AlimentacãoReceitas

Conheça a moringa – uma planta super nutritiva!

moringa

A moringa (moringa oleífera) é uma árvore rica em nutrientes e antioxidantes. Ela chega a possuir quatro vezes mais cálcio que o leite animal e três vezes mais potássio que a banana. Sua origem é da Índia, mas também é conhecida por outros países tropicais, como o Timor Leste e Indonésia.

A Embrapa começou a trazer a árvore para o Brasil na década de 1960, por ficar florida quase o ano inteiro, o que seria excelente para a produção de mel. Com o tempo, os pesquisadores foram descobrindo a enorme quantidade de sais minerais, vitaminas e antioxidantes presentes na moringa. Algo que a Índia e a medicina Ayurvédica já conhecia a muitos anos, a usando como tratamento medicinal e como alimento.

Hoje em dia, a Embrapa estuda o uso da moringa na alimentação humana e animal. A ideia é poder usar a moringa como complemento ou suplemento na alimentação humana. Já na animal, é substituir alguns componentes da ração pelas folhas da moringa.

Nutrientes presentes na moringa

Essa planta é rica em nutrientes e em todas as suas partes há vitaminas, sais minerais ou antioxidantes. Não é por menos que ela é considerada a planta mais nutritiva do planeta. Já foram descobertos 90 nutrientes e 46 antioxidantes.

Confira quais são seus nutrientes e a proporção de cada um:

  • Vitamina C – possui 7 vezes mais que a laranja;
  • Cálcio – possui 4 vezes mais que o leite animal;
  • Vitamina A – possui 4 vezes mais que a cenoura;
  • Potássio – possui 3 vezes mais que a banana;
  • Proteína – possui 2 vezes mais que a encontrada no leite animal.

Além disso, ela é rica em ferro, betacaroteno, fósforo, zinco, selênio, vitaminas B e E. Ela é conhecida por ser a “carne verde”, já que possui proteína e uma grande variedade de nutrientes.

O mais interessante é que todas as suas partes são comestíveis: raiz, folhas, flores, vagens e sementes. Assim é possível utilizá-la de várias formas, mas antes de irmos para as receitas, vamos ver quais os benefícios dessa planta para a nossa saúde.

moringa

Leia mais: Você já ouviu falar em ORA-PRO-NOBIS?

Benefícios da moringa

Por conta da moringa possuir muitos nutrientes ela é uma planta que tem vários benefícios:

  • Fortalece músculos e ossos;
  • Reduz os níveis de glicose do sangue;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Combate a asma;
  • Protege os rins e o fígado;
  • Acelera o metabolismo;
  • Fornece energia ao corpo;
  • Queima a gordura corporal;
  • Ajuda no crescimento do cabelo;
  • Aumenta a produção de leite materno;
  • Melhora a memória e capacidade de aprendizagem;
  • Combate e previne a cegueira;
  • Melhora a imunidade do organismo.

Esses são só alguns benefícios, há muitos outros. Por conta disso, a moringa é ótima para o emagrecimento, para prevenir e ajudar na cura de doenças.

Leia mais: Aprenda a fazer bolinhos de cúrcuma que combatem a inflamação

Como pode ser consumida

Por conta de que todas as suas partes podem ser consumidas, tanto por seres humanos como por animais, confira como cada uma pode ser preparada:

Raízes

As raízes possuem formato semelhante à cenoura, porém menores e com um sabor mais picante. Por conta disso, elas podem ser utilizadas na salada. Mas é importante tirar a casca, já que ela é tóxica.

Folhas

Suas folhas podem ser utilizadas na salada, cozidas, na forma de chá ou como tempero de sopa.

Flores

As flores podem ser colocadas em vitaminas ou sucos de abacaxi, maçã, caju, laranja, limão ou com cenoura e beterraba.

Na Indonésia e no Timor Leste, onde a moringa é muito conhecida, suas flores são usada para fazer um prato chamado makansufa. Para isso, as flores são fritas em óleo de coco e imersas no leite de coco, sendo consumidas junto com arroz ou milho.

Com as flores também é possível fazer um chá medicinal, que é muito indicado para gripes e resfriados.

Vagens

As vagens podem ser cozidas e comidas junto com o almoço ou a janta.

Sementes

Suas sementes podem ser consumidas torradas e cozidas (como o feijão). Ainda é possível extrair seu óleo, que tem qualidade semelhante ao óleo de azeite.

Além disso, é possível consumir a moringa em forma de cápsulas para suplementar a alimentação. Elas são feitas do pó das folhas e carregam consigo todos os nutrientes da planta. Essa é uma ótima forma de utilizá-la em lugares em que a planta não é tão conhecida, como no Brasil. Um desses suplementos em cápsulas comercializado no Brasil é o Moringa Caps, produzido de forma natural e que possui todos os nutrientes já citados nesse post.

Há ainda o extrato e o mel da moringa. O primeiro é extraído da casca e raízes da planta. E o segundo é feito a partir das flores e sementes.

Chá gelado de moringa

Se você tem acesso às folhas da moringa, confira como fazer um chá delicioso e muito benéfico para a nossa saúde.

chá gelado de moringa

Você vai precisar de:

  • 1 ½ colher de chá de folhas secas de moringa;
  • 500ml de água;
  • Mel a gosto;
  • Gengibre fresco;
  • Suco de laranja a gosto.

Leve a água pro fogo e, assim que começar a ferver, desligue e acrescente as folhas secas de moringa, o mel, o gengibre e o suco de laranja. Agite bem a mistura por 2 minutos, coloque gelo e deixe na geladeira por 4 horas.

O suco de laranja pode ser substituído por água de coco ou caldo de cana.

Você conhecia a moringa e seu importante poder nutricional? Caso já conhece e a utiliza, deixe nos comentários qual a forma que mais gosta de consumi-la.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.