Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
1a

Acabamos de nos despedir do nosso querido verão e de dar boas-vindas ao outono, que começou para nós dia 20 de março.

No outono as folhas secam e caem, o que nasceu na primavera e prosperou no verão, chegando à maturidade depois de sua consagração, se prepara para, através do desprendimento, se liberar, para um novo futuro, para novos frutos e flores.

O outono também é a época de analisarmos o que cultivamos, o que colhemos nas estações anteriores e o que podemos deixar ir, fazendo um balanceamento equilibrado, em paralelo com o equinócio de outono, ilustrando o equilíbrio do dia e da noite com a mesma duração.

Sendo um período de revermos as sementes que plantamos e nos desprendermos do que não nos serve mais há uma tendência maior à introspecção e autoanálise, abrindo-nos para as mudanças e transformações da vida.

Para dar as boas vindas à essa nova etapa do ciclo e acompanhar todo nosso entendimento nesse período separamos algumas receitas deliciosas de chás para o outono, que acalentam o coração nos dias de clima mais ameno que estão por vir:

ChasparaoOutono (3)

Chá de gengibre:

O gengibre ajuda a manter o corpo aquecido por mais tempo. Ele ainda é termogênico e afrodisíaco, além de conter propriedades antiflamatórias, aliviar o stress e ajudar na imunidade.

Opção 1:

Ingredientes:

  • 1 litro e meio de água
  • 2 colheres (sopa) de gengibre
  • 1 rodela de limão sem casca
  • Cravo
  • Canela

Modo de preparo: junte o gengibre, o cravo, a canela e o limão. Coloque a água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e sirva bem quente.

Opção 2:

Ingredientes:

  • 1 xicara de chá de água
  • 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas da raiz

Modo de preparo:

Rodelas de gengibre: Deixe a panela com água sobre o fogo até que chegue ao mesmo ponto de criar bolinhas, antes de levantar fervura. Neste momento, adicione as rodelas de gengibre à água, tampe a panela e desligue o fogo. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba em seguida.

Gengibre ralado: Coloque a água em uma panela ao fogo e despeje o gengibre ralado nela. Deixe exposto ao calor até que a água comece a fazer bolinhas, mas antes de levantar fervura. Depois disso, desligue o fogo.

Contraindicação: contraindicado para pessoas com problemas cardíacos, gestantes e pessoas que apresentem alergia a algum componente da receita.

1a

Chá de maracujá

O maracujá pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão.

Opção 1:

Ingredientes:

  • 1 polpa e semente de um maracujá
  • 500 ml de água
  • 2 paus de canela
  • 5 cravos da Índia

Modo de preparo: Acrescente todos os outros ingredientes, deixe ferver pelo período de 15 minutos, coe e sirva.

Opção 2:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folha secas ou trituradas de maracujá ou 2 colheres de chá de folhas frescas;
  • 175 ml de água fervente

Modo de preparo: Numa xícara de chá colocar as folhas secas, trituradas ou frescas do maracujá e adicionar 175 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.

Contraindicações: contraindicado para pessoas que tem pressão muito baixa.

ChasparaoOutono (5)

Chá de maçã com canela

Esse chá é desintoxicante, digestivo, estimulante e eficiente na queima de gordura. Além disso as propriedades da maçã ajudam na digestão e possuem antioxidantes.

Ingredientes:

  • 6 xícaras de água
  • cascas de 2 maçãs lavadas
  • 2 paus de canela
  • mel a gosto

Modo de preparo: ferva a água com as cascas das maçãs e a canela. Depois que começar a ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, acrescente o mel a gosto e sirva quente ou morno.

Contraindicações: contraindicado para gestantes e pessoas que apresentam alergia a algum dos componentes.

Receita de chai ou chá indiano:

O cardamomo é excelente para combater doenças urinárias, como descongestionante estomacal e para emagrecer. Além disso, o chai ajuda na digestão.

  • 500ml de água
  • 500ml de leite vegetal
  • 5 sementes de cardamomo
  • 2 paus de canela
  •  3 colheres de chá preto
  •  1/2 copo de gengibre ralado

Modo de preparo: ferva a água e adicione o gengibre, o cardamomo e a canela. Acrescente o leite vegetal  e ferva novamente. Desligue o fogo e coloque o chá preto para infusão durante 3 minutos. Por último, coe.

Contraindicações: contraindicado para pessoas que apresentem alergia a qualquer componente da receita.

Chá de camomila

O chá de camomila melhora o sono, por suas propriedades relaxantes, alivia cólicas, auxilia na digestão, fortalece o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de camomila;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo: Esquente a água (não precisa deixar ferver) e apague o fogo. Em seguida, adicione a erva e deixe abafado pelo período de 10 minutos.

Contraindicações: gestantes não devem consumir o chá de camomila nem pessoas que apresentem alguma reação alérgica à camomila.

Nota: as receitas de chás disponibilizadas visam o bem-estar individual, entretanto chamamos a atenção para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, lembrando que qualquer receita que venha a ser consumida deva passar por um acompanhamento de um profissional da área da saúde, de modo que não cause danos à saúde da mãe e do bebê. Pessoas com algum problema de saúde específico devem também  ter o acompanhamento e aval de um profissional da saúde antes de consumir qualquer ingrediente ou receita.

 Aproveitem nossas receitas e use também sua criatividade para deliciosas combinações de ingredientes que nos acompanharão nesta importantíssima etapa de nosso ciclo.

Bem-vindo, outono!

 1a

 

Fontes: Chá Benefícios, Gastro Florianópolis, Saúde Dica, Tua Saúde

Juliana Rodrigues
escrito por:Juliana Rodrigues
Sou formada em comunicação e estudo reiki, adoro psicologia, astrologia, artes e yoga. Amo viajar e descobrir outras formas de se ver o mundo e as belezas que a natureza nos dá. Acredito que a transformação e a capacidade de criação sejam uma das maiores bençãos do ser humano. Adoro criar e me recriar nos ciclos da vida, mantendo sempre o movimento.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos