Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você MesmoSaúde

Acupuntura com as mãos: aprenda e faça você mesmo

mãos

Você não leu o título errado, é isso aí mesmo: acupuntura (só) com as mãos. Bom, não é bem esse nome que essa técnica tem, mas ela é chamada assim por algumas pessoas. Estou falando da EFT: Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional) ou Tapping. Seria uma auto-acupuntura emocional sem agulhas.

“Um dia a medicina vai acordar e compreenderá que fatores emocionais são a causa de 85% de todas as doenças. Quando isso ocorrer, a EFT será uma ferramenta básica de cura para todos, assim como é pra mim.” Eric Robins, Médico.

A EFT é uma técnica de auto limpeza emocional, que utiliza os meridianos de acupuntura, com a ação do toque dos dedos. Ela se aplica para curar e transmutar raiva, mágoa, tristeza, frustração com o trabalho, desânimo, depressão, ansiedade, autoestima, medos, relacionamentos, insônia, dores, pressão alta, enxaquecas e até doenças mais graves, além de outros casos.

É uma técnica segura e fácil de aplicar, que vem sendo cada vez mais procurada e difundida pelo Brasil. A liberação é feita através de leves toques em determinados pontos do corpo onde temos os canais energéticos (meridianos). Esses pontos são estudados pela acupuntura há milhares de anos.

A EFT reestabelece o equilíbrio do sistema de energia ao mesmo tempo que neutraliza conflitos emocionais, permitindo que o corpo retorne a suas habilidades curativas naturais.

No estudo da EFT, existe a afirmação “a causa de toda emoção negativa é uma interrupção no fluxo energético do corpo”. Por exemplo, quando se tem uma fobia ou um medo muito grande de altura, há uma interrupção no fluxo energético do corpo. E é assim que a técnica funciona: enquanto está praticando, a pessoa sintoniza na lembrança que traz a emoção negativa (o medo de altura). Naquele momento, se existe emoção negativa, é porque ocorre a interrupção do fluxo energético. E com essas leves batidas nos pontos certos, ocorre o desbloqueio desse fluxo que começa a fluir. E o sentimento negativo desaparece.

Para obter os resultados, você deve tocar nos pontos (os meridianos de acupuntura, ou seja, os canais por onde circula nossa energia), enquanto está sintonizado com o problema a ser tratado, por meio da repetição de pequenas frases que servem como lembretes para o seu sistema energético saber o que está sendo tratado.

Como praticar?

Primeiro passo:

Para começar, você deve repetir a fase de preparação, enquanto dá leves toques no chamado Ponto do Karatê (na lateral da mão). Essa parte é necessária para que você não caia na autossabotagem, ou seja, serve para quebrar a sua resistência quanto aquela crença ou situação que você está tratando. Sabe aquele pensamento “que nada, eu não preciso tratar isso. Estou ótimo (a)” mas no fundo aquilo está te incomodando?

A fase preparação seria mais ou menos assim: “Mesmo que eu sinta/tenha esse problema (aqui você colocará o que você está tratando), eu me aceito profunda e completamente”. Repita 3 vezes.

Em seguida, você deve repetir uma “frase lembrete” tocando os outros 8 pontos de acupuntura usados na EFT. Por exemplo, se você está com uma dor de cabeça, sua fase preparatória foi “Mesmo que eu sinta essa dor de cabeça, eu me aceito profunda e completamente”. Sua fase lembrete seria então “essa dor de cabeça”.

No decorrer das rodadas, lembranças podem aparecer, e talvez surja algum “insight”, ou até mesmo a fonte daquele problema que você está tratando.

Para praticar e entender como funciona bem a técnica, saber onde são os pontos exatos no corpo, recomendo que você assista a vídeos, pode ser no YouTube por exemplo. Assim, você pode perder a “estranheza” que esse método pode causar e tirar suas dúvidas.

Exemplo:

É um sistema realmente bem simples e pode parecer estranho de início. E você pode até estar se perguntando “Ok, se é tão simples, porque eu nunca ouvi falar? Ou porque a medicina não usa isso no lugar dos remédios? Isso não deve funcionar.”

Muitos dos atuais praticantes da EFT já tiveram pensamentos parecidos, mas deram uma chance ao método. Por ser tão fácil, simples e de autoaplicação, pode passar a ideia de que seja uma ilusão. Isso é bem comum, até porque, nós temos essa tendência de duvidar de tudo. É praticamente uma defesa humana.

Mas pense só: há anos, já foi provado por cientistas e estudiosos, que toda matéria (incluindo o corpo humano) é formada por átomos, que por sua vez são compostos de energia. Então por que ignorar os canais energéticos do corpo? Por que não usar a EFT conjuntamente com a medicina tradicional? Por que não buscar métodos para equilibrar a energia do seu próprio corpo? Por que confiar apenas em novas drogas e medicamentos, e não em novos métodos nada invasivos e cada vez mais evoluídos?

Dê uma chance e se surpreenda com os resultados.

Você pode fazer sozinho, ou procurar um profissional terapeuta que conduza a prática da técnica e te ajude a expandir sua mente para que você não se sabote e acabe não obtendo resultados.

Aqui estou dando apenas o “ponta pé” inicial e te apresentando a técnica. Existe muito mais a se aprender sobre a EFT.

Para saber mais e começar a praticar, faça uma busca por vídeos de pessoas que ensinam gratuitamente como funciona a EFT. Existem também diversos manuais gratuitos em PDF na Internet com bastante informação sobre a prática. Sim, são gratuitos de verdade!

Técnicas como essas estão ao alcance de qualquer pessoa. Basta querer, pesquisar e se aprofundar para se beneficiar.

Sugestão:

Gratidão!

Paz e bem.

Ana Reis
escrito por:Ana Reis
Sou Ana Carolina, de Niterói no Rio de Janeiro. Curiosa e pronta para aprender sobre vários assuntos! Apaixonada por natureza, viagens, turismo, montanhas, culinária saudável, cidades pequenas, trilhas, praticar esportes, pelo verde das matas e pela intrigante busca do "quem somos nós". Acredito que todos temos dons para compartilhar com o mundo, e um dos meus é compartilhar palavras, textos e ideias para refletir. Desejo viajar pelo mundo, mas sempre voltando ao meu lugar e compartilhando conhecimento! Busco através da meditação, da técnica EFT, e de outros métodos de autoconhecimento, encontrar clareza na minha vida e ajudar outras pessoas. Acredito que todo ser vivo é nutrido de amor, e é nossa missão espalhá-lo por aí!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos