ReceitasVida Natural

Argila – a beleza que vem da natureza!

a

Sabe aquele produto natural que parece milagroso? Então, vamos falar dele!

Argilas: branca, amarela, vermelha, preta, rosa, verde, cinza, uma para cada finalidade, porém, todas com suas benéficas peculiaridades. Elas são utilizadas tanto em tratamentos holísticos estéticos quanto em tratamentos medicinais. Bora conhecer?!

A argila é um mineral de rochas sedimentares composta de finos grãos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas propriedades e tonalidades (brancas, amareladas, avermelhadas, escuras). Sua origem vem a partir de processos físicos e químicos, bem lentos, que com o tempo vão modificando as rochas e alteram sua composição química e forma física, e, através destas alterações a argila é formada.

Ela possui diversas finalidades, no meio industrial e artesanal ela é usada na fabricação de revestimentos cerâmicos, utensílios domésticos e decoração – como louças e vasos. Na medicina, é um dos medicamentos mais antigos conhecidos pelo homem. E ainda pode ser utilizada na bioconstrução, tanto para construir quanto no acabamento final.

Mas, atualmente, é no ramo da estética que a argila tem tido destaque, devido aos argilominerais encontrados em sua composição química, como o alumínio, ferro, magnésio, manganês, silício, sódio e potássio, substâncias ricas que atuam contra a falta de tonicidade da pele, com ação cicatrizante, transferência de elétrons, respiração celular, reconstrução de tecidos, entre outros que deixam a pele linda e rejuvenescida!

Argilas Coloridas

Veja abaixo os benefícios trazidos por cada tonalidade de argila e como utilizá-las:

  • Argila verde: indicada para peles oleosas e com acne. Se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza, ela funciona como um peeling natural. Tem também função adstringente, analgésica, bactericida, cicatrizante, estimulante, secativa e tonificante, e ainda nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.
  • Argila branca: indicada para peles desidratadas e sensíveis. Dentre seus diversos benefícios se destacam a capacidade de clareamento da pele, absorve a oleosidade sem desidratar e tem ação suavizante e cicatrizante. Pode ser usada em todos os tipos de pele, principalmente por pessoas que ficam demasiadamente expostas ao sol.
  • Argila vermelha: indicada para peles sensíveis e rosadas. Por ser rica em ferro e cobre, esta argila auxilia na respiração das células, pois, uma vez sem estes nutrientes a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido, ou seja, ela é uma ótima opção para linhas de expressão!
  • Argila preta: a mais nobre de todas as argilas, também pode ser encontrada como lama vulcânica. É muito utilizada em peles oleosas para desintoxicação; tem ação anti-inflamatória e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças.
  • Argila rosa: é a mistura da argila branca com a vermelha. Indicada para peles delicadas e sensíveis, possuindo ação cicatrizante, desinfetante e suavizante. Rica em ferro e ótima para aplicação de máscaras faciais, corporal e capilar. Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.
  • Argila cinza: em sua composição está presente o titânio, por isso, é excelente para combater espinhas e cravos, além de ser um esfoliante natural. Ela tem efeito antioxidante, tem ação de clarear manchas da pele, regula a seborreia capilar e pode ajudar até na redução de pesos e medidas!
  • Argila roxa: ela é aliada da hidratação, melhora o tônus muscular, a firmeza da pele e revitaliza a pele cansada, senso assim, pessoas com peles envelhecidas, sem viço, cansadas e desidratadas vão amar esta argila!

Como usar a argila:

No rosto:

Existem várias formas de preparar a argila, vamos aos passos:

  1. Primeiramente você deve saber o seu tipo de pele e escolher a argila mais apropriada;
  2. A pele deve estar limpa e sem maquiagem;
  3. Preparando a mistura: você vai precisar de um recipiente de plástico, cerâmica, vidro ou barro, nunca de metal. Como ela é encontrada em pó, você vai ter que misturar com o líquido de sua preferência (água mineral, soro fisiológico, mel, chá – dê preferência ao de camomila, pois ajuda a acalmar a pele). Misture 1 colher de sopa de argila ao líquido até obter uma consistência pastosa;
  4. Aplique no rosto, indo do centro às laterais, evitando a região dos olhos e lábios;
  5. Deixe agir por cerca de 30 minutos ou até sentir que ela está seca e enxague delicadamente com água em abundância;
  6. Após duas horas da lavagem a pele deve ser hidratada com um creme de sua preferência;
  7. Abuse do protetor solar!

Nos cabelos:

Assim como na pele, para os cabelos a argila pode ser utilizada em suas mais diversas finalidades, tanto no couro cabeludo quanto nos fios, seja para limpar, reduzir a oleosidade excessiva e a queda e até mesmo auxiliar no crescimento saudável. Vamos ao passo-a-passo muito simples:

  1. Em um recipiente de plástico ou de vidro coloque a quantidade de argila necessária para o tamanho de seu cabelo e misture com água mineral, chás de sua preferência (sem açúcar!), água de coco, vinagre de maçã (50% água, 50% vinagre), óleos vegetais, mel, clara de ovo, o que preferir! Misture até obter uma pasta homogênea. A mistura não deve ficar nem muito fina e nem muito grossa, para facilitar a aplicação;
  2. Com os cabelos secos ou úmidos aplique da raiz até as pontas, com a ajuda de um pincel. Quando tiver finalizado massageie o couro cabeludo e deixe agir de 10 a 20 minutos e enxágüe bem somente com água, lave em seguida com shampoo e condicionador de sua preferência.
  3. Dica: na raiz é aconselhável utilizar água, chá de erva, vinagre de maçã, água de coco; já nos fios você pode misturar os óleos vegetais, a clara de ovo, o mel, pois eles ajudam a hidratar.

 

Mas, que tipo de argila posso usar no meu cabelo?!

Todos os tipos de Cabelo: Argila Branca, considerada a mais suave de todas, pode ser usada com máscara para hidratar os fios, perfeita para cabelos loiros e platinados, na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos Oleosos ou Mistos: Argila Verde, combate a caspa, doenças do couro cabeludo e controla a produção de sebo reduzindo assim a oleosidade excessiva.

Cabelos Secos: Argila Rosa, use com máscara na extensão dos fios para hidratar e na raiz use com água para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos com Queda: Argila Preta ou Cinza, pode ser usada com óleos vegetais que combatem a queda como: Alecrim e Rícino (mamona).

Cabelos normais e Cacheados: Argila Bentonita, hidrata os fios e pode ser usada no cabelo todo, desde a raiz, se for usar com máscara não use na raiz, use com água.

Cabelos Loiros ou Platinados: Argila Roxa, pode ser usada na máscara para amenizar o amarelado, na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos Ruivos: Argila Vermelha, pode ser usada com a máscara na extensão dos fios, pois atua como tonalizante natural, e na raiz pode ser usada com água para desintoxicar o couro cabeludo.

De fato, a argiloterapia conquista os corações! Além dos seus benefícios estéticos é um produto natural e fácil de ser encontrada em casas de produtos naturais e não agridem o meio ambiente.

Thais Ferreira
escrito por:Thais Ferreira

Libriana, mineira, vegetariana, sempre descabelada e roceira de coração! Tenho necessidade de montanhas, cachoeiras e sentir a brisa do fim da tarde de outono. O simples me encanta. Me interesso por yoga, bike, permacultura, cães, pessoas, sagrado feminino e gentilezas. Buscadora de conhecimentos, cachoeiras e pores-do-sol. Prezo a liberdade e a justiça. Formada em direito, mas na veia tenho mesmo é o sangue ambiental. A frase que carrego comigo: “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível”, pois acredito que o amor e a gentileza podem mudar o mundo!

6 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos