ReceitasViagem

A bebida venezuelana super refrescante e natural à base de um produto bem conhecido no Brasil

2

Quando passamos a observar a cultura de outros países, conhecemos não apenas sobre a política, a geografia e a cultura de cada lugar. Ficamos atentos também à culinária e o estilo de vida local.

Viagens e costumes locais

Ter vivido em muitos países me fez acreditar que cada momento em uma cidade diferente deveria ser um aprendizado de vida. Conhecer lugares e pessoas incríveis que nos ensinam como aproveitar cada produto da natureza e nos fazer pensar a forma como o usamos.

Não sou Chef, mas sou uma apreciadora de uma boa comida e, principalmente, de encontrar o que eles tem de melhor, o que podemos acrescentar à nossa culinária e ao cardápio diário.

O que os amigos e as culturas diversas nos ensinam

Dentre muitos aprendizados, está uma das receitas mais simples e mais refrescantes que aprendi com amigos especiais venezuelanos. Uma bebida muito popular na Venezuela e de origem colombiana, chamada Papelón.

E o mais interessante é que a base dessa bebida é a panela, mais conhecida no Brasil como rapadura. Isso mesmo, o doce popular feito à base da cana-de-açúcar.

Tanto na Venezuela como em outros países como Equador, Colómbia, Argentina, Costa Rica, Panamá, entre outros, a rapadura tem vários nomes, sendo conhecida por alguns como raspadura, piloncillo, atado dulce, entre outros.

O Papelón é mais que uma bebida, é uma tradição Venezuelana. E, apesar de ser uma das bebidas mais consumidas no país, tem origem colombiana.

Simples e prático de preparar

Siga as instruções abaixo e saboreie um das bebidas mais deliciosas que já tomei e que sou simplesmente apaixonada.

Ingredientes:

– 1/2 rapadura em barra (dessas que a gente encontra no interior, em feirinhas e até mesmo em alguns mercados).
– água natural
– 2 ou 3 limões (do verdinho)
– gelo o bastante para deixar a bebida gelada

Atenção:  Se você é diabético, consulte seu médico antes de consumir a rapadura.

O preparo – parte 1 

1.Pegue uma panela e coloque um pedaço da rapadura (meio tablete desses que vendem em mercados)
2. Acrescente um pouco de água, ligue o fogão e espere derreter.
3. É importante não colocar o fogo numa temperatura muito alta para não queimar.
OBS: Você também pode ferver a água separadamente e ir adicionando à rapadura até derreter.
4. Quando começar a derreter (pode acrescentar água se o caldo estiver muito grosso) e ficar numa textura de calda espessa, desligue o fogão.
5. Separe essa calda em uma garrafa de vidro que poderá guardar na geladeira ou num ambiente fresco.
6. Atenção: enquanto estiver colocando a calda da panela para a vasilha, muito cuidado para não cair mais água, caso contrário, sua calda vai endurecer e terá que levar ao fogo novamente.

O preparo – parte 2

7. Separe uma vasilha ou copos para fazer o papelón. Esprema os limões (quem quiser pode coar, mas não acho necessário), coloque nos copos e vá acrescentando água e rapadura até derreter e misturar como um suco.
8. Se colocar muita rapadura, pode ficar bem doce. Então, é pouca rapadura, um pouco de limão e mais água. Se gosta mais ácido, claro, pode acrescentar mais limão.
9. Acrescente gelo e mexa até chegar a uma temperatura agradável e refrescante. Eu diria, bastante gelo.
10. Beba e sinta o sabor refrescante do limão com o doce da rapadura. Se você é do Nordeste e foi acostumado a comer rapadura como eu, vai se lembrar de momentos da infância. E tem coisa melhor que boas lembranças? 🙂
11. Você também pode acrescentar umas raspas de gengibre dentro que fica delicioso, além de ser super saudável.

Benefícios e outras receitas de bebidas saudáveis

Vale lembrar que esta bebida além de deliciosa, é super saudável. A rapadura é um produto feito da cana-de-açúcar, altamente nutritivo e rico em minerais, além de fornecer energia para o corpo. O  limão ajuda a combater a gordura corporal, tem alto teor de vitamina C, é antioxidante e diurético; o gengibre por sua vez, melhora a circulação sanguínea, é anti-inflamatório e é termogênico.

Neste vídeo, você confere em espanhol como preparar o papelón. Outras delícias venezuelanas e bem saudáveis são Arepa e Cachapa que em breve você confere aqui no Jardim do Mundo.

Outras dicas de bebidas saborosas que seguem a linha natural e que já foram publicadas pela equipe são os sucos refrescantes e desintoxicantes para limpar o organismo, as bebidas para falta de energia e as receitas de bebidas probióticas.

Se gostou, comente e compartilhe também com seus amigos. 🙂 O Jardim do Mundo agradece! Aproveite para curtir e acompanhar esse cantinho no Facebook, Instagram e aqui no site.

 

Leila Sao Paulo
escrito por:Leila Sao Paulo
Baiana, brasileira, administradora e apaixonada por idiomas e viagens, leitura, fotografia, música, escrita, entre tantos outros hobbies. Apesar de nunca ter estudado o ato da escrita e suas influências, sempre escrevi para ajudar projetos de estudo de amigos apenas pelo prazer da escrita. Talvez por uma influência de ter um pai poeta, um tio escritor e uma mãe professora que sempre soube se expressar muito bem com as palavras. Continuo viajando pelo mundo (sou uma eterna viajante), conhecendo novas culturas e idiomas e estou sempre em busca de uma vida mais simples e hábitos saudáveis.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos