SaúdeVida Natural

8 melhores óleos essenciais para concentração, foco e clareza mental

2

Óleos essenciais contêm compostos de plantas poderosas que oferecem uma incrível variedade de benefícios, tanto física como mental. Você já se encontrou em uma reunião ou ouvindo um discurso quando de repente percebe que não tem ideia do que acabou de dizer porque você se afastou, pensando sobre seus planos para o fim de semana ou como você vai resolver um problema em particular?

Muitas pessoas se deparam com sua mente vagando sem perceber como isso aconteceu. Nos dias atuais tudo se tornou acelerado. Ainda mais com tantos aplicativos no celular e aparelhos eletrônicos, não é de admirar que coisas como concentração e foco sejam difíceis de se encontrar.

A boa notícia é que certos óleos essenciais oferecem propriedades que aumentarão sua clareza mental, foco e concentração, para que você possa melhorar o desempenho na escola, faculdade, trabalho e em sua vida cotidiana.

1. Óleo Essencial de Limão

Óleos cítricos como limão são conhecidos por serem muito edificantes. O limão não só ajuda a promover a clareza mental, melhorar o foco e a concentração, mas é ótimo para melhorar o humor e reduzir os efeitos do estresse. É especialmente útil para aqueles que têm TDAH(Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e tendem a ficar estressados ​​realizando as tarefas diárias, pois pode induzir uma sensação de calma para facilitar o foco. Pessoas com TDAH são mais propensas a ter outras questões como ansiedade ou depressão, e alguns estudos descobriram que o óleo essencial de limão pode ajudar com isso também, pois ajuda na regulação da dopamina e serotonina no cérebro.

Óleo essencial de limão é ótimo quando usado em um spray de ambiente. Simplesmente adicione algumas gotas a um borrifador com água para criar um ambiente que ajudará a melhorar seu foco, concentração e clareza mental, enquanto aumenta os níveis de energia e eleva seu humor.

limão

Leia mais: Faça você mesmo: colares naturais aromatizados

2. Óleo Essencial de Vetiver

Vetiver é nativo da Índia, e seu óleo essencial tem sido usado na medicina tradicional no sul da Ásia, sudeste da Ásia e oeste da África há milhares de anos. Na Índia e no Sri Lanka, é frequentemente chamado de “óleo da tranquilidade”. Tem uma fragrância exótica, fumegante e doce, e uma energia tranquila que ajuda a acalmar as emoções e é usado em traumas para ajudar na autoconsciência e estabilização.

Tradicionalmente, é usado como parte da aromaterapia para relaxamento e para ajudar a aliviar o estresse emocional, além de ataques de pânico, trauma, ansiedade, insônia e depressão. As propriedades potentes do Vetiver são ótimas para aliviar o cansaço mental e aumentar a capacidade de concentração e concentração. Quando foi usado em um estudo de 2001 focado nos efeitos para crianças com TDAH, após 30 dias de inalação todos os dias, os sintomas foram significativamente reduzidos.

Vetiver pode ser usado de várias maneiras, incluindo simplesmente segurando um frasco sob o nariz. Ao esfregá-lo nos pés antes de ir para a cama, ele pode ajudá-lo a ter um sono de melhor qualidade, o que também ajuda a melhorar a clareza mental, o foco e a concentração no dia seguinte. Durante o dia, você pode querer adicionar algumas gotas de óleo essencial de vetiver em um difusor. Permita que seu perfume se espalhe pela sala – se o aroma é muito terroso para você, você pode adicionar algumas gotas de outro óleo essencial, como lavanda.

vertiver

3. Óleo Essencial de Lavanda

Falando em lavanda, é um dos óleos essenciais mais versáteis que existe. É conhecido por ajudar a melhorar o foco e a concentração, promover relaxamento e um sentimento de calma e regular a ansiedade também. Na verdade, é um dos melhores óleos para aqueles que lutam contra a ansiedade. Uma pesquisa da Universidade Médica da Áustria, em Viena, descobriu que uma preparação de óleo de lavanda foi capaz de diminuir a ansiedade, funcionando tão bem ou até melhor do que o medicamento sintético Ativan.

O óleo essencial de lavanda tem sido usado há séculos para ajudar os que lutam contra a insônia a dormir bem novamente. Um estudo revelou que usá-lo como parte da aromaterapia pode ajudar a retardar a atividade do sistema nervoso, promovendo o relaxamento e melhorando a qualidade do sono. A erva realmente reduz a frequência cardíaca e reduz a pressão arterial, proporcionando um estado mais relaxado, razão pela qual as flores de lavanda foram aprovadas para uso como um chá para tratar a inquietação e insônia na Alemanha.

Acredita-se também que as propriedades calmantes da lavanda ajudam as pessoas com TDAH a permanecer concentradas, além de estabilizar o humor de uma pessoa, o que pode ser especialmente útil para aqueles que apresentam sintomas de hiperatividade.

O óleo essencial de lavanda pode ser aplicado topicamente, com 2 ou 3 gotas colocadas nos pulsos, peito ou nuca, ou inalado através de um difusor.

Lavanda

4. Óleo Essencial de Sálvia Esclareia

O óleo essencial de sálvia de esclareia é destilado a vapor a partir dos brotos e folhas da planta sálvia. É nativo da Europa e é por vezes referido como óleo Moscatel, por ser usado para dar sabor ao vinho moscatel. A erva tem sido usada medicinalmente por séculos e foi descrita pela primeira vez por escrito em 4 a.C.. Hoje, sabe-se que é benéfico no tratamento da depressão, do estresse crônico e da ansiedade, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar a memória, a concentração, o foco e a agilidade mental.

Para usar óleo de sálvia, coloque algumas gotas em um difusor ou inspire do frasco ou de um lenço, quando necessário.

Sálvia esclareia

Leia mais: A aromaterapia e seu poder de mudar as emoções

5. Óleo Essencial de Alecrim

O alecrim é uma erva bem conhecida e é comumente usada na cozinha, mas oferece muito mais do que o uso culinário. Extraído das flores frescas através da destilação a vapor, o aroma suave da erva pode ajudar a acalmar a mente, melhorar o foco, combater o stress e aliviar a ansiedade. Esta erva perene nativa dos países mediterrânicos também foi estudada e ela pode melhorar a cognição e alerta mental, e melhorar temporariamente a memória também. Para intensificar o estado de alerta, tente combiná-lo com óleo essencial de limão.

alecrim

6. Óleo Essencial de Sândalo

Tradicionalmente, o óleo essencial de sândalo era usado em cerimônias religiosas, como casamentos e nascimentos de bebês na Índia. Ele continua a ser usado em cerimônias religiosas hoje, pois possui um cheiro doce e amadeirado, oferecendo clareza mental, particularmente o tipo procurado durante a meditação. Ele ganhou respeito em muitas civilizações e religiões, especialmente no hinduísmo, onde é considerado sagrado e é usado em rituais sociais e religiosos. Seus efeitos sedativos ajudam a reduzir a inflamação, acalmar o estresse e a ansiedade, promover o relaxamento e melhorar a concentração, a visão interna e o pensamento positivo.

Adicione 1 ou 2 gotas a um óleo corporal, como o de amêndoa ou de coco e aplique na parte de trás do pescoço pela manhã e ao deitar. Todas as manhãs, inspire por alguns minutos também. Tenha em mente que existem três variedades de sândalo: evitar sândalo australiano (Santalum Spicatum), pois não fornece os mesmos benefícios para a saúde, e sândalo havaiano (Santalum ellipticum), pois é muitas vezes mais caro, sem oferecer valor adicional. Prefira sempre o sândalo indiano (Santalum Album), pois é considerado o melhor.

sandalo

 

7. Óleo Essencial de Patchouli

Os principais benefícios do óleo de patchuli são o alívio do estresse, combatendo a depressão e promovendo uma sensação de calma e relaxamento. Descobriu-se, em um estudo de 2002, que o óleo essencial de patchouli inalatório diminui a atividade simpática (parte do sistema nervoso responsável pela regulação da pressão arterial, frequência cardíaca e resposta de “luta ou fuga”) em 40%. Lidar com esses fatores durante uma situação estressante é bom para ajudar a melhorar o foco e a concentração.

Além disso, é comprovado que ele alivia os sintomas da depressão, enchendo-os de esperança, aliviando a tensão e elevando o ânimo, já que inalar seu aroma tem um efeito positivo sobre os hormônios, inclusive estimulando a liberação de hormônios “felizes” como a dopamina e a serotonina. Seus benefícios medicinais, em geral, podem ser atribuídos ao fato de ser um antidepressivo, diurético, antiflogístico, antisséptico, tônico, afrodisíaco, adstringente, febrífugo e sedativo.

Use óleo essencial de patchouli adicionando algumas gotas do óleo a um banho quente à noite e absorvendo-o para aliviar a ansiedade e restaurar a calma. Use durante o dia aplicando topicamente, misturando 5 gotas do óleo com uma colher de sopa de óleo transportador. Massageie suavemente a mistura em suas têmporas.

patchoulli

8. Óleo Essencial de Cipreste

Cipreste foi usado frequentemente em tempos antigos para fazer sarcófagos para múmias egípcias. Os gregos também a utilizaram para criar estátuas de seus deuses, devido à durabilidade e resiliência da madeira, que em última análise era a razão para a crença de que ela continha poderosas forças protetoras que poderiam ser levadas da vida para a morte. O óleo tem um perfume verde refrescante com tons balsâmicos e é, hoje, amplamente valorizado por suas muitas propriedades medicinais, graças às suas propriedades como antisséptico, adstringente, sedativo, tônico respiratório e antiespasmódico, entre outros.

Como também é um diurético, pode ajudar a desintoxicar o corpo, removendo toxinas e limpando o fígado. Mas, sem dúvida, seu principal benefício é melhorar o estado mental de uma pessoa, incluindo a clareza mental e a capacidade de concentração e concentração, devido a seus efeitos calmantes e sedativos que também podem ajudar a estimular sentimentos mais felizes.

Como este óleo essencial é conhecido por ser um tranquilizador emocional, é excelente para uso durante a meditação, pois evoca uma sensação de calma, ao mesmo tempo que melhora o foco e a clareza mental. Adicione algumas gotas a um difusor enquanto medita, ou apenas desfrute de respirar o aroma amadeirado e levemente mentolado.

cipreste

Onde Comprar Óleos Essenciais

Você só experimentará os benefícios dos óleos essenciais se usar um óleo essencial puro, não adulterado e sem aditivos. Infelizmente, muitos óleos no mercado são de baixa qualidade usando fragrâncias artificiais e enchimentos. Por isso, sempre compre em casas de produtos naturais que você confia e leia o rótulo, pois um óleo essencial precisa ter o nome científico descrito no rótulo.

Texto traduzido e adaptado de Natural Living Ideas.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

5 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: