Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você MesmoSustentabilidade

Como fazer uma guirlanda de suculentas para o natal

guirlanda de suculentas

Se você está planejando a decoração de natal, deixe-nos sugerir algo que vai deixar sua casa mais linda e verde: guirlanda de suculentas. Hoje em dia, as suculentas podem ser encontradas em floriculturas e até supermercados, no entanto, seu uso em guirlandas e arranjos sazonais não são tão comuns – o que significa que a sua porta pode ser a única porta no bloco ou rua a ter uma linda guirlanda de suculentas!

Além de ser de manutenção relativamente baixa e resiliente, as suculentas também são fáceis de trabalhar – boa notícia para aqueles que não tem tanta habilidade manual. E, sendo essa, uma guirlanda de flores vivas, você pode mantê-la durante o ano inteiro na sua porta.

Passo a passo de como criar sua guirlanda de suculentas

Você vai precisar de:

  • 1 suporte de guirlanda, feito de metal de 40 centímetros de diâmetro (você pode selecionar um suporte maior ou menor);
  • 600 centímetros cúbicos de musgo floral (bastante o suficiente para cobrir todo o suporte e acomodar as suculentas);
  • Fio de nylon;
  • Tesoura;
  • Grampos para fixação em U;
  • Cerca de 40 plantas suculentas;
  • Gancho para fixar a guirlanda.

1. Selecione suas suculentas

Escolha suculentas de várias variedade e texturas. Selecione tanto espécies pequenas, para preencher as lacunas, como maiores para deixar sua guirlanda bem harmônica.

Moldar o musgo2. Crie sua base 

Você pode criar sua própria base de guirlanda ou comprar uma.

Para fazer a sua base, comece com uma grande tigela de água e coloque ali dentro o musgo. Retire uma parte da água e comece a colocar o musgo sobre o suporte de guirlandas.

Agora é hora de moldar. Para isso, compacte o musgo na sua mão e vá envolvendo no suporte. Faça isso apenas de um lado do suporte, pois o outro lado não precisa do musgo, já que vai ficar encostado na parede. Certifique-se de acumular uma boa quantidade de musgo para que você possa inserir suas plantas nele e, assim, enraizar-se.

Moldar o musgo

Uma vez que você moldou o musgo, pegue o fio de nylon e passe-o sobre e debaixo do musgo, assegurando-o no fio. Deixe um espaço de 4-5 centímetros entre cada volta do fio. Depois de dar toda uma volta e chegar onde você começou, amarre as duas pontas. Então, volte na direção oposta para entrecruzar a primeira camada de fio. Isso ajuda a compactar o musgo para criar uma base de guirlanda estável para suas suculentas. Com a tesoura, corte todos os pedaços de musgo que ficarem sobrando – especialmente no fundo da base da guirlanda, para evitar que o musgo molhado fique encostado na porta ou a parede.

Fixar o musgo

[Aprenda a fazer um cabideiro artesanal e deixe sua casa mais organizada]

3. Monte a coroa de flores

Organize suas suculentas que estão nos vasos em um círculo do mesmo tamanho da sua guirlanda para ter uma ideia de como você gostaria que elas ficassem quando fixadas. Você pode fazer ajustes à medida que vai montando, mas é muito mais fácil (e menos confuso) fazer esse passo antes de começar a fixar. Dessa forma, não precisará remover e reorganizar suas plantas depois de já estarem no suporte de musgos.

Organizar as suculentas4. Remova as suculentas de seus vasos

Esta é a parte divertida! Coloque algumas luvas de jardinagem (ou não) e remova cada uma das suas suculentas do pote. Faça isso suavemente e aproveite o máximo possível do solo da raiz sem danificá-lo.

Remover as suculentas dos vasos5. Insira a planta na coroa de flores

Usando um lápis ou outro objeto pontudo, faça um buraco tão grande e profundo como a bola de raiz da suculenta. Tente não ultrapassar os musgos. À medida que você vai mexendo no musgo, ele naturalmente compacta ao criar e preencher buracos adicionais ao longo da guirlanda.

Inserir a suculenta no musgo

Organize delicadamente as raízes no buraco e junte o musgo ao redor para abraçar a base da planta. Para garantir que sua suculenta permaneça no lugar até que ela fixe completamente em sua nova casa, prenda a sua base com um grampo fixador.

Fixar a suculenta

[DIY – Aprenda a fazer uma linda horta vertical]

6. É isso mesmo! Agora, repita e repita

Demora cerca de uma hora e meia para completar a guirlanda. À medida que você vai fazendo, pode dividir suculentas que estão agrupadas, mas têm bolas de raiz separadas (selecione uma boa quantidade de variedades em diferentes estágios de crescimento) para ajudá-lo a preencher os pontos que estão sem suculentas. Não se preocupe com pequenas lacunas: a guirlanda irá preenchê-las ao longo do tempo à medida que cresce e se torna ainda mais espetacular.

Montando a guirlanda7. Anexe seu gancho de guirlanda

Fixe o gancho num lugar previamente planejado do suporte e depois é só escolher o lugar para deixar sua guirlanda. Ela continuará crescendo e durará os próximos anos. Se você se cansar dela, coloque-a na mesa de jantar para criar uma peça central.

Ou para diversão, coloque pequenos elementos sazonais ao longo do ano como bagas de azevinho ou mini ornamentos. Cordões com mini luzes de LED criam uma guirlanda lindamente iluminada e pronta para receber o natal.

Cuidados que você precisa ter com a guirlanda

Durante as primeiras semanas, deixe a guirlanda na posição horizontal para que as raízes fixem bem no musgo. É possível deixá-la por pouco períodos pendurada, já que foram colocados os fixadores, mas deixe isso para a segunda semana em diante. Exponha sua guirlanda em um local ensolarado ou parcialmente ensolarado, aguardando até que o musgo esteja completamente seco de antemão.

Encha com água um recipiente grande o suficiente para caber a guirlanda, em seguida, coloque a guirlanda, de forma que a parte traseira encoste na água. Depois retire e deixe-a escorrer por pelo menos 30 minutos antes de pendurar novamente para evitar pingos. Faça esse procedimento quando notar que o musgo estiver seco, pois suculentas não gostam de ambientes muito úmidos.

Guirlanda de suculenta

Uma dica final

É inevitável que algumas folhas caiam e/ou sejam derrubadas. Recolha! Você pode usá-las para obter novas mudas de suculentas. Essa é uma das coisas maravilhosas sobre essas belas plantas.

E aí, gostou da nossa dica? Então, curta e compartilhe para seus amigos também saberem como fazer uma linda guirlanda de suculentas.

Traduzido e adaptado de The Tread, imagens de mesma fonte.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi

Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos