ReceitasSaúde

Desperte-se para a Primavera com este Chá de Urtiga

2cf8394bb2ebfdcef3e31c5736aa203966496820

Depois de um longo inverno, ficamos mais preguiçosos por conta da comida pesada e da hibernação. Mas agora a primavera está no ar e é hora de acordar o corpo e os sentidos! Aqui está um chá de ervas para renovar e nutrir nosso corpo enquanto iniciamos uma nova estação.

Este chá tem um sabor refrescante e ervas que auxiliam o corpo a transportar resíduos, a quebrar as gorduras e limpar o sangue. (Algumas pessoas podem se referir a isso como uma “desintoxicação” ou “limpeza”, mas eu prefiro evitar tais termos vagos.) O chá é igualmente delicioso quente ou frio e pode-se beber a qualquer hora do dia. Beber regularmente pode levar a um aumento de energia e até mesmo uma redução nos sintomas da febre.

[Chás para o outono]

Vamos dar uma olhada na composição do chá

6b15e48e3f37a2984e9ce27cbb1023911019fdd8

  • Urtiga: Urtiga tem uma longa história de uso como um tônico primaveril. Nutritivas, as folhas de urtiga são ricas em minerais que pode restaurar a energia, auxiliar o fígado e os rins, e diminuir alergias sazonais. Ao cozinha, borrifar ou secar as urtigas remove-se a dor que ela causa na pele.
  • Raiz de bardana: Conhecida como um “purificador do sangue”, a raiz de bardana pode estabilizar o açúcar no sangue e auxiliar o metabolismo,o fígado, a função hepática e renal. Seu sabor levemente doce também equilibra o amargor da calendula e a salinidade das urtigas.
  • Calendula: Calendula pode ajudar na limpeza da congestão linfática e na digestão. As pétalas de ouro também trazer um elemento de sol-y à mistura de chá.
  • Limão: Casca de limão pode auxiliar o fígado e dá brilho ao chá, despertando o sabor.
  • Rosas: Rosas mosquetas dão a este chá um sabor ligeiramente frutado. Elas também são ricas em vitamina C. As pétalas de rosa proporcionam uma cor bonita e essência floral.

[5 formas de reutilizar os sacos de chá]

Nota: Urtiga e bardana têm efeito diurético, assim você pode querer evitá-los, se esta é uma preocupação.



Chá desperte para a primavera

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de urtiga;
  • 1 colher de sopa de raiz de bardana secas;
  • 1 colher de sopa de flor de calendula secas;
  • 1/2 colher de sopa de casca de limão seco;
  • 1/2 colher de sopa de rosa mosqueta seca sem sementes;
  • 1/2 colher de sopa de pétalas de rosas secas.

•Faz 4 xícaras de chá.


Misture todos os ingredientes e guarde em um recipiente hermético.

Para fazer o chá: Para uma xícara de chá, despeje 1 xícara de água fervente sobre 1/4 da mistura das ervas. Cubra e deixe descansar por pelo menos 20 minutos (o ideal é deixar descansar por 4 horas ou durante a noite). Coe e adoce com mel, se desejar.

Você também pode infundir todos os 4 copos de uma só vez e saborear o chá durante todo o dia.

18b820e860f1dd93d7606519b7090387d1dce438

Nota: Para substituir as ervas secas por ervas frescas, use 3 a 4 vezes a mais da quantidade pedida de ervas secas.

Fonte: The Kitchn

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma metamorfose ambulante que acredita num mundo melhor e em um ser humano vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Atualmente, está aprendendo a ser vegetariana e estudando sobre sustentabilidade. Diz que quer viver fazendo o que gosta e que ajudar o próximo é uma atitude nobre. Um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos