Casas subterrâneas: eficiência térmica e baixo impacto

Você não precisa ser, necessariamente, um hobbit para viver em uma casa subterrânea. Esta tendência, diferente das técnicas de construção mais convencionais, não altera de forma agressiva o relevo natural do terreno, mas adapta-se a ele. O impacto ambiental é minimizado e a originalidade aumentada.

terra-house-estate-image1

1

Ao contrário do que muitos podem pensar, viver embaixo da terra permite regular melhor a temperatura interior. O conceito que prevalece para esse tipo de habitação é a eficiência energética. As propriedades isolantes da terra reduzem os custos de refrigeração no verão e de aquecimento no inverno, em aprox. 60 a 85% para ambas as estações.

villa-valsa-switzerland03

subterrâneos-home-designs-swiss-mountain1

o-CASA-TOUR-facebook

Tende-se a pensar que as casas, construídas no subsolo, são escuras e sujas, porem muitas dessas estruturas são construídas em encostas, abrindo-se em uma fachada geograficamente bem orientada e por isso, clara e ampla permitindo assim  que a luz penetre na habitação.

Harry_Fold_Farm

subterrâneos-home-designs-swiss-mountain8

subterrânea-Aloni-house5

Além das propriedades térmicas, muitas pessoas que vivem em casas como estas se sentem mais seguras e protegidas em casos de catástrofes naturais, como furacões ou tempestades severas.

511b9e8bb3fc4b331b000128_edgeland-house-Bercy-chen-studio_mg9c7768

hobbit-underground-house1

montanha

casa_gary_neville_project4

Ex-underground-Casas-de-Robert-Hardy

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “Casas subterrâneas: eficiência térmica e baixo impacto