Nosso DiárioViagem

Coimbra: Como não sentir saudades?

collage

Patrimônio imaterial de nossas vidas, nossas viagens e os lugares onde moramos fazem parte de um acervo colocado em destaque no pequeno jardim de nosso mundo, e como curadores desta exposição, achamos pertinente deixar aqui um pequeno relato de nossos destinos diversos que poderão ser consultado a título de pesquisas e roteiros de viagens, estudos e planejamentos ou simplesmente por mera curiosidade. 

1

Tendo experienciado o dia-a-dia em 5 países entre nossas mudanças, acumulamos algumas informações que podem ser úteis e aqui poderão ser discutidas por todos aqueles que buscam e se interessam pelos destinos em comum do nosso roteiro.

Em sentido anti-horário e resumido, hoje falaremos sobre Coimbra/Portugal, em seguida sobre Dublin/Irlanda, faremos algum relato de aventuras na ilha de Malta e, porque não? falemos um pouco da nossa terra Natal, o Rio Grande do Sul e do Brasil, fronteiras recheadas de delicias e maravilhas.

1

Coimbra é uma pequena cidade portuguesa com uma grande população de estudantes situada entre Lisboa e Porto. É bem conhecida por seus dois festivais estudantis; a Latada em outubro e a Queima das Fitas em maio. A vida noturna se concentra nos vários bares e pubs distribuídos em torno da praça da republica, dos restaurantes da baixa e do Parque Verde do Mondego e nos centros comerciais. A população é diversificada e jovem, principalmente durante o período das aulas. É uma cidade barata para se viver e muito acessível de viajar á partir dela. Casas portuguesas não são bem equipadas para o clima frio que se pode encarar no inverno (você pode e deve obter um aquecedor elétrico!), já no verão você não pode deixar de dar um mergulho no Rio Mondego para se refrescar ou mesmo praticar os esportes náuticos dos quais a cidade é referência.

1

A Cidade em resumo

Coimbra em si é uma cidade pequena  e você pode ir andando ou de auto-carro (ônibus) para a maioria dos lugares. A dificuldade de acesso pode se encontrar no seu relevo irregular ou  em ultrapassar para as margens opostas do Mondego, pois o trafego pode estar lento em uma das três principais pontes da cidade.  Os maiores centros comerciais são o Dolce Vita e o Fórum, o primeiro na margem oriental (onde é a baixa e a Universidade de Coimbra) e o segundo na margem ocidental (Santa Clara, Altos de Santa Clara).

Como chegar

Não existe aeroporto que sirva a cidade então você terá que voar para o aeroporto de Porto ou Lisboa e depois apanhar um auto-carro ou comboio (trem) para Coimbra.  Como mencionado acima, Coimbra é uma cidade pequena porem uma referencia e você não deve ter problema para chegar até sua futura hospedagem ou morada, é muito fácil ir caminhado para a maioria dos lugares e, se necessário, ir alem de uma caminhada, pode-se apanhar um auto-carro pelo valor de 1,60 euros a viajem (consulte o ponto de venda próximo ao Mercado Publico para obter um passe de 10 viagens no valor de 5/6 euros ) ou o serviço de táxi que pode reservar uma agradável surpresa ao final da viajem de quem esta acostumado a caríssimos valores de capitais europeias ou do Brasil .

1

Alojamento

Casas, apartamentos e quartos em Coimbra são baratos e fáceis de encontrar. Anúncios de quartos para estudantes são afixados por toda cidade em muros e postes, principalmente próximos das Escolas e universidades (existem muitas alem da Universidade de Coimbra). O aluguel de um quarto varia entre 150-200 mensais e 400/800 para a maioria dos apartamentos com dois ou mais quartos. As melhores áreas para viver são na Baixa, ao longo da Avenida Sá da Bandeira, na Praça da República, na Alta perto da universidade ou no Solum e arredores (onde o aluguel/renda é a mais cara justificada por ser bem servida de serviços gerais)  mas pode-se encontrar excelentes barganhas nas freguesias mais afastadas, porem bem servidas de auto-carros (no nosso caso, encontramos um ótimo T2 ((dois quartos)) na freguesia de S. Martinho do Bispo ((segunda maior freguesia do pais)). Você pode fazer uma pesquisa rápida nos classificados OLX ou custojusto para ter uma ideia.

1

Lugares para comer e beber

Comer e beber em Coimbra podem ser incrivelmente barato. Você pode ter um refeição completa com bebida por 10 ou ainda menos euros e um fino (tradicionais 250ml de cerveja) não deve custar muito mais do que 1 euro. Para os estudantes, as Unidades Alimentares da Universidade de Coimbra são as opções mais baratas e os bares favoritos são o Cartola e o Tropical, ambos localizados no centro do convívio estudantil de Coimbra, a grande rotunda as portas do Jardim da Sereia.

A Universidade

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo e fez de Coimbra uma referencia. É difícil usufruir da biblioteca principal, os horários de funcionamento são curtos e o sistema para levar livros é muito burocrático. Não tem muitos laboratórios de informática disponíveis, então ter o seu próprio computador portátil é essencial. Para impressão e fotocópias, existem lojinhas por toda a cidade e as cópias são muito baratas, mas atenção, alguns serviços de copias não oferecem entrada para USB. O tamanho das classes dependem muito da popularidade do curso.  Presença nas aulas é obrigatória com avaliação contínua e mista.

1

Coisas para fazer

Visite o Museu Acadêmico para depois se perder nas ruas uivantes da Alta com uma parada para uma bica (Expresso) ou, se você optar por um pedido mais português, pode pedir um galão (com leite). Relaxar na grama do Parque Verde, as beiras do rio e dar um mergulho, ir para a praia fluvial ou ir um pouco alem e tomar um comboio para a praia de Figueira da Foz (você não vai acreditar o quão grande é). Os festivais estudantis de Queima das Fitas (maio) e Latada (Outubro) são momentos especiais para os estudantes de Coimbra. Isso envolve: beber pesado e desfrutar de shows e atrações internacionais, desfile de carros alegóricos coloridos e o desfile dos estudantes trajados tradicionalmente com seus fatos (terno tradicional negro composto por capa, como a de Harry Potter. Mas se você for estudante, não se preocupe, você não vai precisar usá-lo). É um rito de estudantil tradicional e não deve ser desperdiçado! Quanto às viagens, aluguel de carro pode ser uma opção barata, que mostra um Portugal mais provinciano (se você optar pelas estradas secundarias no lugar das auto-estradas). Tente uma excursão à Serra da Estrela ou um dos parques nacionais. Lisboa e Porto não podem  faltar no roteiro. Ambos estão a uma curta distância de Coimbra. o Algarve é outra opção se você tem mais tempo em suas mãos. É uma viagem de 6 horas a partir de Coimbra e muito tranquila. No Algarve você pode desfrutar o melhor das praias de Portugal.

1

Finanças

O custo de vida em Portugal é muito barato em comparação com outros países da Europa ocidental. Criar uma conta bancária é relativamente simples, principalmente se você já tem seu numero do contribuinte e registro no Serviço de Imigração (tudo isso pode ser feito facilmente na Loja do Cidadão de Coimbra). Confira apenas sobre a necessidade de um comprovante de residência, que pode ser adquirido no conselho da freguesia de sua morada. Em conclusão, Coimbra é fantástica. É um ótimo lugar para se viver e estudar. As pessoas são acolhedoras, calorosas e é muito fácil fazer bons amigos.

Enfim! Somos suspeito para descrever Coimbra, pois abraçamos a cidade no primeiro contato e logo fomos retribuídos com o mesmo calor. Somos simplesmente apaixonados pelo estilo simples e honesto do português típico e, para nós, esta sempre será nossa melhor recordação de Portugal.

links Úteis
http://www.academica.pt/

http://www.turismodecoimbra.pt/index.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

  • Olá família do jardim do Mundo, sempre que posso estou acompanhando vocês, e acho tudo o máximo. Estamos pensando em ir para Dublin/Irlanda no inicio de 2015 e gostaria de saber como foi por lá? Ansiosa para saber!

    Parabéns, pelas iniciativas e aventuras que me encantam!

  • Acabei de descobrir o site de vocês (aliás, parabéns por ele, adorei) e por coincidência cheguei rápido nessa postagem. Eu e meu companheiro estamos planejando passar alguns meses do próximo ano em Coimbra, mas não tínhamos ainda nenhuma informação sobre custos, facilidade de aluguel etc. – ou seja, nosso único motivador era o desejo, rsrs. Foi ótimo ler este texto, me deu energia nova e aumentou o desejo de ir. Preciso agradecê-los por isso, é provável que vocês tenham contribuído muito para a nossa decisão (que ainda estava meio nem cá nem lá). Que venha Coimbra!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos