Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SaúdeVida Natural

Algodão orgânico e a saúde das crianças

a

Com tantas opções de presentes disponíveis para o dia das crianças, fica difícil escolher algo para nossos pequenos quando levamos em consideração saúde, bem-estar enquanto despertamos consciência ambiental; é possível fazer uma escolha consciente explorando o melhor da moda e da sustentabilidade ao optar pelo algodão orgânico no vestuário dos baixinhos.

Um exemplo pungente: crianças usam o uniforme escolar por, pelo menos 35 horas por semana, então este é naturalmente um dos itens de vestuário mais importantes do guarda-roupa deles.

Infelizmente, muitas escolas não tem a preocupação e cuidado ao escolher qual uniforme oferecer, e acabam utilizando fibras sintéticas como poliviscose ou poliéster, que são essencialmente plásticos – a substância derivada diretamente do óleo cru, e tratadas com estanho e revestimentos de teflon, o que torna tais fibras prejudiciais à saúde das crianças.

Promoção Dia das Crianças: Compre camisetas orgânicas com excelentes descontos

Os tecidos sintéticos não absorvem o suor, e impedem que a pele respire através do tecido e não absorva a umidade adequada, e assim, contém o calor internamente,o que possibilita o aparecimento de erupções cutâneas na pele e agravamento de dermatites.

Tecidos de garrafas PET: solução ou um problema ambiental

Por isso acreditamos ser importante que as crianças utilizem uniformes com fibras naturais, livres de químicas e produzidos em cultivo orgânico.

Porquê Algodão Orgânico?

O algodão é em grande medida considerado uma fibra natural, no entanto, muitos de nós não estamos cientes do fato de que o modo convencional de cultivo do algodão é um dos processos de cultivo que mais utiliza químicas no mundo todo.

O algodão utiliza aproximadamente 25% dos inseticidas do mundo, e mais de 10% dos pesticidas, incluindo herbicidas, inseticidas e desfolhantes.

São necessários 127g de pesticidas e fertilizantes para produzir algodão suficiente para uma única camiseta.

O Algodão Orgânico é livre de tais venenos sintéticos que podem ser absorvidos na corrente sanguínea pelo contato com a pele do usuário. Roupas com pesticidas e tratamentos químicos nocivos, impedem o equilíbrio natural da pele, causando o mesmo processo de absorção inadequada da umidade, e causando eczema em crianças com pele sensível.

O algodão orgânico é cultivado e processado sem o uso de pesticidas, inseticidas, desfolhantes ou fertilizantes artificiais, ou produtores de dioxina. A ideia geral é cultivar e colher no processo produtivo sem danificar o ecossistema.

Criando um ambiente puro e natural é uma decisão vital para um número populacional crescente de pessoas.

Desde que fomos expostos aos poluentes em diversos aspectos da vida, a escolha de fibras orgânicas é mais um passo importante para a preservação do meio ambiente e da saúde humana.

Em suma, existem 10 razões principais pelas quais deveríamos dar mais importância ao algodão orgânico:

  • ajuda a proteger adultos e crianças;
  • Reduz o uso de pesticidas;
  • Protege os trabalhadores rurais;
  • Preserva a qualidade da água;
  • Previne a erosão do solo;
  • É uma fibra mais resistente;
  • Promove o comércio justo;
  • A sensação ao vestir é ótima;
  • Apoia a economia sustentável;
  • Promove um meio ambiente mais saudável;

Algodão Orgânico e o meio ambiente

A produção do algodão convencional com seu extenso uso de fertilizantes sintéticos e aditivos químicos para o solo, provocam a destruição do solo, da água e do ar.

Tais químicos acabam atingindo as comunidades vizinhas, o que representa ameaças para a saúde de pessoas e animais a longo prazo. Eles também entram indiretamente na cadeia alimentar humana através do caroço de algodão na alimentação animal, na contaminação da carne e de produtos lácteos. Fazendas produtoras de algodão orgânico não utilizam fertilizantes químicos e pesticidas mantendo o seu solo e da água protegidos e utilizável por longos períodos de tempo. Os agricultores, suas famílias, comunidades locais, a vida selvagem e os ecossistemas não estão mais expostos aos riscos e efeitos colaterais de pesticidas químicos que são altamente tóxicos. Os trabalhadores rurais recebem ainda um preço melhor para o seu algodão orgânico.

Os problemas da produção de algodão convencional não param no campo. Durante a confecção do algodão convencional em peça de vestuário, diversos químicos tóxicos são adicionados em cada etapa – ceras de silicone, derivados do petróleo, amaciantes, branqueadores, metais pesados​​, retardadores de chama, amoníaco e formaldeídos.

As camisetas orgânicas são feitas de 100% algodão orgânico, seguindo as normas exigidas pela certificação GOTS (Global Organic Textile Standard – o padrão internacional para os têxteis orgânicos) em toda a cadeia produtiva, do campo até a fabricação do produto final, conforme os padrões ambientais e sociais.

Padrão GOTS

Os padrões GOTS (Global Organic Textile Standard) foram desenvolvidos pelos principais órgãos de normalização, para definir exigências reconhecidas a nível mundial, que asseguram estatuto orgânico de têxteis, desde a colheita das matérias-primas, passando pela fabricação ambiental e socialmente responsável até  embalagem, a fim de garantir a credibilidade para o consumidor. Para mais informações consulte: http://www.global-standard.org/

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos