Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SaúdeVida Natural

Ayurveda: um caminho para o equilíbrio do corpo, mente e espírito

1a

A palavra Ayurveda advém dos termos em sânscrito ayush, que significa vida e veda, que significa conhecimento. Tem sido praticada na Índia há pelo menos 5.000 anos, se tornando, recentemente, popular nas culturas ocidentais. Muitos estudiosos a consideram como a Ciência de cura mais antiga praticada pelo homem, servindo de base para a criação e desenvolvimento de outras escolas de Medicina (árabe, chinesa, romana e grega). No ocidente costuma ser utilizada como Terapia Complementar, sendo associada a tratamentos tradicionais alopáticos.

A Ayurveda possui uma abordagem holística cujo principal foco está em prevenir e tratar doenças através da manutenção do equilíbrio do corpo, mente e consciência do indivíduo, obtido através de uma dieta e estilo de vida adequados a seu tipo psicobiológico, uso de plantas com propriedades medicinais e práticas que visem o bem-estar e reconexão.

Doshas 2

Para a Medicina Ayurvédica, a manifestação de uma enfermidade é resultado de um desequilíbrio nos doshas (tipos de energia) do indivíduo. Sendo assim, uma doença possui sua origem nos corpos energéticos e, com o passar do tempo, sua manifestação última ocorre no corpo físico. Como Ciência Integrativa, a Ayurveda busca reequilibrar o estado energético para, assim, evitar e/ou auxiliar no tratamento de doenças manifestadas no organismo.

Segundo a Ayurveda, todo o Universo está composto de energia que, por sua vez, existe em cinco estados diferentes, originando os 5 elementos ou Panchamahabhuta: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Esses cinco elementos vão desde o estado mais sutil (éter) até o mais denso (terra) e, quando combinados em diferentes proporções, dão origem a tudo que existe. Pode-se dizer que toda a matéria existente, seja ela animada ou inanimada, contém um aporte desses cinco elementos – de acordo com a proporção de cada um deles se manifesta a diversidade de matéria presente no Universo. O corpo humano, como não podia deixar de ser, também é formado pela interação desses cinco elementos – além de buddhi (discernimento), ahamkara (ego) e manas (mente). Quando um dos cinco elementos está em desequilíbrio no organismo da pessoa, inicia-se o processo conhecido como doença.

collage

A influência dos cinco elementos em um organismo vivo ocorre através dos 3 doshas (ou perfis energéticos): Vata, Pitta e Kapha. Todos os doshas estão presentes no indivíduo, porém em diferentes proporções. Ao ser concebida, a pessoa tem estabelecido qual será seu perfil psicobiológico ou, em outras palavras, qual o dosha estará predominante, caracterizando seu estado de Prakriti (equilíbrio). Com o passar do tempo, associado a maus hábitos e perturbações emocionais, este equilíbrio é perdido, levando a um estado de Vikriti, que nada mais é do que um distanciamento do estado de equilíbrio inicial. Através da terapia Ayurvédica pode-se recuperar esse estado de estabilidade bioenergética e, com isso, prevenir e/ou contribuir no tratamento de determinadas doenças, além de promover bem-estar físico e emocional àqueles que optam por essa prática.

Saiba mais sobre a Terapia Ayurvédica em nossos próximos textos.

Jho Hansen
escrito por:Jho Hansen
Uma consciência buscando o equilíbrio entre dois extremos: de um lado, bióloga e pesquisadora científica; do outro, uma curiosa das terapias bioenergéticas, alimentação consciente e ferramentas para expansão de consciência. Acredito que nossa realidade é resultado de tudo aquilo que colocamos para dentro, desde a comida que ingerimos até os pensamentos que alimentamos. Dedico minhas horas vagas ao estudo e prática de nutrição ayurvédica, reiki e outras terapias energéticas, numerologia e fitoterapia – e é com muito Amor que compartilho o que venho aprendendo de tudo isso!

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos