Entretenimento

8 festivais pelo mundo que celebram o início da primavera

destaque

E a estação mais florida começa dar o ar da graça aqui no Brasil! Após um período cinzento e de cores em tons frios do inverno, a primavera chega com suas cores e perfumes. No Brasil não temos uma festa específica para comemorarmos a chegada dessa estação ou um festival que aconteça durante a primavera, mas em países por esse mundão afora, a estação é comemorada em belíssimos eventos.

Então vamos fazer um tour por alguns desses festivais:

1. Holi Festival – Índia

tumblr_nhetedBLW91ttjauto2_1280

Pessoas felizes, encharcadas e cobertas de cores vivas, é esse o clima que você vai encontrar nesse festival anual que acontece na Índia.

Holi, o festival das cores, é um dos mais antigos festivais hindus, ele acontece na primavera e celebra o fim dos dias sombrios do inverno. Durante o festival pessoas cantam, dançam, acendem fogueiras e, o que mais configura o festival, jogam água e pó colorido uns nos outros.

2. Hanami – Japão

Hanami

O florescer das cerejeiras marca o fim do inverno e o início da primavera no Japão.

Hanami (contemplação das flores), é uma antiga tradição japonesa preservada até hoje. Famílias e pessoas saem às ruas para contemplar as flores de cerejeiras. Em muitos locais as árvores recebem iluminação para ficarem visíveis durante a noite.

[Festivais multiculturais para quem não gosta de carnaval]

A flor de cerejeira é conhecida como flor da felicidade. Esta permanece nas árvores em média de 2 a 3 semanas, após este tempo suas pétalas soltam-se com o vento criando lindos tapetes. O florescer da cerejeira inicia em março no sul, em Okinawa e termina em abril no norte em Hokkaido.

3. Mohácsi Busójárás – Hungria

Mohácsi Busójárás

Realizado em Mohács, para comemorar o início da primavera, este é o mais antigo carnaval da Hungria. Os homens, conhecidos como Buso, chegam de barco no rio Danúbio caracterizados para o festival. Eles usam máscaras aterrorizantes de madeira cobertas com chifres, peles de ovinos e chocalhos. O festival é acompanhado de carros alegóricos e, ao final, danças selvagens são realizadas ao redor de uma fogueira.

A UNESCO reconhece esse festival como patrimônio mundial.

4. Shibazakura – Japão

Shibazakura

E o Japão aparece novamente na nossa lista. Ao pés do Monte Fuji acontece esse festival lindo entre os meses de abril a junho, primavera no Japão.

A planície próxima ao Monte Fuji, que fica a três quilômetros ao sul do Lago Kawaguchiko, fica coberta de um tapete de “flores musgos”, parecendo uma grande colcha de retalhos naturais nas cores rosa, magenta e branco.

5. Songkran -Tailândia

Songkran

Este não é um festival que celebra a primavera, mas acontece durante a primavera. Songkran celebra o ano novo pelo calendário tailandês.

Durante os 3 dias de comemoração (geralmente entre 13 e 15 de abril) as pessoas saem às ruas e dentre todas as festividades jogam água uns nos outros. A água, de acordo com as crenças do país, significa purificação e como o festival comemora a vinda de um ano novo, as pessoas jogam água umas nas outras no meio da rua. Há, também, desfile de elefantes com pinturas e adereços.

[15 extraordinários festivais que você deveria conhecer]

6. Falles – Espanha

 

Festival em que se comemora o início da primavera em Valência. Milhares de pessoas se voltam para uma semana com muita fogueira e fallas, as figuras satíricas feitas com papel machê.

A semana começa com procissões para homenagear São José e termina com a queima das fallas nas fogueiras.

7. Whuppity Scoorie – Escócia

Whuppity Scoorie

Depois de longos seis meses de inverno em Lanark, no dia primeiro de março, para comemorar a aproximação da primavera, as crianças saem às ruas e esperam em frente a igreja local St Nicholas, onde as seis horas da tarde o sino é tocado. Este é o sinal para que as crianças comecem a correr em volta da igreja no sentido horário e com bolas de papel girando a cima de suas cabeças. Após 3 voltas elas disputam por moedas lançadas pelo Conselho da Comunidade que sedia o evento.

Este é um festival datado desde o século 19. A crença é de que esse festival livre a cidade e os moradores dos maus espíritos do inverno.

8. Floriade – Austrália

Floriade

Todo ano, desde 1988, acontece na Austrália esse festival cheio de flores. Uma equipe especializada em jardinagem e voluntários, com o apoio de patrocinadores locais e nacionais, constroem para o festival um lindo e enorme jardim.

A exposição colorida conta com mais de um milhão de flores plantadas na área urbana de Parkland. O festival também inclui concertos, exposições de arte, oficinas de hortícolas e outras atividades recreativas.

Print Friendly
Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma metamorfose ambulante que acredita num mundo melhor e em um ser humano vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Atualmente, está aprendendo a ser vegetariana e estudando sobre sustentabilidade. Diz que quer viver fazendo o que gosta e que ajudar o próximo é uma atitude nobre. Um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: