Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Construção Natural

Bambu da Mantiqueira – Construção com Bambu

2

O Bambu e sua sustentabilidade, versatilidade, resistência e beleza. A construção com bambu destaca-se como uma das principais opções para substituir a madeira e também o aço em diversas funções na construção civil, existem em torno de 1,5 mil espécies catalogadas no mundo. Brotos comestíveis, laminado, papel, cesta, móvel e tantas outras utilidades o fazem importante em muitas culturas.

Bambu a vista fica lindo
Construção com Bambu em Ubatuba realizada pelo Bambu da Mantiqueira

Curso de construção com bambu no Bambu da Mantiqueira ministrado por Bruno Sales, Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ, trabalha com bambu a mais de 15 anos, foi estagiário por 4 anos na Embrapa Agrobiologia e sob orientação do departamento de tecnologia da madeira na Engenharia Florestal da UFRRJ, já lecionou para 23 turmas sobre bambu e tem 15 obras de bambu entre casas e galpões.

Tratamento capilar do bambu
Tratamento capilar do bambu

Nas palavras do Instrutor “Bambu é um recurso natural renovável, é uma planta que entra no fluxo energético para diminuir esse déficit de poluição e degradação em obras como também no meio rural e na vida alternativa, principalmente por ser rustica não exige tanta fertilidade e manuseio, se adaptando bem ao ambiente inserido.”

(Bruno Sales)

 

O curso Construção com Bambu é acontece no Sitio Bicho Preguiça na Rodovia do Livro, km 10, na cidade de Caçapava famoso Vale do Paraíba (eixo Rio – São Paulo), ensina:

  • Identificação das espécies de bambu e suas utilidades;
  • Manejo adequado do bambu para uma produção e colheita otimizado;
  • Tratamentos para o bambu;
  • tecnologia de construção com bambu, teoria e prática;
  • Técnicas de acabamento;
  • Visita de campo em construções com bambu;
Técnica utilizada para fazer esteridias com bambu
Técnica utilizada para fazer esteridias com bambu
“O curso mudou minha visão sobre o bambu.” (Rafael de Paula)
Bambus tratados de especies diferentes
Bambus tratados de especies diferentes

Experiência maravilhosa e única onde se aprende fazendo. Apresentando o bambu como material seguro e eficaz na construção além de sua beleza estética claro, não é por acaso que foi tão usado pelos orientais a milênios.
Na Colômbia é muito utilizado e dentre seus pesquisadores Simon Velez é o mais conhecido, seus trabalhos são conhecidos e valorizados mundialmente. Sabe-se que ainda temos muito o que desenvolver com essa gramínea, mas já existe tecnologia para sua utilização com segurança e durabilidade em construções.

Para saber mais sobre os cursos de construção e movelaria com bambu, acesse e entre em contato pelo Facebook do Bambu da Mantiqueira: www.facebook.com/BambuMantiqueira/

“O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.”
Provérbio japonês

 

Rafael de Paula
escrito por:Rafael de Paula
Um buscador espiritual que encontrou no alternativo um caminho para se encontrar e ser todo o potencial de vida. Pai de uma linda garotinha chamada Tulipa, trabalha com Teatro e culinária saudável energizada para alimentar o corpo e a alma. Observador e absorvedor de todos os assuntos ligados ao viver de forma diferente do padrão consumista e competitivo. Acredita que através de práticas e tecnologias simples, como a permacultura, culinária viva e yoga, pode se resolver a maioria dos problemas que a sociedade enfrenta nos dias de hoje. Uma frase que aprendeu com a experiência da vida e usa muito "Eu acredito na bondade do ser humano, mas sem esquecer da maldade pois vivemos em um mundo de dualidades e eu escolho qual me identificar".

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos