Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
12994342_1275889639107201_7615765721056980419_n

A maioria das frutas e vegetais da mesma família, incluindo tomates e batatas de qualquer variedade, podem ser enxertados para criar uma só planta, aproveitando os benefícios que trazem duas espécies em uma só. A parte superior do enxerto torna-se a parte superior da planta e produz tomates, enquanto o sistema de raízes irá produzir batatas. Este método de enxertia é uma prática comum para os jardineiros que não dispõem de muito espaço para trabalhar, mesmo considerando que uma planta enxertada vai render muito menos do que duas plantas que crescem em separado. Enxertia é o melhor feito com duas plantas saudáveis que têm hastes de diâmetro semelhante.

tomtato-plant

Coisas que você vai precisar

  • 1 galão, balde ou saco
  • um bom solo
  • mudas de batata
  • mudas de tomate
  • Faca afiada
  • fita de enxertia

1. Encha um recipiente bem drenado com um bom solo, deixando um espaço de 10 cm entre o solo e a borda. Tome cuidado para não compactar a terra no recipiente.

2. Plante uma muda de batata de aprox. 10cm e uma de tomate do mesmo tamanho, ambas próximas o suficiente para se tocarem, em um buraco onde caibam as duas raízes, porem não deixando que essas raízes se misturem. Cubra com terra e regue em abundância.

ABAAAgHDgAB-103. Em um pequeno corte em V, remova aproximadamente 1/3 do diâmetro do caule de cada uma das duas plantas na mesma altura, de maneira que as mesmas se toquem, semelhante a ilustração.

4. Conectar os dois caules de plantas, deslizando as formas de “V” juntas e prendendo com fita. Enrole a fita em torno do local onde as duas plantas se unem, selando a área de corte. Retire a fita quando as plantas começarem a mostrar sinais de novo crescimento.

5. Remover a porção de topo da planta de batata e a parte inferior da planta de tomate com tesouras de poda depois de verificada uma forte união entre as duas. Corte a parte aérea da batata a um ângulo de 45 graus e aprox. 2cm da união, e o mesmo com a parte inferior do tomate. Deixe as raízes do tomate no solo; elas vão adicionar nutrientes a planta.

Dicas

  • Regar  regularmente até saturar o solo, permitindo que seque até a próxima rega.
  • Sinais de folhas amareladas e murcha são uma indicação de que o enxerto não está funcionando.
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos