Horta OrgânicaPermacultura

Dicas para cuidar do seu jardim no inverno

1

Hoje ao acordar verifiquei a temperatura e estava 0.8°. Muito frio! Certamente não é o caso de todas as regiões do Brasil, mas pra quem mora no Sul sabe, que nessa época do ano o frio bate à porta, os verdes ficam brancos da geada, o vento é de cortar a pele e não há sol e roupa suficientes que aqueça o inverno que se instala lá fora. É nessas horas que começamos a pensar nas nossas plantinhas queridas que estão no nosso jardim, enfrentando esse friozão e sem uma roupinha de lã para esquentá-las.

O frio pode até estar fazendo as plantas se encolherem lá fora, mas pode-se sim, cuidar e manter um jardim saudável nos dias mais gelados do ano.

Algumas dicas básicas são:

*Regá-lo constantemente, pelo menos 3 vezes na semana com água em temperatura ambiente (não gelada), mas da torneira mesmo;

*Utilize adubos orgânicos;

*Mexa na terra para aumentar sua oxigenação, isso vale para vasos, canteiros e áreas de fácil acesso;

*Ao limpar o jardim retire os galhos secos e folhas mortas.

Se você ama o seu jardim terá que ter um pouco mais de paciência e entender que suas plantinhas precisam de todo o seu amor e dedicação nesse momento.

Segue abaixo uma receita de adubo orgânico caseiro:

Adubo orgânico caseiro

*Pegue um latão de lixo e enterre 1/3 dele de cabeça para baixo no local onde deseja adubar (horta ou jardim). Faça um pequeno furo no fundo do latão e jogue os restos de alimentos, como cascas de legumes, ovos ou frutas, pó de café e chá, vegetais etc. Em seguida, se tiver, jogue folhas verdes ou secas por cima dos restos de alimentos e tampe.

*Depois de cerca de três meses, o material ficará com um aspecto de terra preta sem nenhum cheiro, um excelente adubo natural feito em casa. Agora é só remover o latão e enterrá-lo em outro lugar e começar novamente o processo, sendo que a área em que estava o latão ficará rica com um ótimo adubo orgânico caseiro excelente para as plantas.

Mas e agora, quem tem um jardim dentro de casa como cuidar dele no inverno?

*Rege-o normalmente;

*Tire as folhas mortas e galhos secos;

*Use o adubo orgânico e, utilize da sua criatividade para a decoração.

Veja algumas ideias de jardins feitos com materiais recicláveis:

kkkk

lllllll

ll

haha

ab3hwhtkxm19qpzpj5ccw4c60

Coloque a cabeça pra trabalhar e customize o seu espaço e faça uma bela decoração com os materiais que você tem em casa.

Luciana Dutra
escrito por:Luciana Dutra
Sou professora, ainda estou cursando licenciatura em História e pretendo fazer bacharel e me especializar em Arqueologia. Moro com os meus pais e a minha irmã, e mais quatro cachorros, quatro gatos e dois passarinhos. É muito amor envolvido! Amo a natureza, minha casa é rodeada de árvores, plantas e flores. Amo música, e sempre que posso estou envolvida na natureza, com meu violão e minha voz que ecoa aos quatro ventos. A leitura está em meu DNA e passo a maior parte do meu tempo lendo. Um dia quero poder viajar pelo mundo, conhecer vários lugares, culturas e muito mais.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos