Nosso DiárioSustentabilidade

Apaixonados por Produtos Orgânicos e Naturais precisam conhecer as feiras Naturaltech e Biobrazil fair

Captura de Tela 2017-07-03 às 12.45.32

Bio Brazil Fair- BiofachNaturaltech – Eventos simultâneos comprovam expansão do setor de produtos orgânicos e naturais.

No que foi o maior  evento sobre sustentabilidade da America Latina, tomando lugar em São Paulo, coração comercial do Brasil, o Jardim do Mundo teve a oportunidade de testemunhar pessoalmente, convidados pela querida Deborah da Francal Feiras, a  força de um setor que é tendência entre empresários e consumidores e desenvolve-se virtuosamente, tomando o lugar do convencional para abrir espaço a novos produtos e serviços com maior consciência ambiental, mostrando comprometimentos para além do lucro.

A procura por uma vida mais saudável, por produtos que tragam benefícios para o dia-a-dia e principalmente o forte apelo do slow life, slow food, slow beauty e slow fashion, transformou o mercado orgânico em uma grande fonte de inspiração para empresários, agricultores e novos empreendedores. A produção orgânica brasileira evolui a cada dia, e vai além da alimentação, ganhando espaço com cosméticos, moda e serviços.

Deborah da Francal Feiras nos recepcionando

Não são apenas números que demonstram essa tendência. Caminhando pelos corredores da feira, conversando com empresários e visitantes, pudemos sentir a efervescência e perceber que o interesse sobre o desenvolvimento sustentável é cada vez maior e cresce exponencialmente, demonstrando que o assunto não pode ser ignorado quando verificamos junto de seu desenvolvimento uma inevitável consequência: o potencial aumento da qualidade de vida de consumidores e de oportunidades para empreendedores do setor.

Estes empresários, consumidores e curiosos tomavam os corredores da Bienal do Ibirapuera em São Paulo, alimentando a curiosidade e se encantando com novidades e novas ideias de consumo e novos produtos apresentados nas feiras Naturaltech e Bio Brazil Fair- Biofach America Latina, que tiveram sua 13ª edição encerrada no sábado, 10 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Juntos, os eventos receberam 25.664 visitantes (33% a mais que a edição anterior, em 2016), entre lojistas, compradores corporativos, profissionais da saúde e nutrição, atletas, educadores e público em geral, que vieram ao evento em busca das novidades de um segmento em franca expansão. Todos eles tiveram oportunidade de conhecer, degustar e comprar as novidades diretamente dos produtores e fabricantes.

À medida que aumenta a demanda, as empresas investem em oferecer mais opções para o mercado. A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH reuniram 404 expositores que apresentaram em torno de 1.200 lançamentos e destaques em produtos orgânicos certificados (alimentos, cosméticos, roupas e acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióticos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, fitoterápicos e terapias complementares).

Encontro de Influenciadores Digitais

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH abriram espaço para uma ampla programação técnica com mais de 100 horas de fóruns, seminários, congressos, palestras, oficinas e outras atividades que colaboraram para a capacitação dos profissionais do setor e ampliaram a visibilidade dos produtos naturais entre produtores, processadores, distribuidores, lojistas, agentes públicos, educadores e consumidores finais.

Entre as muitas atividades, o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável revelou a primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o perfil do consumidor de produtos orgânicos, coordenada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS).

Foram entrevistadas 905 pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia. Segundo o ORGANIS, a pesquisa concluiu, entre outras coisas, que 15% da população urbana são consumidores de produtos orgânicos, em especial a região Sul, onde o consumo é o dobro da média nacional. Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, mas há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo.

Conçeição Trucom participando do Festival de Cozinha vegetariana
Nosso encontro com o Casal Natureba e Ananda, leitora do Jardim do Mundo

Na feira havia vários expositores de todo o Brasil com diversos produtos. Nas nossas andanças pelos corredores da Bienal encontramos produtos para todos os gostos, abaixo os que mais se destacaram em nossa opinião:

 Bioart – Cosmético vegano, natural e orgânico

Emi experimentando os produtos da Bioart

Pioneira nacional no segmento de maquiagem natural, vegana e orgânica, a Bioart  sabe aproveitar do poder dos minerais e das argilas para curar, preservar e cuidar da pele. Emi aproveitou para cuidar da pele mista  com as máscaras de argila Bionutritovas da Bioart.

Ekilibre Natural – Cosmético vivo e biodegradável da Amazônia

Emi com os fundadores da Ekilibre

Ekilibre -Cosmética Viva é produzida artesanalmente em Alter do Chão, Pará e tem como missão elaborar produtos de higiene pessoal e cosméticos vivos, ou seja, prensado a frio, que estejam em harmonia com o meio ambiente. Todos os bioativos, como o óleo de buriti, a manteiga de cupuaçu, o óleo de açaí, o óleo de andiroba e a resina de copaíba, são extraídos da floresta amazônica, de modo sustentável.

Alho Negro do Sítio

Renata nos oferencendo uma degustação

O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação e submetido a condições de temperatura contínua aproximada de 65°C e umidade controlada, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor. Estudos mostram que o alho negro foi capaz de inibir a proliferação de células malignas em casos de câncer do cólon, retarda o envelhecimento, combate o colesterol ruim, previne diabetes, combate prisão de ventre e gripes, melhora dores de estômago, insônia e a circulação sanguínea.

Olivas Vikaz

João e Ana da Olivas Vikaz
Nós já moramos em Portugal e somos exigentes quando o assunto é Azeite de Oliva. Experimentamos  o azeite extravirgem Vikaz, produzido com frutos frescos do Olival Esperança. Situado na Serra da Mantiqueira a 1.300 metros de altitude e ficamos surpreendidos com a qualidade do azeite mas mais ainda com o chá de oliveira produzidos por eles. Também adoramos conhecer o casal de idealizadores Ana e João, eles deixaram São Paulo para construir uma vida mais saudável e feliz no campo. Rende matéria para o Jardim 🙂

Dilis – Delícias Saudáveis

Ju e suas deliciosas Chutneys
A Dilis -Delícias Saudáveis une a paixão pela mistura de temperos, cores e sabores com as infinitas possibilidades de transformar, cada vez mais, o saudável em delicioso. Os produtos não contém nenhum tipo de aditivo e conservante e são produzidos artesanalmente e com muito amor pela Ju, um doce de pessoa. Destaque para a Chutney de Maça com Tâmara e de Manga com Gengibre.

Cogushi- Cogumelos na caixa

Gui e o Cogushi
Bom, para fechar a feira com chave de ouro, encontramos o simpaticíssimo Guilherme, cofundador  da Cogushi. A empresa produz caixas para o cultivo dos cogumelos em casa e busca em todas as suas ações, relações e produtos a sinergia com um estilo de vida saudável e sustentável… e se puder ainda ser criativo e divertido… será fantástico 🙂
Acima, listamos apenas alguns dos empreendedores e produtos que fizeram a diferença para nós termos uma ótima experiência nossa  primeira Naturaltech e Bio Brazil Fair .  Ano que vem tem mais e nós já estamos contando os dias para conhecer mais  fontes conscientes com foco no meio ambiente.

Até 2018!

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos