Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Horta vertical

Para quem não tem muito espaço e quer ter uma horta para plantar suas ervas e temperos, o ideal seria construir uma horta vertical. Saiba que dessa forma, mesmo se você morar em um apartamento pode ter uma. E se você mora em uma casa com pátio é mais uma opção para plantar mais algumas plantas.

Sendo assim, vamos ver hoje como fazer uma horta vertical. Inspire-se e desenvolva a sua e dê seu toque a mais.

Como fazer horta vertical

1. Comece pelo palete. Você pode conseguir através de lojas que vendem ou ver se em alguma feira ou loja que os utilize tem algum para doar. Ou mesmo, você pode encontrar algum pela rua, pois muitas empresas ou pessoas ainda não sabem o que fazer com os paletes que não utilizam mais. Procure um palete mais resistente, pois ele vai ter que suportar alguns vasos com terra e plantas.

Palete

2. Você vai precisar remover algumas das tábuas para que haja um espaçamento suficiente para suas plantas se desenvolverem. Não as jogue fora, pois vamos utilizá-las na horta vertical.

3. Para fixar os vasos posteriormente é necessário criar os apoios. Para isso consiga, pode ser na serralheria, blocos de madeira do tamanho que caiba dentro do palete, como na imagem abaixo. Eles devem ficar entre as duas tábuas, sendo que são precisos 3 blocos por linha de vasos. Para fixá-los use pregos ou parafusos.

Horta vertical

4. As dimensões mais comuns do espaço interior dos paletes são 38 cm de comprimento e 12 cm de largura. No entanto, é difícil encontrar vasos que correspondem a essas dimensões. Portanto, você pode adaptar seu palete aos vasos que conseguiu comprar. Para isso ajuste o tamanho através dos blocos de madeira. Assim, você ajusta tanto a largura quanto o comprimento para que seus dois vasos caibam em cada fileira.

[7 Lições que aprendi produzindo hortaliças orgânicas]

5. Agora é hora de fazer os apoios para que o palete fique de pé. Para isso vamos utilizar aquelas tábuas que foram despregadas lá no passo 2. Serre 2 tábuas até que fiquem com o dobro do tamanho da espessura do palete. Pregue-as na lateral da base.

6. Placas de madeira foram pintadas com tinta de lousa e após a secagem aparafusadas ao palete. Dessa forma, você pode escrever com giz o nome das plantas que.

Horta vertical com plantas identificadas

7. Além disso, você pode anexar em ambos os lados do palete uma esponja com um pedaço de giz para quando precisar tê-los em mãos.

[4 Maneiras de manter sua horta livre da Monsanto]

Agora você tem a sua disposição e a qualquer momento ervas frescas. Você pode colocar sua horta vertical próxima à parede, sendo que dê um espaçamento de 20 cm para o ar poder circular. E deixe a horta na varanda ou sacada, pois as plantas precisam pegar a luz solar para se desenvolverem.

Confira abaixo outro modelo de horta vertical que também utiliza paletes.

Confira outros modelos de horta vertical usando palete:

Horta vertical
Horta vertical suspensa
Horta vertical com vasos
Horta vertical

E aí, gostou? Escreva nos comentários se você já tem sua horta vertical ou sua horta horizontal. Deixe suas dicas de como fez sua horta.

 

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos