Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
PermaculturaSustentabilidade

Arte da Terra – As ilustrações orgânicas de Jhon Bermond

3

Cada traço, cor e forma, carregam sentimentos, viagens, sonhos e intuições. A inspiração e as cores vem da natureza. Cada ilustração tem uma história, um lugar, um Brasil. Jhon, capixaba de Nova Venécia que se mudou para o Rio de Janeiro aos dez anos de idade, sempre rabiscou, mas em 2013 despertou-se para o que considera sua verdadeira essência. Aconteceu em um momento em que dois mundos se convergiam: a cidade e a ecovila.

Após algumas viagens de férias pelo Brasil, largou seu emprego no centro do Rio de Janeiro para buscar algo que faria sentido para a vida naquele momento. “Em um curso de facilitação do Dragon Dreaming (sistema integrado para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis.) conheci Eraldo, co-fundador da Ecovila El Nagual, em Magé, região da Baixada Fluminense. No andar do curso, fizemos um sonho colaborativo para uma ecovila funcional, com a Permacultura como base. Após o curso, recebi o convite do Eraldo para conhecer o projeto e desde então a Arte da Terra aflorou”.

Jhon participou de algumas vivências permaculturais, onde a bioconstrução, agricultura e as pinturas naturais fizeram conexões que ativaram a criatividade e as técnicas ancestrais, de modo que o possibilitaram a trabalhar com, e não contra a natureza. “Foi um junção de arte com natureza. Naquele momento, senti a essência de passar para o papel tudo o que estava sentindo, de forma natural.”

collage

Recentemente ele vem retratando ilustrações de diferentes regiões do Brasil. Algumas com pigmentos naturais, outras digitais. Quase todas, acompanhadas de pequenos textos. Sejam poesias (próprias ou de outros autores), relatos pessoais, trechos de músicas ou cantigas populares, a dimensão textual amplia as possibilidades de cada obra, além de fornecer referências sobre o local, lenda, personagem ou costume retratado.

O projeto Oficina Intuitiva com Pigmentos Naturais também vem ganhando forma, onde Jhon facilita oficinas compartilhando a técnica de pintar com tintas orgânicas extraídas de minerais e vegetais, por todo o Brasil.

Para sentir mais sobre os trabalhos: Site | Instagram | Facebook.

O Jardim do Mundo foi presenteado com o talentoso trabalho de Jhon em uma ilustração inspirada em nossas aventuras, a mesma ilustração que, logo abaixo, abre esta singela exposição virtual.
Divirta-se!

jardimdomundo

6

mestre-vitalino-caruaru-pe

pachamama

casa-de-dona-leia-chapada-diamantina-ba

itanas-es

encontro

chafariz-sao-jose-tiradentes-mg

1795789_468171719976240_1834909736_n

1

2

3

4

10413328_520925161367562_4544519135016082712_n

7

9

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos