Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Nosso DiárioReceitasVida Natural

A beleza vem diretamente da natureza!

1708017

Quem me conhece sabe que eu sou toda vaidosa, que adoro maquiagens, produtos para cabelo e afins.  A mais ou menos um ano comecei uma  transição de cosméticos convencionais para cosméticos orgânicos/naturais, a cosmética convencional nunca me ajudou a ultrapassar determinados problemas – como a pele seca e irritada em torno dos olhos, depois do banho e da praia.

Com o tempo, comecei a ler e a informar-me mais sobre os ingredientes que se encontram nos cosméticos, e não gostei nada do que li – são extremamente tóxicos para nós e para o ambiente, mas infelizmente há muitas marcas que se dizem naturais mas que não o são, usam ingredientes perigosos que prejudicam a nossa saúde.

 1Os dois “vilões” mais comuns presentes nas formulações de shampoos e afins são:

 Lauril Sulfato de Sódio, o famoso LSS ou SLS

Lauriéter Sulfato de Sódio, conhecido também como  SLES

 O SLS foi criado inicialmente para ser utilizado em limpeza industrial, para fazer o serviço pesado mesmo. Contudo, perceberam que ele poderia ser usado em cosméticos  já que teoricamente “limpa” e é muito barato.

O Lauril Sulfato de Sódio tem uma ação detergente tão forte, mas tão forte que ele quando em contato com a nossa pele remove toda a sua umidade, destruindo as camadas lipídicas, responsáveis por manterem nossa tez  lisinha e super macia. Sem falar que todos os anos, milhares de animais são torturados metodologicamente, queimados, cegos e mortos em laboratórios para que os produtos possam ser chamados “seguros” – e não o são totalmente, uma vez que os resultados variam de espécie para espécie.

 Confira a lista de Empresas testam produtos em animais clicando aqui. 

mask2

Na minha busca, venho encontrando algumas marcas verdadeiramente naturais, mas usá-las não está sendo propriamente prático: estou tendo que encomendar de outros países, sujeitando-me ao tempo de espera e aos elevados preços das taxas de envio. Contudo, é exatamente isso que está servindo de impulso para criar meus próprios cosméticos naturais, afinal a beleza vem diretamente da natureza.

 Abaixo irei dividir com vocês algumas “alquimias”  que deram certo comigo :

MÁSCARA HIDRATANTE PARA PELE RESSECADA

  • 1 abacate
  • 1 colher (sopa) de mel orgânico e de produção local.

Como fazer: Amasse o abacate com o mel, aplique sobre a pele limpa e deixe agir durante 20 minutos. Enxágue com água morna. Faça essa aplicação uma vez por semana.

PEELING NATURAL PARA REMOVER CRAVOS E CÉLULAS MORTAS

  • 1 colher (sopa) de mel orgânico e de produção local.
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Como fazer: Misture bem os ingredientes e passe em todas as áreas do rosto, principalmente no nariz e no queixo, que são os lugares preferidos pelos cravos. Faça movimentos circulares bem suaves com a ponta dos dedos. Depois de algum tempo, enxágue bem com água morna.

PROTETOR LABIAL NATURAL

  • 1 colher (sopa) de cera de abelhas orgânica e de produção local.
  • 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
  • 3 gotas de água de lavanda

Como fazer: Primeiramente, derreta a cera de abelha previamente ralada em banho-maria. Desligue o fogo e junte o óleo de amêndoas, o mel e a água de lavanda, sempre mexendo bem. Espere amornar e guarde a mistura em um potinho limpo e esterilizado. Para melhor conservação, deixe o protetor labial na geladeira e retire somente quando for utilizar.

Aplicação: O protetor labial natural deve ser aplicado várias vezes ao dia, não só quando os lábios estão ressecados, mas também para prevenir o ressecamento. Use um cotonete ou a ponta dos dedos para espalhar uma fina camada do protetor sobre o lábio.

ANTI-RUGAS

  • 1 vidro de óleo de amêndoas
  • 2 colheres (sopa) de gérmen de trigo

Como fazer: Em um recipiente de vidro, misture os dois ingredientes. É importante que o recepiente tenha tampa, para você guardar o óleo com cuidado.

Posologia: Aplique o óleo no rosto, tomando cuidado para não entrar nos olhos. Massageie bem com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares. O ideal é fazer uso da receita à noite e deixar agir de um dia para o outro, lavando o rosto na manhã seguinte.

CABELO SAUDÁVEL COM VINAGRE DE MAÇA

  • 100 ml de vinagre de maçã

Como fazer: Dissolva  200 ml de vinagre de maçã em um litro de água e misture bem. Antes de lavar os cabelos, aplique todo o vinagre sobre os fios levemente molhados. Espalhe o produto da raiz até as pontas, deixe agir por 15 minutos, lave e enxágue.

Para saber o que mais sobre vinagre de maça clique aqui.

E aí, gostaram do post ? Costumam usar produtos naturais na sua rotina de cuidados com a pele e cabelo ? Conta aí!

Veja o vídeo abaixo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=b0UcYzqgtgA&w=640&h=360]

 

Lara 🙂

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

12 Comentários

  • Estou nessa procura por produtos de beleza naturais também, principalmente por conta do meio ambiente. você tem lista de marcas de shampoo/sabonetes, etc e cosméticos, tanto brasileiros quanto gringos para passar?
    bjos! obrigada

  • Olá Jardim !!
    Quero partilhar aqui uma marca que existe em Portugal (e um pouco por todo o mundo) A LUSH é 100% vegetariana, sendo que a maior parte dos produtos chegam mesmo a ser VEGAN. Esta marca é das poucas marcas de cosméticos que não faz testes em animais! Pratica comércio justo, paga justamente aos seus fornecedore e por outro lado, escolhe minonciosamente quem são! Pois cortam relações com os fornecedores que têm políticas que são contra os princípios da marca. Por exemplo o fornecedor A disponibiliza produto X que não é testado em animais à LUSH, se este fornecedor A fizer testes em animais, mesmo que não seja um produto vendido à LUSH, a marca CORTA relações com este fornecedor.

    Os produtos são optimos! Dou especial enfânse aos produtos SÓLIDOS!! Sim, shampos sólidos, barras de massagem, sabonetes, amaciadores de cabelo !!! São optimos pois não se gasta plastico em embalagens e por outro lado são MUITO eficazes !!

    É uma marca que merece ser conhecida e divulgada. Eu fiquei fã !!
    Deixo aqui o site, espero que gostes da minha sugestão!! http://www.lush.pt/

    Aproveito para dizer que vos conheci recentemente e estou dislumbrada com a vossa maneira de estar… Apartir de agora podem contar com mais uma leitra/seguidora.

    Obrigada pela vossa iniciativa 🙂 felicidades e sucesso para o jardim

  • Oi flor, também tenho usado somente produtos naturais. Tirando um shampoo que eu uso 2x por semana pra tratamento de seborréia, que o dermatologista passou, juntamente do tratamento natural.
    Faço Gestão Ambiental na faculdade e estamos fazendo uma lista com empresas que dão boa finalidade pro seu produto e que de fato fazem o que dizem para ajudar ecologicamente, pra divulgar publicamente.
    Como sou vegana, tenho uma restrição com produtos que utilizam qualquer derivado animal (isso inclui o mel), então na minha lista também conta com empresas que não extraem ou testam em animais.
    Assim que tiver pronta a lista, acredito que até o meio do ano, eu compartilho com blog.
    Bjs!

  • Também estou na pesquisando produtos naturais, para poder fazer todos meus cosméticos, principalmente shampoo e sabonete sem sulfato. O problema é que é muito difícil encontrar referências e bibliografias sobre isso. Você saberia de alguma para me indicar?

  • Fiquei bem interessada no assunto e se as meninas acima poderem compartilhar esses produtos aqui no blog, não tenho ideia alguma sobre esses produtos naturais, desde dehigiene a maquiagens também. Beijo!

  • Oi! Também estou nessa transição (incluindo produtos de limpeza para casa e o Jardim do Mundo já ajudou bastante!). A minha dúvida é sempre se posso guardar esses produtos feitos em casa e por quanto tempo….você sobre isso? Obrigada!

  • Olá! Muito interessante!! Recentemente pudemos conhecer um pouco mais sobre cosméticos naturais em Bali. As bases dos balms são basicamente cera de abelha, e para os óleos de banho, óleo de coco extra-virgem com combinações de óleos essências, de ervas locais ou não. Para esfoliantes, arroz que é triturado manualmente e acrescentados outros ingredientes. Quem tiver interesse em saber mais, escrevemos em nosso blog: http://voamundo.com/2014/12/15/plantas-e-seus-usos-tradicionais-em-bali-indonesia/ Abraços!

  • Gratidão pela partilha!!! Venho também me aventurando nesse mundo da alquimia dos cosméticos naturais, que é incrível! Deixei de usar desodorante, pasta dente e shampoos convencionais há alguns meses, e estou gostando bastante do resultado. No blog http://www.assementeiras.wordpress.com também compartilho alguns desses processos =) Um forte abraço, ahoo!!!

  • Olá, eu tenho uma boa experiência com produtos naturais. Parei de usar shampoo em agosto/2014. Sofro muito com dermatite no couro cabeludo e passei a lavar meu cabelo com mel e água. O mel deixa o cabelo bem limpo e melhora bastante o frizz. Para quem tem dermatite, indico colocar o mel uma vez por semana e deixar agir umas duas horas. Abraços.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos