poucos os materiais acessíveis sobre o assunto. Em geral, encontramos textos de opinião ou densas publicações acadêmicas, mas temos dificuldade de encontrar quem dê uma visão geral sobre o assunto. O livro Educação de Alma Brasileira vem responder a esta demanda.

De maneira didática e profunda, a obra propõe um caminho para a Educação de Alma Brasileira e ressalta os atores desse grande enredo: educadores e experiências que reconhecem a alma brasileira como nossa força. Seguindo o questionamento “Como seria a educação se fosse pensada a partir de nosso povo, nossa cultura e nossa história?”, apresenta a história da educação brasileira, através de seus momentos de encontro e luta.

Educação de Alma Brasileira

O livro é dividido em três seções: Movimentos da Alma Brasileira, Momentos da Alma Brasileira e Educadores e Experiências Educacionais de Alma Brasileira. Com aquarelas maravilhosas de Daniel Araújo, o livro ainda é uma experiência estética deliciosa.

Leia mais: Sincronário da paz, surpreenda-se com o Tzolkin (Calendário Maia)

Movimentos de Alma Brasileira

“De muitos povos criamos o Brasil, um país miscigenado, pulsante, com sabores, cores e perfumes variados”.

O livro começa com uma explicação sobre os principais dualismos da alma brasileira que produzem efeitos na maneira como acontece nossa educação.

Educação de Alma Brasileira

Momentos da Alma Brasileira

De uma rápida leitura sobre a educação dos povos originários até a recente ocupação das escolas, a segunda seção do livro aborda as irrupções de novas ideias e experiências que podem contextualizar o leitor e simultaneamente ajudar a explicar a construção de nossa alma e o que decorre dela.

Educação de Alma Brasileira

Além dos momentos evidentemente educacionais como a criação da educação profissional, o livro aborda acontecimentos como o voto das mulheres, o cinema novo e a criação da Constituição de 1988.

Leia mais: A vida secreta das árvores

Educadores de Alma Brasileira

Sem deixar de mencionar os educadores brasileiros que todos conhecemos, como Paulo Freire e Anísio Teixeira, o livro destaca outros, atuais e de nosso passado, que trouxeram ideias e estudos inovadores como Florestan Fernandes e Daniel Munduruku, sem esquecer das várias mulheres que pensaram nossa educação, como Anália Franco e Nise da Silveira.

Educação de Alma Brasileira

Experiências Educacionais de Alma Brasileira

As experiências educacionais trazidas pelo livro são desde escolas específicas como o Instituto Chapada, na Bahia, projeto atual, até grandes movimentos como a criação das escolas vocacionais e da educação do campo.

Educação de Alma Brasileira

O maior trunfo do livro é permitir ao leitor ter uma visão geral sobre a história da educação brasileira e muitos de seus momentos marcantes, podendo então sair da lógica da bala de prata a que muitos aderem para fazer “propostas salvadoras”. A visão dos movimentos da alma brasileira também é uma releitura dos grandes sociólogos do Brasil, trazendo uma nova abordagem sobre o brasileiro que foge de determinismos, pessimismos ou ufanismos.

Uma das lições que podemos aprender é que a riqueza de nosso país vem exatamente de sua multiculturalidade, e que ao respeitarmos nossos territórios e as almas de nossos alunos, somos capazes de criar grandes projetos educacionais.

O livro Educação de Alma Brasileira está disponível online para download gratuito no site Vekante.

*Imagens do site Vekante

Amanda Matta
escrito por:Amanda Matta
Filha de Ogum e Oxum, estudante de tudo que pode nos levar ao reenvolvimento: educação, política, meio ambiente, nutrição, cultura, espiritualidade. Paulistana de sangue mineiro e alma pernambucana, vive entre uma comunidade ribeirinha no Pará e uma tentativa de agrofloresta no interior de São Paulo.

1 Comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: