Construção NaturalSustentabilidade

Casas subterrâneas: eficiência térmica e baixo impacto

casas-bajo-tierra

Você não precisa ser, necessariamente, um hobbit para viver em uma casa subterrânea. Esta tendência, diferente das técnicas de construção mais convencionais, não altera de forma agressiva o relevo natural do terreno, mas adapta-se a ele. O impacto ambiental é minimizado e a originalidade aumentada.

terra-house-estate-image1

1

Ao contrário do que muitos podem pensar, viver embaixo da terra permite regular melhor a temperatura interior. O conceito que prevalece para esse tipo de habitação é a eficiência energética. As propriedades isolantes da terra reduzem os custos de refrigeração no verão e de aquecimento no inverno, em aprox. 60 a 85% para ambas as estações.

villa-valsa-switzerland03

subterrâneos-home-designs-swiss-mountain1

o-CASA-TOUR-facebook

Tende-se a pensar que as casas, construídas no subsolo, são escuras e sujas, porem muitas dessas estruturas são construídas em encostas, abrindo-se em uma fachada geograficamente bem orientada e por isso, clara e ampla permitindo assim  que a luz penetre na habitação.

Harry_Fold_Farm

subterrâneos-home-designs-swiss-mountain8

subterrânea-Aloni-house5

Além das propriedades térmicas, muitas pessoas que vivem em casas como estas se sentem mais seguras e protegidas em casos de catástrofes naturais, como furacões ou tempestades severas.

511b9e8bb3fc4b331b000128_edgeland-house-Bercy-chen-studio_mg9c7768

hobbit-underground-house1

montanha

casa_gary_neville_project4

Ex-underground-Casas-de-Robert-Hardy

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos