Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SaúdeVida Natural

Dicas para Meditar em Qualquer Lugar

peaceful-442070_640

A meditação é cada vez mais falada nos dias atuais. Mas, mesmo assim, poucos ainda se acham “capazes” de praticar a meditação, muitos encontram dificuldades na hora de meditar. Mas por quê? Qual a causa de “não conseguirmos meditar”? Essas e outras questões falaremos hoje, para que, ao final do texto, tenhamos uma ideia clara de como começar a meditar agora.

O Estilo de Vida da Meditação

A meditação é uma prática para ser seguida como um estilo de vida. Vemos hoje, apenas com nossos olhos, que meditar é estar sentado, de pernas cruzadas, olhos fechados e respirando profundamente, “sem pensar em nada”. Mas ignoramos a essência do que é a verdadeira meditação.

Meditar é um “estado de atenção focada”. Quando focamos nossa atenção no momento presente, a mente fica mais calma (diminuindo os pensamentos ansiosos que nos levam para o passado e o futuro) e podemos “dar mais atenção” para nossa vida real. E é aí que entra a verdadeira prática da meditação.

Meditação é sinônimo de Observação. Quanto mais observarmos tudo o que acontece em nossas vidas, na essência, sem julgar o que estamos observando, mais simples será de darmos atenção para os lugares certos. E isso fará investirmos nossa energia nos lugares certos.

Portanto, comece uma prática de se autodesafiar mais, em sua vida, a observar o que se passa em sua cabeça e o quais são as suas emoções diárias. Perceba quantos estímulos, todos os dias, você recebe pelos seus 5 sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), e quais os sentimentos que eles causam.

Geralmente, são esses estímulos que nos fazem ter emoções ruins ou ficarmos agitados e ansiosos. Observá-los vai fazer você entender como lidar melhor com isso e ter mais autocontrole em diversas situações, além de também ajudá-lo a praticar a meditação clássica.

Como Começar a Meditar Agora?

Já que meditação é apenas um “estado de atenção focada”, podemos praticá-la em qualquer lugar. A ideia é que procuremos o local mais confortável e com menos distrações possíveis, mas isso pode ser feito no seu ambiente de trabalho ou qualquer outro lugar. Após isso, siga o seguinte passo-a-passo:

– Sente-se em uma posição confortável, com a coluna o mais reta possível (pode ser em uma cadeira, encostado, ou onde preferir).

– Coloque suas mãos em cima do seu colo, de maneira confortável, uma sobre a outra.

– Deixe as plantas de seus pé tocarem o chão completamente, se você estiver em uma cadeira (cruzar as pernas é opcional, e não obrigatório).

– Feche seus olhos e respire fundo por 2 ou 3 vezes, repetidamente, mas de maneira calma e leve.

– Normalize sua respiração, como se você estivesse respirando normalmente, e continue focando nela.

– Mantenha sua mente focada em sua respiração por 3 ou 5 minutos (no início, já é ótimo meditar por pouco tempo).

– Dica: Caso você se distraia e desfoque de sua respiração, deixe o pensamento continuar e volte gentilmente a focar em sua respiração. Coloque também um cronômetro, em seu celular por exemplo, para você não precisar se preocupar com o tempo. Ao dar 3 ou 5 minutos, o cronômetro tocará e você poderá parar a prática. Mas isso também fará com que você se preocupe menos com o tempo em que está meditando e consiga se entregar mais à meditação.

meditacao-em-casa

Pronto! Você está meditando! Não é tão difícil assim, né?

Você pode fazer isso 1 vez ao dia no início, e aumentar para 2 ou 3 vezes (de manhã, de tarde e de noite, por exemplo). Fazer pequenos períodos de meditação todos os dias nos ajuda a ter um cotidiano mais equilibrado.

Caso você ainda tenha dúvidas de como meditar, você pode ver um vídeo sobre “Como Meditar em Casa”, clicando aqui.

Além disso, você pode participar de uma prática de meditação em grupo, gratuita e para iniciantes, para aprender á meditar mais profundamente – clique aqui para saber mais.

Espero que a meditação preencha sua vida de mais paz e plenitude e traga a gratidão de levar uma vida leve e feliz.

Boas práticas! _/\_

Quero Evoluir
escrito por:Quero Evoluir
O projeto Quero Evoluir vem para dar informações, dicas e artigos sobre Evolução Consciente, para que todos tenham a oportunidade de acesso a conteúdos práticos e profundos que ajudam no desenvolvimento pessoal, profissional, emocional ou espiritual. Projetado por Pandora – Evolução Consciente.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos