Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
EntretenimentoFilmes e Documentários

O Desafio de Rudolf Steiner: Um documentário sobre o pioneiro da antroposofia

a

Rudolf Steiner representa a vanguarda dos estudos sobre antroposofia

Para aqueles afortunados o suficiente por encontrá-las, as informações exclusivas e pesquisas de Rudolf Steiner sobre antroposofia em temas como medicina, educação e agricultura têm sido uma fonte de admiração e inspiração. Desde sua morte, em 1925, a visão de Steiner tem crescido tanto em relevância como em urgência. Contudo, ainda há muitas pessoas que desconhecem sua vida e obra.

“O Desafio de Rudolf Steiner”, do cineasta britânico Jonathan Stedall, é um documentário que visa levar sua história para um público mais amplo.

Alguns dados importantes

🌳  A Agricultura Biodinâmica é um sistema de produção de base ecológica que integra junto a outros tipos de sistemas de produção existentes à ciência da Agroecologia. A Agricultura Biodinâmica possui suas características próprias. Entre os seus elementos de destaque estão o uso de preparados biodinâmicos (ao utilizar princípios da Homeopatia)e o acompanhamento do calendário astronômico (além das fases da lua, usa outros astros, como os signos para reger os elementos da terra).

O agricultor biodinâmico aprende, dentro do processo de trabalho, a ser ele mesmo um pesquisador. Também aprende a participar e transmitir sua experiência a outros. Além disso, a estabelecer dentro do seu estabelecimento um local de formação profissionalizante para gerações vindouras.

🌳 A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica que procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança. Uma das características marcantes da pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir, do aluno, o cultivo precoce do pensamento abstrato. Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam. Para que saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.

🌳 A Medicina Antroposófica é uma abordagem complementar à medicina. Ela integra as teorias e práticas da medicina moderna com os tratamentos homeopáticos, terapias físicas e arteterapia e aconselhamento. A abordagem médica tem o seu fundamento em um entendimento espiritual-científico do ser humano. Esta teoria considera bem-estar e doença como eventos ligados ao corpo humano, mente e espírito do indivíduo. Utiliza-se uma abordagem holística que enfoca os fatores que sustentam a saúde humana através do reforço da fisiologia do paciente e da individualidade, ao invés de apenas tratar os fatores que causam a doença. A auto-determinação, autonomia e dignidade dos doentes é um tema central; terapias são acreditadas para aumentar as capacidades de um paciente para curar.

Assista ao documentário abaixo e descubra um novo mundo sobre antroposofia!

O Desafio de Rudolf Steiner – parte 1

O Desafio de Rudolf Steiner – parte 2

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres. E que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”

Rudolf Steiner

[Leia nossa matéria sobre Educação Waldorf e saiba tudo sobre Rudolf Steiner clicando aqui]

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos