Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Yogananda

Paramahansa Yogananda, conhecido por ser o responsável por trazer a sabedoria do yoga para o ocidente, nasceu em 1893 e faleceu, aos 59 anos, em 1952, deixando um grande legado para todos nós.
Conquistando muitos corações pelo mundo a fora, entre seus admiradores estavam figuras como George Harrison e Steve Jobs, o qual lia rigorosamente seu livro mais famoso “Autobiografia de um Iogue” todos os anos. Também há informações de que era o único livro do qual ele mantinha em seu Ipad.
Yogananda, desde muito jovem, se mostrou extremamente curioso sobre a vida e questões universais, relatando diversas experiências místicas e realizando diversos trabalhos durante sua vida. Em 1920, na cidade de Los Angeles, estabeleceu a Self-Realization Fellowship, uma organização dedicada ao trabalho de levar todo esse conhecimento para as pessoas. Hoje em dia, possui estabelecimento em várias localizações do mundo, inclusive no Brasil.
Durante suas viagens pela Europa, Oriente Médio e sua permanência na Índia, há relatos de encontros e experiências com grandes nomes como Mahatma Gandhi e Ananda Moyi Ma.
Vamos ver então, alguns de seus preciosos ensinamentos, agregando assim mais consciência e plenitude no nosso dia-a-dia.

Benefícios da Yoga para crianças

Afirmações positivas

Yogananda trabalhou muito com questões de mudanças de padrões internos, publicando diversas obras sobre afirmações e visualizações, ensinando que a nossa mente é poderosa e pode transformar o nosso físico e toda a nossa vida, aumentando, assim, a inspiração diária e proporcionando o equilíbrio interno.
Portanto, separe um tempo, diariamente, para sentar-se de forma silenciosa e confortável e, amorosamente, diga para si mesmo afirmações positivas. Escolha algo que esteja precisando no momento e diga em voz alta ou mentalmente, de modo que fique pleno em seu significado. Por exemplo: “A felicidade me acompanha em todos os momentos.” ou “Tenho a capacidade e sabedoria para enfrentar os desafios.” Os melhores horários para essas práticas são pela manhã ou antes de dormir, porém nada impede de fazer em qualquer momento que for confortável. Essa prática acarretará mudanças incríveis.

Meditação

A meditação é o principal instrumento para quem busca manter uma vida equilibrada e em sintonia com o universo. Nada mais é do que uma ciência conhecida por inúmeros mestres, iogues e sábios para alcançar o estado de expansão da consciência. Yogananda dá algumas dicas para quem busca tornar a meditação um hábito:

  • Não desistir, por maior que seja o desânimo ou a dificuldade inicial;
  • Menos é mais, começar com períodos curtos e manter a frequência é mais benéfico do que se forçar a ficar muitas horas meditando uma vez ou outra;
  • Confiar no processo, afinal a dúvida é a inimiga número 1, deixe fluir naturalmente.

Para quem deseja aprofundar mais nos métodos de Yogananda, sugiro ler sobre a técnica da Kriya Yoga.

Quero ser zen – 7 passos para uma vida mais equilibrada

Viver no presente

Viver no presente é estar pleno de suas ações. O passado já não está mais sob nosso domínio e o futuro depende do que fazemos agora. Portanto, Yogananda e diversos sábios nos ensinam que viver no presente é a chave para um futuro brilhante, evitando também ansiedade pelo que virá e tristeza pelo que já foi.

Para quem gostou, e deseja saber mais sobre os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, visite o site da Self-Realization Fellowship. Também há o documentário chamado “Awake: A Vida de Yogananda” lançado em 2014 e disponível no Netflix, contando toda sua trajetória, tão rica de sabedoria.

Deborah CleMan
escrito por:Deborah CleMan
Moro em São Paulo, sou terapeuta holística, instrutora de yoga e pós-graduando em ayurveda. Estou sempre estudando, o conhecimento me fascina. Sou apaixonada por arte, natureza e pela magia do nosso universo. Honro a sabedoria da Mãe Terra, acredito na cura e na conexão através da nossa alma, que me inspira a cada dia. Busco através das terapias levar um pouco dessa luz para aqueles que buscam, seguindo assim o caminho que acredito

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos