Construção NaturalSustentabilidade

Casas geodésicas: mais formas com menos custos

5717b63aae25a_crop

Ter sua própria casa é o sonho de milhões de pessoas ao redor do mundo, mas na maioria dos casos, o dinheiro torna-se um obstáculo que se interpõe entre eles e esse desejo de viver no lugar perfeito. Mesmo assim pessoas sempre encontram soluções criativas para superar esse obstáculo. São pessoas que constroem casas hobbit, casas sobre rodas e até mesmo casas em árvores.

O engenheiro romeno Alexander Dinulescu, aprofundou o trabalho do arquiteto americano Buckminster Fuller, conhecido como o “pai dos domes geodésicos”, projetando um modelo de habitação alternativa para aqueles que procuram uma casa acessível economicamente. Este tipo de construção é formada por um domo geodésico, uma estrutura hemisférica, cuja forma lembra o de alguns padrões próprios da natureza, como os átomos de carbono ou células. Baseia-se em geometria simples: triângulos formando pentágonos ou hexágonos, e formando ao mesmo tempo, um poliedro (corpo geométrico de faces planas).

Casas construídas estrutura geodésica com pouco dinheiro-

A cúpula é um sistema de conectores especialmente projetados para exceder padrões de segurança e resistir muito tempo. Embora a própria estrutura seja leve, caracteriza-se por ser tão estável e resistente, que pode até resistir terremotos e tufões. Em adição, você pode estar em harmonia com a paisagem que o cerca, com jogos de janelas que criam um ambiente iluminado.

casas geodésicos construídos com pouco espaço monetário

A construção desta estrutura também é mais econômica, pois não necessita de vigas e colunas e, portanto, requer 40% menos materiais e tem a vantagem de ser montada rapidamente e facilmente por uma equipe de quatro pessoas experientes entre 15 dias a um mês, dependendo sobre o tamanho da cúpula.

casas geodésicas construídas com pequenas janelas monetário

Além disso, a sua forma permite que o ar circule e mantenha a temperatura adequada e uniformemente no interior, reduzindo assim os custos energéticos. Estas casas circulares são frescas no verão e quentes no inverno. Cúpulas de 11 metros de diâmetro delimitam um espaço interior de 150 metros quadrados.

casas geodésicos construídos com pouco espaço monetário
casas geodésicas construídas com pequenas aberturas monetário

O interior, por sua vez, garante espaço onde as muitas aberturas permitem o morador desfrutar da paisagem circundante.

casas geodésicas construídas com pequenas casas a preços acessíveis monetário

Em todos os casos, a sensação de liberdade proporcionada por este projeto trás a experiência de harmonizar com a natureza, uma alternativa para viver de uma maneira diferente.

casas geodésicos construídos com pouco dinheiro
casas geodésicos construídos com pouco dinheiro
Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: