Vida Natural

Dicas para quem quer meditar em casa mas não consegue

1

Sempre incentivo as pessoas que frequentam as práticas de meditação na Pandora a meditar todos os dias. Mas sei que em casa é mais desafiador que meditar em grupo. Quando doa seu tempo para ir até um local fazer uma tarefa específica, não se incomoda muito de não “fazer nada” por um período.

Em casa, parece que estamos perdendo tempo. Tarefas infinitas te esperando e você simplesmente se senta e fica parado. Nem precisa alguém vir nos culpar pela nossa inação, nós mesmos nos culpamos. “Tem tanta coisa para fazer…”.

Dentro da cabeça, normalmente ocorrem duas situações típicas:
Apego aos pensamentos – Ficamos o dia todo nos ocupando em executar tarefas, que quando queremos parar, a mente encontra finalmente um espaço e um tempo para ter excelentes ideias. Você se agarra a elas – mas não é possível segurá-las – e acaba desistindo da meditação para anotar. Se a anotação for no computador, esquece. Vai voltar a fazer, fazer e as boas ideias continuarão fugindo.

Emoções negativas – Ficamos o dia todo nos ocupando, seja comprando no shopping, seja comendo, ou trabalhando por horas a fio para não pensar nos problemas. Quando paramos para meditar… Já viu. Vem de uma vez toda aquela enxurrada de emoções e sentimentos negativos para te atormentar.

Independentemente do tipo de pensamento ou emoção que o assola quando se decide meditar todos os dias, é necessário uma boa dose de determinação e perseverança para trocar os hábitos de atividade – Yang – pelos de passividade – Yin – até encontrar o equilíbrio na sua vida.

Esse turbilhão de pensamentos é uma verdadeira fase detox. Possivelmente vai piorar antes de melhorar. Encare este fato. Pode ser que, por semanas, a meditação não seja muito boa. É a mesma coisa que decidir entrar em forma ou fazer uma reeducação alimentar. Precisamos ter respeito pelo corpo e pela mente, começar aos poucos e não desistir diante das dificuldades.

[Meditação: você sabe o que é?]

Mas então, o que devo fazer?

Pessoalmente, a tranquilidade veio quando desisti de brigar com a mente e apenas me disciplinei a ficar quieto por um tempo, todo dia. E cada dia eu conseguia ficar um minutinho a mais.

1. Negocie com seu ego – “Querido e amado ego, são apenas 15 minutos diários, e se você não aceitar esse pequenino tempo, tudo bem, pode bagunçar minha cabeça que não me importo”. Esse não “me importo” sincero, ajuda a desarmar o ego: “Se ele não se importa, não tem graça atormentá-lo”.

2. Respire profundamente três vezes antes de começar a meditar. Quando inspirar, tensione os músculos do corpo. Quando expirar, relaxe-os. A cada ciclo de inspiração e expiração, relaxe mais e mais. Se precisar, faça mais ciclos, mas vá diminuindo durante os dias que se seguirão.

3. Passe longe do celular, do computador ou da TV antes de se sentar para meditar. Impossível tirar esse tempo? Meditar depois de tomar banho já ajuda.

4. Descubra o seu melhor horário para meditar, fazendo testes diários de manhã, de tarde e de noite. Possivelmente depois de comer é um horário ruim e depois de uma atividade física possa ser um horário bom.

5. Cultive um cantinho para meditar, se possível onde você não seja perturbado. Com o passar dos dias, estar na mesma posição e no mesmo lugar cria uma rotina benéfica, conduzindo sua mente para o momento de se observar e se aquietar.

6. Tente desenvolver uma boa postura para meditação. Confortável demais, dá sono, rígido demais, dói. A postura ideal é aquela em que conseguimos não nos mexer por um tempo, pois se há inquietação no corpo, certamente há também na mente. As posturas dos meditadores experientes são confortáveis justamente porque proporcionam essa imobilidade do corpo por longos períodos. Tudo é treino. Comece com dois minutos sem se mexer. Rapidamente você chega nos 5, 10 e 15 minutos.

[Dicas para meditar e qualquer lugar]

Última dica: procure por grupos de meditação para ir se aprimorando, para receber orientações, para sentir a energia positiva desses lugares e para se encorajar.

Afinal,

“Uma jornada de mil quilômetros começa pelo primeiro passo”.
Lao tsu

Se você ainda tem dúvidas e gostaria de mais dicas para começar a praticar a Meditação em Casa, assista o vídeo de Luck, um dos palestrantes do Quero Evoluir, com “3 Dicas para Meditar em Casa”:

Print Friendly
Quero Evoluir
escrito por:Quero Evoluir
O projeto Quero Evoluir vem para dar informações, dicas e artigos sobre Evolução Consciente, para que todos tenham a oportunidade de acesso a conteúdos práticos e profundos que ajudam no desenvolvimento pessoal, profissional, emocional ou espiritual. Projetado por Pandora – Evolução Consciente.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: