SustentabilidadeViagem

Alto Paraíso: cidade sustentável

anna-fasano-alto-paraiso-17http://annafasano.com.br/

Quando desenvolvimento sustentável, Sri Prem Baba e Chapada dos Veadeiros se unem, podemos ficar atentos porque algo de bom deve estar vindo. Desde o começo do ano, o líder espiritual, o governo de Goiás e a prefeitura de Alto Paraíso estão trabalhando para transformar a cidade em referência global de sustentabilidade de acordo com as 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável do PNUD-ONU.

http://pt.wikiloc.com/

Considerada um dos chakras do mundo, a região é historicamente procurada por projetos de espiritualidade ou ambientalismo. Já nos anos 60, por exemplo, o Movimento da Fraternidade, união de Grupos da Fraternidade Espírita, escolheram Alto Paraíso como o local para fundar a Cidade da Fraternidade, uma espécie de ecovila espiritualizada. Hoje, é possível encontrar representantes de todas as religiões no local, além de pessoas de todo o mundo procurando por reconexão e uma vida saudável. No local, você pode encontrar restaurantes vegetarianos e veganos, que valorizam os produtos locais, lojas de cristais e até a famosa Gota, onde são realizadas apresentações musicais e vivências de som e respiração.

A maior parte dos turistas e visitantes ficam entre estes locais, as belíssimas cachoeiras e a charmosíssima vila de São Jorge. O que a maior parte das pessoas não sabe é que a região já está fortemente ameaçada pelos interesses dos grandes donos de terra, que pautam pela diminuição da área de reserva e contaminam as águas com agrotóxicos. Os produtores agroecológicos, inclusive, são em grande parte pequenos produtores nos assentamentos da região – de onde também saem projetos premiados como o Grupo Mães da Terra.

http://www.casadaluapousada.com.br/
http://www.casadaluapousada.com.br/

A ideia indígena de trabalho reflete o principal valor nômade digital

Com a união de todos estes interesses e valores, da ameaça ruralista ao título de coração espiritual do Brasil, a cidade não poderia ser melhor para se tornar um exemplo mundial. E um tão acessível para nós.

Print Friendly
Amanda Matta
escrito por:Amanda Matta
Filha de Ogum e Oxum, estudante de tudo que pode nos levar ao reenvolvimento: educação, política, meio ambiente, nutrição, cultura, espiritualidade. Paulistana de sangue mineiro e alma pernambucana, vive entre uma comunidade ribeirinha no Pará e uma tentativa de agrofloresta no interior de São Paulo.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: