Construção NaturalFaça Você MesmoPermaculturaSustentabilidade

Construa um tradicional forno de barro (fotos)

horno-pizza1

Torne-se VOCÊ um bioconstrutor experimental.  Com nada além de um pouco de argila, areia, tijolo, palha, algumas garrafas de vidro e blocos de concreto velho você será capaz de construir um forno de barro para assar pães e pizzas, isso será tudo que você precisará, além, é claro, de bom senso e a companhia de amigos durante e depois da construção. Você pode começar a construir a fundação de seu forno com blocos de cimento e pedaços de pedra. 

Primeiramente, levante uma fundação com pedras, tijolos ou restos de concreto de maneira que fique razoavelmente plana, com aproximadamente 90 cm de diâmetro. Logo apos, cubra totalmente os espaços vazios com uma mistura de barro, areia e palha (fotos abaixo).

Para a mistura :

1 parte de terra argilosa para 2 de areia.

10% de palha e água ou a quantidade ideal para que a massa fique homogênea e prática, porém consistente.

3796350701_37e3e7a24e_z

Faça uma pequena borda e cubra a superfície superior com garrafas de vidro vazias.

Depois, preencha novamente os espaços vazios com a mistura, formando uma superfície plana exatamente como na foto e cubra com uma camada fina de areia.

Planeje o tamanho da entrada e faça os 2 moldes de papelão.

Antes da construção da cúpula, faça uma porta com arco de tijolos reutilizados de aproximadamente 25 cm, presos com argamassa de argila mais fina. Melhor já fazer 2 moldes de papelão da entrada, pois sera necessário na próxima etapa.

Assente dois primeiros tijolos com argamassa, empilhe os próximos dando estrutura.

Cubra novamente os espaços com a argamassa ou assente os tijolos para formar a entrada.

Depois de seca a argamassa, faça um molde com areia para formar a cúpula e cubra com jornal.

Pela base, comece a formar uma camada de cerca de 10 -15 cm de mistura argila e palha.

Depois do barro secar basta retirar a areia da parte interior.

Nota sobre a porta: a porta é um 63% da altura da cúpula. Esta medida é importante porque permite a respiração da fornalha. A porta é deixada aberta enquanto o forno está a aquecer para permitir que o ar fresco seja aspirado e o ar quente e fumaça pode passar através da metade superior da porta. (Fornos de grande porte geralmente têm uma saída mas você pode fazer uma pequena saída na parte traseira superior)

Vários centímetros agora de uma camada de isolamento, (uma mistura com mais palha e barro) deve ser passado em torno da cúpula (quanto mais, maior o isolamento). Esta camada ajuda a manter o calor por mais tempo, permitindo um melhor cozimento. Para fazer o pão mais a sério, eles podem duplicar a espessura do isolamento.

Trabalhe sempre a partir das bases.

Pode se dar o acabamento com uma camada de argamassa de argila e palha fina.

3976144254_568f5b4d14_z

Não há nada como cozinhar em um forno como este. Além de ser ótimo para cozinhar comidas saborosas, o forno é um grande exemplo de uma tecnologia simples que não é dependente de combustíveis fósseis para a sua construção ou utilização.

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

16 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: