Construção NaturalSustentabilidade

9 Casas Naturais Construídas Por Mulheres Inspiradoras (parte 2)

collage

Se você está achando uma equação difícil construir rápido uma casa confortável e barata, saiba que a resposta pode já estar em seu terreno. A chave para o problema pode ser a bioconstrução, um conjunto de técnicas para construir terra e fibras vegetais, como madeira de demolição e bambu.

Já reunimos aqui 9 grandes mulheres que arregaçaram as mangas e construíram elas mesmas suas próprias casas naturais em total harmonia com a natureza. A pedido dos leitores retornamos com mais 9 super casas construídas mulheres inspiradoras.

“Pode acontecer tão facilmente na mente de uma pessoa comum quanto na de um construtor. Todo mundo, construtor ou não, pode fazer isso sozinho.” 

Christopher Alexander.

1- Evelyne Adam

Este é um dos muitos pequenos abrigos de cânhamo e cal, no formato de uma bolha, projetados e construídos por Evelyne Adam de Kerterre. Depois de fazer uma estrutura geodésica simples de madeira, reveste-se de cânhamo ou de palha com uma mistura de cal e areia, e a molda sobre a armação, deixando espaço suficiente para a criação artística. Uma pequena equipe pode construir um destes abrigos em cerca de duas semanas.


2-  Deanne Bednar

O belo Straw Bale Studio (construído com fardos de palha) está situado em Oxford, EUA. É um lugar para aprender sobre técnicas de construção natural e lições de vida sustentável. A casa de palha tem um telhado feito com uma espécie de cana, que pertence à família das gramíneas “phragmites”. O reboco é feito de lama com tintas naturais, e a construção utiliza energia solar. A casa foi construída por Deanne Bednar, com a ajuda de Fran Lee, Carolyn Koch e muitos voluntários.

 

[3 Cartilhas de Bioconstrucão para você Construir a sua]

3- Rachel Shiamh

Rachel vivia nas florestas do País de Gales, seu local de origem. Morava em um galpão feito redes de abastecimento e carregava água de uma fonte local, usava velas para a iluminação, um fogão a gás e um banheiro seco. Ela amava esse modo de vida, mas o galpão era muito pequeno, por isso construiu, com a ajuda de amigos, uma extensão feita de fardos de palha. A partir deste início humilde, que construiu o que se tornou em 2009 uma conceituada ecocasa, que ganhou do programa Grand Designs um prêmio honorário.


[Bioconstrução em nove simples passos]

4- Joanna Posoch

Joanna cultiva lavanda em sua pequena fazenda chamada “Lawendowe Pole“, no norte da Polônia. Faz cremes, óleos essenciais, travesseiros perfumados, xaropes e outros artesanatos, como roupas e bolsas de feltro. Sua casa foi erguida com abeto verde, cuja madeira originalmente vem de Beskid Niski, região nas montanhas do sul da Polônia, onde foi construída em 1927. No outono de 1999, foi reconstruída em Nowe Kawkowo. Recentemente, Joanna resgatou uma segunda cabana, e criou um museu da lavanda e um centro de artesanato e de vida natural.

 

5- Barbara Jones

Este é um espaço bonito e inspirador. Foi construído com fardos de palha, madeira local, telhas de madeira de carvalho, argila e cal, e a cobertura feita com uma mistura de gesso e lã de ovelha. Centenas de pessoas ajudaram Barbara nessa construção, e outras centenas mais visitaram o canteiro de obras, em eventos organizados com o objetivo de aprenderem sobre construção natural.

 

[Introdução a Bioconstrução em um pequeno vídeo curso]

6- Thea Alvin

Thea Alvin é uma professora e artista, ela trabalha esculturas em pedra pelo mundo e em Morrisville, EUA onde reside. Quando Thea não está ensinando, constrói e repara impressionantes edifícios de pedra seca. Ela aperfeiçoa continuamente suas habilidades, e sua energia e entusiasmo com a profissão fizeram dela uma figura-chave na comunidade de construção natural, tanto nos EUA como na Itália, onde leciona vários cursos.


7- Abey Smallcombe

A artesã Jill Smallcombe tem trabalhado há mais de dez anos com esculturas de COB (uma mistura de argila, areia e palha), e utilizando reboco de argila e outros materiais naturais. Tem realizado uma série de obras de todos os tamanhos, incluindo o famoso Eden Project. Abaixo está uma das suas pequenas construções com acabamento perfeito localizada em Devon, na Inglaterra.

 

8-Veronica Balfour Paul

Verónica vive em um local onde as casas tradicionais são construídas em taipa. E foi este costume que a influenciou a construir seu próprio espaço, depois de descobrir a técnica de COB . Ela conseguiu uma cópia de “The Hand Sculpted House” (A Casa Esculpida à Mão) -uma conhecida obra que ensina sobre construção de casas naturais- e começou a cavar! O espaço interior de sua habitação atinge cerca de 20 metros quadrados, com um banheiro ecológico à parte.

 

9-  Sasha Rabin

Esta é a primeira casa natural feita por Sasha, depois de descobrir a Cob Cottage Company (uma empresa especializada em casas construídas com a técnica de COB). Ela construiu sua maioria por si mesma, com uma pequena ajuda de seus amigos, durante três estações: primavera, verão e outono.

A casa original possui 11 metros quadrados e foi feita usando COB. Posteriormente, foi construída uma extensão, feita com palha, acácia e espiga. Com isso, obteve-se uma área total de cerca de 23 metros quadrados. A base é feita de pedra, e o telhado de metal é utilizado para a recolher água da chuva.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos