AlimentacãoReceitas

Aprenda como Preparar Geleia de Bergamota Caseira

Quando fazemos nossa própria comida, nos envolvemos em um processo que busca integridade. Isso nos resgata a ideia de que as coisas boas muitas vezes chegam devagar, em um ritmo próprio. Vale lembrar que menos pode ser mais: quanto menos técnicas e amarras, mais garantias de sucesso; quanto menos ruído na cabeça, mais calma no coração. E isso é bem verdadeiro quando se trata de vigiar uma panela. Pra nós comer não é só se nutrir. É também uma festa, um ato social, um momento mágico que realimenta o corpo e a alma.

Nosso país possui uma riqueza inigualável quando falamos em frutas: temos à nossa disposição muitos sabores, cores e aromas. Em meio a uma verdadeira salada de frutas, precisamos aprender a fazer as escolhas corretas. Na hora de escolher, opte sempre por frutas da estação: além de mais saborosas, mais saudáveis ainda nos ajudam a economizar.

[Receita de Família: Geleia de Morango com Pimenta]

O inverno é época das frutas cítricas como a bergamota, mexerica ou tangerina e a oferta delas é enorme, o preço também é ótimo. Aproveite antes que acabe a safra e prepare essa deliciosa geleia.

Ingredientes

– 1 kg de bergamotas sem casca e sementes
– 3/4 de xícara de açúcar
– Suco de 1 limão  cravo

Modo de fazer

  1. Descasque as bergamotas, retire os filamentos brancos do centro e dos gomos. Corte cada gomo e retire todas as sementes.
  2. Coloque as bergamotas no processador aos poucos, até obter uma espécie de pasta – mas a ideia é manter pequenos pedaços. Você também pode fazer isso no liquidificador batendo aos poucos para manter a textura.
  3. Coloque o creme de bergamota em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão.
  4. Cozinhe com a panela destampada e em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. De acordo com a acidez de cada fruta, pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Experimente e faça os ajustes.
  5. A geleia deve ficar brilhosa e densa. Para testar o ponto correto, coloque um pouquinho em um prato e leve ao congelador. Assim você poderá ver rapidamente como ela ficará depois de fria.
  6. Coloque a geleia ainda quente em vidros recém-esterilizados, feche os vidros e vire para baixo. Deixe-os assim até que a geleia esfrie totalmente. É importante sempre usar tampas novas para garantir a durabilidade do produto.

[Receita de Família: Pão Simples na Panela]

Dica: Corte em tiras finas as cascas de algumas bergamotas. Um punhado é o suficiente. Quando a geléia já estiver mais grossa, acrescente as cascas (previamente lavadas). Misture e deixe abrir novamente a fervura.

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.