Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SustentabilidadeVida Natural

Feira Vida Liberta – Alimentação, Bem Estar e Consciência

feira

 

Participar de um dia com tantas boas ações e iniciativas em prol de uma sociedade harmoniosa e sustentável não tem preço, o que posso dizer á respeito desse lindo movimento é apenas, Gratidão.

Neste mês de junho tive o grande prazer de participar da IV edição da feira Vida Liberta, que rola no Centro Cultural Casa 7 em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O movimento Vida Liberta nasceu entre os irmão Gustavo Goldani e Catarina Goldani. O intuito era reunir em um só evento atividades que promovam o consumo consciente, alimentação consciente e a consciência ecológica, dando oportunidade para pequenos produtores e novas marcas que produzam em harmonia com a natureza.
Feiras veganas, festivais, encontros, cantorias, tudo para promover a interação entre pessoas com mesmos objetivos. Libertar-se fisicamente, mentalmente e espiritualmente de nossas amarras que impedem nosso avanço como ser humano.

Além de encontrar produtos deliciosos orgânicos, vegetarianos e veganos, encontramos muitos produtos naturais e biodegradáveis de beleza e estética, roupas ecológicas, acessórios alternativos, várias atividades e boa música.

Quando cheguei na feira, logo na entrada pude observar a generosidade de quem a organizava. Haviam muitos quilos de alimentos não perecíveis guardados em um canto, porque a única colaboração que foi solicitada para entrar na feira era dar um quilo de alimento não perecível que foi doado para uma instituição de caridade.

A minha primeira impressão, logo assim que adentrei pelo espaço, foi uma feira de produtos naturais cheia e movimentada, não se via um estande vazio.

Ao passear pelo ambiente e passar por cada empreendedor, trocar uma ideia e observar bem de perto com olhar mais profundo eu percebi pessoas extremamente felizes, contentes com cada detalhe da vida.

Quem encontramos na feira

Na feira, além de haver muitas crianças, que já alegra o ar do ambiente, também se via a cada passo dado um lindo cãozinho, pois os frequentadores podiam entrar com seus pets, os animais lá eram tratados como um legítimo integrante de uma família.

Vi pessoas humildes e com uma energia muito diferente de qualquer outro tipo de feira que já pude frequentar. Havia um espaço bem na lateral da feira muito interessante, além de vender plantas naturais os responsáveis pelo estande ensinavam e orientavam com toda atenção como cuidar e cultivar de suas plantinhas.

[14 Plantas Que Podem Ser Cultivadas Na Água]

Lindas suculentas!

As pessoas que expunham seus produtos estavam confraternizando, não só trabalhando, todos possuíam ideais em comum, os mesmos propósitos. Dava para sentir o prazer que cada um ali tinha de poder mostrar a importância de vivermos em harmonia uns com os outros, com o planeta e com nosso corpo e espírito.

Passeando pela programação

Manhã – Yoga e Palestra

A feira se iniciou pela manhã e se encerrou no início da noite. Durante todo o dia rolou atividades voltadas para trazer paz, harmonia e equilíbrio de seus frequentadores.

Na parte da manhã a primeira atividade que rolou foi Yoga para crianças com a instrutora Natália Asaad:

Yoga para crianças

As crianças são demasiadamente estimuladas o tempo todo, com muitos aparelhos eletrônicos, televisão, escola, atividades extra curriculares. E por isso acabam sendo sobrecarregadas, trazendo muitas vezes falta de estabilidade emocional.

A Yoga para crianças é de extrema importância por proporcionar uma maior consciência corporal através das posturas – asanas – e ainda, elas aprendem a respirar corretamente, proporcionando mais saúde e equilíbrio.

Ainda na parte da manhã ocorreu uma meditação coletiva guiada por Manu Shanta e a palestra “Ayurveda a ciência da vida”, com Cintia Lombardi:

Palestra sobre Ayurveda

“O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que foi  desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos. A história desta racionalidade indiana remonta-se aos tempos antigos da Índia arcaica. Os principais textos referendados pela tradição são apenas três, denominados Brihat Trayi, ou seja, o grande trio : Charaka Samhita, compendio de Charaka de medicina interna ou clínica médica, Susruta Samhita, compendio de Susruta de cirurgia ayurvédica e o Ashtanga Hridaya, coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata. Todo estudante desta Medicina Oriental, na Índia, pesquisa profundamente estes 3 principais tratados.”

Durante a tarde – Palestra, Yoga e Tantra

Na parte da tarde a primeira atividade que ocorreu foi a palestra “Mente e ciência da meditação” com o monge Dada Suvedananda:

Passou um pouco do seu grande conhecimento sobre a meditação e a mente humana.

[Aprenda a meditar na cidade]

Em seguida ainda na parte da tarde rolou a palestra “A Arte de se relacionar com Steffi Oliboni e prática de Vinyasa Yoga”, com a instrutora Júlia Oristanio:

Prática de Yoga

“Este sistema de yoga é caracterizado pela concentração na respiração pranayama sincronizada com movimentos e asanas. O esforço vem da manutenção da qualidade da respiração de forma que, em movimentos ascendentes inspira-se e em movimentos descendentes expira-se, mantendo a respiração contínua e profunda durante toda a prática. A respiração torna a prática vigorosa e facilita a realização das posturas. O Ashtanga Vinyasa Yoga não se trata de competição, rapidez ou flexibilidade, mas consiste na realização de asanas, que são as posturas e pranayama, que é o controle da respiração sincronizados que surtem efeitos físicos, mentais e espirituais gradativamente.”

Já quase no finzinho das atividades do dia rolou a prática de Tantra Yoga, com nosso anfitrião Gustavo Goldani:

Praticando um pouco do Tantra

“Tantra significa libertação através da expansão. A característica principal do Tantra é a luta.”

E por fim, encerrando o dia e as atividades da feira, rolou a vivência “Despertar de consciência com musicoterapia.” Eu, Sula Camara e o musicoterapeuta Carlos Dutton:

Sobre minha vivência

Realizei a vivência junto do meu parceiro de projeto, a vivência ocorreu dentro de um contexto físico, espiritual, educacional e social o objetivo foi levar até as pessoas um ambiente onde pudessem compartilhar suas experiências e explicar como certas ações podem auxiliar o nosso dia a dia prevenindo ou ajudando a tratar de problemas emocionais e mentais. Além de tratar as energias por meio das vibrações sonoras. A ciência atual confirma o poder do som em nosso corpo, algo que já é utilizado a milênios em todas as grandes culturas ancestrais, as vibrações sonoras tem o poder de harmonizar, curar e afetar diretamente a consciência humana.

O incrível é que durante todas as atividades, palestras e vivências não havia uma sala vazia, as pessoas faziam questão de participar, de vivenciar cada momento oferecido pela feira.

O objetivo da feira é lindo, e foi maravilhoso de se ver que a cada dia mais pessoas se unem em prol de um mundo harmonioso e sustentável. É enriquecedor ver quantas pessoas sentem a necessidade de mudar, de fazer algo mais e é gratificante poder participar da feira Vida Liberta e através desse lindo trabalho do Jardim do Mundo poder levar essas informações e exemplos para todos.

Fotos produzidas por Luana Mello e selecionada por: Sula Camara

Para maiores informações sobre o belo trabalho  da feira Vida Liberta acesse: Vida Liberta

Sula Camara
escrito por:Sula Camara
Sou profissional da área de Marketing e atuo como coaching. Apaixonada pela vida criei o projeto motivacional SER Transcendental.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos