Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
EntretenimentoFilmes e Documentários

7 lições para se aprender com o filme “A vida secreta de Walter Mitty”

hero

Sabe aquele filme para assistir quando está prestes a viajar ou quando seu dia foi mais ou menos? Esse é o filme! A vida secreta de Walter Mitty é um filme que te traz esperanças, que te deixa alegre, que te faz acreditar ainda mais nos teus sonhos e no teu potencial. Além de ter uma excelente fotografia e trilha sonora. Recomendo para todos e para todas as idades!

Ps.: Texto com spoilers, se não se importa com isso pode continuar lendo.

Walter Mitty (Ben Stiller) é o gerente da área de fotografia da revista Life. Ele também é o responsável por selecionar os negativos e revelar as fotos do brilhante fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn). Até que certo dia, o negativo 25, que seria a ultima foto de capa da revista, desapareceu. E é aí, que o cara que vivia uma vida rotineira, sem novidades e apagada se lança numa grande aventura pelo norte do globo terrestre em busca desse negativo.

Entre ser quase comido por um tubarão, fugir de um vulcão em erupção, descer de longboard uma rodovia aos pés das montanhas na Islândia e subir as montanhas do Himalaia podemos aprender muito com Walter e sua história. Então vamos às lições:

1.  A vida é para viver, não para sonhar

Primeiramente, não estou dizendo para não sonhar, mas mais importante do que sonhar é poder realizar seus sonhos. Não importa se eles sejam bobos ou impossíveis. Sonhe e vá atrás de seus sonhos, acredite no impossível. Walter era um grande sonhador, mas precisou que algo externo o levasse a realizar seu grande sonho de viajar. Seja diferente e permita que seu interior o leve para onde ele anseia.

A mente tem a mania de criar obstáculos para destruir os sonhos. Perceba esses obstáculos que ela cria e os transforme em desafios a serem enfrentados que o impulsionarão à concretização do seu sonho. Olhe eles de uma perspectiva que os façam serem tão pequenos e fáceis de transpô-los.

8b9895cfcb69dc0cb52b9ba27cfadbca

2.  Tenha coragem, saia da zona de conforto

Tenha coragem de dar o primeiro passo, de não se importar com o que os outros digam, de ser você mesmo. Muitas pessoas esbarram na concretização do sonho por falta de coragem.

Sim, é difícil sair da zona de conforto, como era para Walter largar o emprego e viajar. Mas perceba, um emprego não é garantia de nada, Walter estava prestes a perder o seu. Vivemos numa pseudosegurança mesclada com a zona de conforto, e a coragem de sair do status quo é a que falta para viajar, mudar-se de cidade, começar um negócio próprio, viver de forma mais simples e sustentável, e tantas outras infinidades de sonhos que as pessoas têm.

[Vida] é sobre coragem e ir para o desconhecido” – Cheryl Melhoff

3.  Explore o mundo ao seu redor

Walter viajou por vários países nortenhos e para as montanhas do Himalaia. Ele saiu do EUA e foi tão longe para explorar o mundo.

Mas será que é preciso ir tão longe para isso? Olhe ao seu redor. Quantos lugares ainda não conheceu em seu bairro, em sua cidade e em seu estado? Quantos lugares lindos e tão perto?!

Comece a explorar ao seu redor, abra os olhos e, realmente veja o que está tão próximo de você e que antes passava despercebido.

“Coisas bonitas não pedem atenção.” – Sean O’Connell

169900a78b5265d931219ae937915de0

4.  Seja o presente

 

– Walter Mitty: Quando que você vai fotografar?

– Sean O’Connell: Às vezes eu não sei. Se eu gosto de um momento, para mim, pessoalmente, eu não gosto de ter as distrações da câmera. Eu apenas quero ficar nele.

– Walter Mitty: Ficar nele?

– Sean O’Connell: Sim. Ali. Bem aqui.

Este é um diálogo entre Walter Mitty e Sean O’Connell no topo das montanhas do Himalaia no momento em que O’Connell ia fotografar um raríssimo leopardo das neves.

Esse é um dos diálogos e momentos do filme que mais gosto. Ele fala de estarmos presentes no aqui e no agora, e vivermos o momento. Muitas vezes, nas viagens levamos a câmera ou mesmo o celular e nos preocupamos em registrar aquele pôr do sol ou aquela paisagem, mas no fim não vivemos esses momentos, por estarmos demasiados preocupados apenas em fotografar.

5.  Você já tem tudo o que você está procurando

Esse filme nos faz lembrar que tudo que precisamos está dentro de nós mesmos. É só olhar para dentro e encontraremos todas as respostas.

Tudo que eu preciso está dentro de mim. Não busque suas respostas longe de ti. Permita-se olhar para dentro perceba que as respostas estavam na mesma fonte das perguntas.

bc1367a06e93f545a8c1708dc6d2eb91

6.  Não é tarde demais para começar a ser a pessoa que você quer ser

Walter Mitty realizou seu grande sonho com mais de 30 anos e depois de longos anos numa empresa. Desconstrua o pensamento de que como você já não é mais novo não pode ser você mesmo e não pode correr atrás do que quer.

Nunca é tarde para sonhar e recomeçar.

Então, não desista de você porque você já tem uma carreira estável ou pela sua idade. Recomece quantas vezes precisar. Experimente e viva!

7.  Viver

O filme toca o coração de quem o assiste e o principal sentimento que fica pós filme é o de VIVER!

Viva o momento, viva a vida. Mas viva de verdade, com sentimentos e sem nenhuma distração.

470ed413413d3bc3ee489bf3101003ea

 

E como falei lá no começo, esse filme tem uma fotografia e trilha sonora incrível!! Confira a playlist aqui.

Agora assista ao filme e recarregue suas esperanças, seus sonhos, sua vontade de viver. E, se já assistiu ao filme nos diga sua opinião sobre ele.

Título: A vida secreta de Walter Mitty

Lançamento: outubro de 2013

Direção: Ben Stiller

País: EUA

Gênero: Aventura, comédia dramática

Duração: 1h54min

Trailer:

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos