Construção NaturalFaça Você MesmoSustentabilidade

Aquecedor solar com garrafas PET

11

Há oito anos, José Alano, um mecânico aposentado e brasileiro, começou a recolher garrafas plásticas (PET) e caixas de leite usadas para desenvolver um sistema de aquecimento de água simples, barato e que qualquer pessoa pudesse construir.

The Ecologist dedica um grande artigo contando sua história:

… Vendo que em sua pequena cidade de Tubarão não havia nenhuma infraestrutura para reciclar as garrafas e caixas de leite e sentindo-se incapaz de jogar as garrafas no lixo, Alano e sua esposa, logo encontraram uma sala cheia de garrafas e caixas de leite vazias. […] Usando sua inteligência e experiência com captadores solares, ele e sua esposa construíram uma versão alternativa usando 100 garrafas PET e 100 caixas de leite. O protótipo funcionou perfeitamente, dando nova vida a todos aqueles resíduos de forma responsável.

Desde a invenção deste aquecedor solar, por volta do ano de 2002, Alano tem continuado a espalhar esta ideia no Brasil, através de conferências e workshops em comunidades vizinhas e escolas. Autoridades locais, meios de comunicação e, até mesmo, empresas de energia têm colaborado na divulgação desta magnífica prática. Os números exatos não são conhecidos, embora Alano menciona alguns:

Mais de 7.000 pessoas já estão sendo beneficiadas por estes aquecedores faça-você mesmo (DIY) apenas no estado de Santa Catarina. Já existem duas cooperativas, uma em Tubarão e outra em Florianópolis, a última produziu 437 captadores para serem instalados nos municípios. No estado do Paraná, o número de aquecedores instalados em 2008 foi de 6.000, através de oficinas e folhetos distribuídos entre a população.

[Como fazer um fogareiro de bolso]

O que impressiona é ouvir como Alano descreveu a si mesmo:

Eu não me considero um inventor, mas um simples cidadão a tentar encontrar soluções para os problemas.

Estes são os materiais básicos necessários:

  • garrafas de plástico de 2L (60);
  • caixas de papelão (50);
  • tubo de PVC de 100 mm (70 cm);
  • tubo PVC 20 mm (11.7m);
  • joelho de PVC de 90 graus e 20 mm PVC (4);
  • conectores T de PVC 20mm (20);
  • conector de PVC de 20 mm (2);
  • cola de PVC;
  • tinta preta fosca e rolo;
  • lixa;
  • fita auto-fusão;
  • martelo de borracha;
  • serra;
  • madeira ou outro material de apoio.

Utiliza-se o tubo de PVC de 100 mm de molde e corta-se o fundo das garrafas. Corta-se o tubo de PVC de 20 mm 10 x 20 x 1 m e 8,5 cm de pedaços e conecta-os com conectores T. Corta e pinta-se as caixas de leite com tinta preta fosca, bem como os tubos de um metro de comprimento. E monta-os.

Os painéis devem ser colocados pelo menos a 30 cm abaixo do tanque e deve estar localizado ao sul, no hemisfério norte, e para o norte no hemisfério sul, na parede ou teto. Para otimizar a absorção de calor, os painéis devem ser montados com o ângulo de latitude, mais 10º. Isto varia dependendo da área geográfica onde está instalado.

[Aprenda a fazer um super aquecedor caseiro]

Garrafas PET são substituídas a cada 5 anos ou quando ficarem claras por estarem expostas a intempéries e a caixa é só re-pintar, e com tudo isso descrito, só precisamos de um fim de semana disponível para montar e ter aquecedor solar sustentável em casa.

Acompanhe a montagem do aquecedor solar através das imagens:

Abaixo temos uma reportagem com José Alano sobre essa ideia de utilizar garrafas Pet para montar um aquecedor solar e um passo a passo de como fazer o aquecedor solar:

Print Friendly
Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma metamorfose ambulante que acredita num mundo melhor e em um ser humano vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Atualmente, está aprendendo a ser vegetariana e estudando sobre sustentabilidade. Diz que quer viver fazendo o que gosta e que ajudar o próximo é uma atitude nobre. Um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: