Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Construção NaturalSustentabilidade

Conheça as Earthships: As casas sustentáveis e autônomas de Michael Reynolds

1-X4bU9_VDDOMfku1RI72tgw

Mesmo com toda evolução tecnológica no setor habitacional, ainda hoje cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em assentamentos precários, e cerca de 40% da população mundial não possui acesso a serviços como saneamento básico, segundo a ONU. Um problema grave, mas que felizmente pode ser resolvido com um conceito de moradia capaz de suprir as demandas básicas de sobrevivência, de forma sustentável e autônoma: A Earthship.

Fonte: Earthship Biotecture

12 casas ancestrais para compreender a bioconstrução

Desenvolvida pelo arquiteto norte-americano Michael Reynolds, a Earthship ultrapassa a ideia convencional de habitação. Ela oferece a seus moradores o necessário para viver de forma confortável e em harmonia com os sistemas naturais do planeta.

Desde sua concepção, em meados da década de 70, a Earthship sofreu diversas modificações em seu projeto, até se tornar um conceito, como é apresentado hoje pela Earthship Biotecture — instituição fundada por Michael Reynolds para ensino, pesquisa e desenvolvimento das Earthships. O conceito atual oferece a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, a possibilidade de construir sua própria Earthship, pois se baseia em princípios básicos que se integram aos sistemas naturais do planeta (gravidade, sol, vento e chuva), independente do clima ou relevo.

Interior de uma Earthship feita com latas e garrafas recicladas. Fonte: Earthship Biotecture.
Earthship nas montanhas. Fonte: Earthship Biotecture.
Interior de uma Earthship. Fonte: Earthship Biotecture.

Chamados de seis princípios, estes requisitos são os responsáveis pela autonomia, sustentabilidade e originalidade das earthships, são eles:

1) Coleta e armazenamento da água da chuva;
2) Tratamento do esgoto;
3) Uso de energias renováveis para gerar eletricidade;
4) Uso da massa térmica para aquecer e resfriar o ambiente;
5) Uso de materiais recicláveis na construção;
6) Produção de comida.

Casas geodésicas: mais formas com menos custos

Projeto e Funcionamento de uma Earthship. Fonte: Earthship Biotecture

As earthships são comercializadas hoje pela Earthship Biotecture, em valores que variam de US$4 mil a US$400 mil (dependendo do modelo). Porém, a instituição também trabalha com projetos sociais. Em 2017 iniciou atividades no Brasil, na cidade de Ribeirão Preto/SP, onde serão construídas moradias para mais de 50 pessoas vindas da luta antimanicomial, além de uma escola sustentável para mais de 600 crianças, em parceria com o MST.

Caroline Nunes
escrito por:Caroline Nunes
Mineira, quase engenheira, apaixonada por bioconstrução, permacultura e agricultura familiar. Amante da simplicidade, e defensora da liberdade. Passo meus dias buscando o melhor de cada segundo, e construindo pontes entre pessoas e conhecimentos. Escrevo, fotografo e faço planos para um mundo melhor. Sou uma sonhadora, em busca de outros sonhadores que desejam melhorar a realidade através da educação.

1 Comentário

  • Adorei a materia, e a sua descrição! tambem sou sonhadora, e faço parte de um grupo que sonha com a construção colaborativa de cidades democraticas. Se quiser conhecer somos o Instituto de Urbanismo Colaborativo COURB! Abração!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos