Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Horta Orgânica

Aprenda a cultivar alho dentro do seu apartamento

01

Uma das melhores plantas para cultivar em casa é alho. É fácil e barato. Você sabia que comer uma cabeça de alho por dia faz milagres para o seu corpo? Alho – um ingrediente simples com incríveis benefícios para a saúde.

O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas. Auxilia na eliminação de toxinas melhorando desempenho renal. Sua utilização em problemas dermatológicos é devido ao seu efeito bacteriostático, antifúngico, cicatrizante e adstringente, combatendo calos, verrugas, sarnas, manchas de pele, dermatopatias, úlceras, entre outros.

O mais indicado é plantar o alho na primavera para colhê-lo no outono, apesar de que, se for feito ao contrário, no outono também pode ser plantado para tê-lo à disposição durante o ano todo.

01

O que você vai precisar:

– uma cabeça de alho

– mistura de terra para vaso

– um vaso grande

1- Para cultivar  alho em casa, tudo  que você precisa é uma boa cabeça de alho.

2- Encha um vaso grande com a mistura de terra. Quebre os dentes de alho em pedaços e semeie cada um verticalmente no solo. É muito importante plantar os dentes na posição correta, com a parte mais fina do dente voltada para cima.

3- O buraco onde enterrar o alho deve ter, pelo menos, entre 2 e 2,5 centímetros de profundidade. Se for plantar mais de um alho no mesmo vaso, lembre-se de deixar de 20 a 30 centímetros entre cada um.

4- Coloque o vaso em uma área com abundância de luz solar direta.

5- A irrigação deve ser realizada cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco.

6- Quando o alho começar a crescer, lembre-se que o caule floral não deve passar de 10 centímetros, caso contrário o alho não crescerá. Pode-o quando chegar nesta altura, dessa forma você conseguirá as melhores colheitas.

7- Se o processo for realizado com sucesso, 3 meses depois você já poderá estar colhendo seus alhos orgânicos.

8- As cabeças de alho estão prontas para a colheita quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar. Arranque a planta inteira, sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.

9- A cura é o processo em que o alho perde o excesso de água. Consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias. Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos.

  • Sua planta de alhos precisa de mínimo 5 horas de sol por dia para crescer.
  • Tire as ervas daninhas que crescerem ao seu redor.

 

Mande a foto do seu cultivo de  para a gente!

Fonte : Um como

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

14 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos