Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
BikeSustentabilidadeViagem

Ciclista vai rodar o mundo com uma bicicleta de bambu!

foto de capa

Ricardo Martins, ciclista carioca de 31 anos, está neste momento se preparando para uma viagem fantástica: dar a volta ao mundo em cima da Dulcinéia, sua carismática e valente bicicleta de bambu, que chama a atenção por onde passa. As pessoas sempre querem ver, tocar, satisfazer sua curiosidade. E assim, Ricardo conquista um de seus objetivos: descobrir culturas.

Esta não será a primeira aventura de Ricardo. Em 2007 ele iniciou um giro pela América do Sul que durou 4 anos. Na partida, além de equipamentos básicos, apenas 385 reais no bolso. Os relatos e experiências dessa viagem deram origem ao livro Roda América – Em busca de nossa gente. O ciclista também realiza palestras pelo Brasil, sobre “Como pessoas comuns são capazes de realizar grande feitos“.

banner_620x80_ciclismourbano MAIOR

Agora, Ricardo Martins quer ampliar seus horizontes pelos cinco continentes em busca dos seguintes desafios: aproximar pessoas e encontrar soluções em mobilidade em diferentes lugares. Ele é cientista social com especialização em mobilidade urbana. Em parceria com universidades e ongs, fará, durante esta viagem, pesquisas de campo na área de cicloturismo e sobre o uso da bicicleta como meio de transporte.

Dulcinéia, a bicicleta de bambu que vai rodar o mundo

Dulcinéia, a bicicleta de bambu que vai rodar o mundo

Mas a grande estrela dessa viagem é mesmo a Dulcinéia, como explica Ricardo: “Como se uma volta ao mundo de bicicleta não gerasse curiosidade suficiente, uma bicicleta de bambu aproxima mais ainda. As pessoas se sentem íntimas de Dulcinéia, querem ver se é só bambu mesmo, levantá-la, perguntar de tudo, e no fim se faz um novo amigo. Dessa forma, que de tão simples parece inusitada, as relações humanas vão substituindo as relações meramente comerciais, para aproximar pessoas e conhecer culturas com o que elas têm a oferecer de melhor: hospitalidade, boas conversas e troca de experiências.”

Ricardo está em busca de apoio financeiro para esta empreitada, chamada Roda Mundo, e lançou uma campanha de financiamento coletivo no Benfeitoria (clique aqui para saber mais e apoiar!). Em troca dessa ajuda, oferece recompensas como livro, palestra exclusiva e até mesmo um pedacinho de outro continente!

Rodrigo Raro tem apoio da Ciclismo Urbano, uma loja especializada em acessórios de segurança, estilo e conforto para as pessoas que adotaram a bicicleta como estilo de vida. Clique aqui e conheça.

Raro
escrito por:Raro
Tem 34 anos, carioca do Cachambi, pai do pequeno Renzo e marido da Bu. Já brincou de ser e fazer muitas coisas, e aguarda novas experiências. Anda de bicicleta pelas ruas da Região Oceânica de Niterói. Sonha em viajar o mundo e mostrar ao filho que há coisas mais valiosas que “ser alguém na vida”.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos