PermaculturaSustentabilidade

Apostila gratuita que ensina como fazer tintas naturais

tintas naturais

As tintas naturais podem ser pouco conhecidas pelas pessoas de hoje em dia, mas os indígenas e povos que não tinham acesso às tintas sintéticas produziam suas próprias tintas com elementos naturais há muito tempo.

Por conta da praticidade, quando pensamos em tinta nos vem à mente ir em uma loja para comprá-la. Mas Jhon Bermond, que estuda e pratica a permacultura, desenvolveu uma apostila sobre como fazer tintas naturais.

Nela você vai aprender um pouco sobre a história de como a tinta natural era fabricada por alguns povos e como as tintas sintéticas começaram a surgir. Logo depois, o autor apresenta alguns processos de obtenção da tinta. Bem como exemplos de aglutinantes e fixadores naturais. Essa é uma ótima apostila para quem está no início do aprendizado sobre obtenção de tintas naturais.

Leia mais: Introdução e receita de tinta ecológica à base de terra

Por fim, são apresentados os elementos vegetais e minerais e quais cores podem ser obtidas deles. E para cada elemento é indicado o processo, o diluente, o aglutinante e o fixador que deve ser usado para chegar à cor desejada. Um exemplo é a jabuticaba, que ao utilizar a casca que passa pelo processo de cocção, depois é diluída em água, misturada com clara de ovo e limão resulta na cor vermelha.

Acesse aqui a apostila.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.