Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
EntretenimentoSustentabilidade

Arte e meio ambiente: você pensa nos seus resíduos?

nowartla-orgFonte: nowartla.org

A maioria das pessoas tem algum tipo de preocupação com o meio ambiente. Alguns se preocupam com espécies ameaçadas, outros com o impacto das indústrias, há os que se preocupam com a falta de água em grandes cidades, mas poucos se dão conta de como escolhas cotidianas podem afetar negativamente o meio ambiente. Quem reflete antes de comprar, consumir e descartar o plástico por exemplo? Todos estão tão acostumados com o plástico na vida moderna que ignorar os objetos feitos com o material se tornou rotina.

São garrafas, copos, canudos, peças de automóveis, peças de roupa, só citando alguns desses itens tão importantes feitos a partir do plástico. Pensando nessa verdade da vida das pessoas, os artistas Jana Cruder e Matthew LaPenta resolveram provocar os frequentadores de uma praça em Los Angeles. As esculturas gigantes em forma de copos e garrafas encheram a Pershing Square este ano transformando toda área em um chão repleto de plástico abandonado.

A instalação causa estranhamento e não há quem ignore o problema retratado de forma tão incomum. A instalação Natural Plasticity chama a atenção para o problema do descarte, muitas vezes, inapropriado do plástico e tira o frequentador da praça do estado de apatia em frente ao problema.

As imagens são mesmo impactantes, as esculturas são do tamanho de um ônibus e a evolução da instalação mostra o caminho de uma garrafa ou copo desprezado no local incorreto. Na primeira fase, as esculturas foram instaladas em praças, na segunda etapa em um canal e mais tarde à beira do mar. Para mostrar como o resíduo mal descartado é levado pela chuva e vento acabando em rios, em oceanos e em outras áreas de conservação importantes.

_cp20125
http://janacruderfineart.com/naturalplasticity/
cruder_lapenta_cp23860
http://janacruderfineart.com/naturalplasticity/

Mudanças de hábitos sobre o meio ambiente são transformações que precisam de uma certa motivação seja ela interna ou externa, mas é sempre um processo lento. Uma pessoa acostumada a jogar “só um papelzinho no chão” dificilmente deixará de fazê-lo se ver uma escultura ou ler um livro, mas esse tipo de iniciativa sensibiliza e desperta a mudança. A instalação de Jana Cruder e Matthew LaPenta joga um olhar poderoso sobre como o pós-consumo afeta o meio ambiente e como o consumo consciente pode mudá-lo, porém esse tipo de estímulo só serve como pontapé inicial para mudança de hábitos.

Outros artistas também são engajados nesse tipo de iniciativa que une arte e meio ambiente como o colombiano Frederico Uribe e a vaca feita com solas de sapatos. Projetos como estes também são feitos no Brasil e chamam a atenção para a questão ambiental. A exposição #Reciclos – A Arte da Reinvenção, por exemplo, tem o enfoque parecido com a exposição em Los Angeles e das esculturas de Uribe. A #Reciclos – A Arte da Reinvenção  mostra o olhar de diferentes artistas sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros. A exposição é em São Paulo e tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça.

fonte: inhabitat.com
fonte: inhabitat.com

Propostas como essas são sempre importantes para a sensibilização pública quanto aos problemas ambientais e são sempre válidas. Elas podem ocupar escolas, ONGs e outros espaços na sua cidade. É um bom começo para fazer a diferença. Que tal? Para ideias e inspiração clique aqui.

Ana Mello
escrito por:Ana Mello
Sou do Rio de Janeiro, gestora ambiental, tento ser gentil com todo mundo mas reviro os olhos quando alguém fala alguma bobagem. Todo dia procuro crescer como profissional de meio ambiente, melhorar meus dotes culinários e ouvir músicas estranhas.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos