Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
EntretenimentoFilmes e DocumentáriosViagem

7 Filmes sobre experiências pessoais em viagens

bIn the movie "Tracks" the character of Rick Smolan (played by Adam Driver) photographs a reluctant Robyn Davidson (played by Mia Wasikowska) at Ayers Rock. (Photo by Matt Nettheim/Courtesy of SeeSaw Films)

E que tal assistir um filme hoje? Pensando nisso trago 5 indicações de filmes que falam de encontro consigo mesmo, viagem e trilha.

Cada um vai te envolver de uma maneira encantadoramente diferente e você será uma pessoa diferente depois de assisti-los. Ou, pelo menos, começará a pensar em sobre alguns aspectos de suas vidas que antes estavam adormecidos. Então, vamos aos filmes!

 1 – Livre (Wild – 2015)

2

Este é um filme baseado no livro “Livre – Uma jornada de uma mulher em busca do recomeço” escrito por Cheryl. É a história real dela.

Este é um filme para você se perceber como pessoa, que possui problemas, que às vezes as válvulas de escape desses problemas só geram mais problemas, que é necessário parar e se analisar. Claro que você não precisa também fazer uma trilha para resolver todos esses problemas, o foco não é esse. O foco é você parar, analisar e ver o que pode começar a fazer para melhorar.

E para quem pretende fazer um mochilão por aí, este é um filme que não é utópico, ele mostra os momentos ruins e bons, e que você pode fazê-lo com companhias ou não.

2 – Na natureza selvagem (2007)

1

O que dizer desse filme tão profundo e encantador?! Este conta a história de Christopher McCandless, um jovem de 22 anos que num ato de deixar a sociedade e alguns de seus problemas para trás decide fazer uma viagem pelo EUA com destino ao Alasca. Porém ele não vai tão preparado para a viagem e também decide não levar dinheiro algum. Vai vivendo com a ajuda das pessoas que encontra e do trabalho que vai conseguindo no meio da viagem. E se ele chega no Alasca? Só assistindo o filme pra descobrir.

PS.: Este foi o filme que me fez acordar do estado de dormência em que me encontrava.

3 – Sete anos no Tibet (1997)

4

Este é um filme que fala sobre o egoísmo se transformando em generosidade. Heinrich Harrer (Brad Pitt), um alpinista famoso, deixa sua família e vai praticar seu esporte no lugar errado e na época errada. No Tibet e em época de guerra, Harrer é considerado um inimigo e se torna prisioneiro. Mas um encontro e o convívio com uma pessoa, o Dalai Lama, o faz repensar em suas atitudes.

PS.: Particularmente, a situação com as minhocas foi algo inesperado e de grande ensinamento pra mim.

4 – The Drifter (2009)

5

Este é um filme que já foi postado aqui no site. Mas que vale a pena ser lembrado nessa lista. O famoso surfista Rob Machado faz uma viagem pela Indonésia em busca de paz de espírito, respostas e muito surf.

Esse filme é fantástico, pelas belas imagens e pela trilha sonora. O contato com a natureza e com as pessoas nativas de lá também são momentos lindos de se ver e de se imaginar.

5 – Comer, Rezar e Amar (2010)

6

Imagine-se como uma pessoa com quase 30 anos, tendo tudo que uma pessoa de sucesso tem: casa, companheiro(a) e emprego. Você se sentiria feliz e completo(a) com tudo isso?

Elizabeth Gilbert não se sentia feliz. Ela era uma pessoa triste, confusa e com uma lacuna dentro de si. E o que ela fez? Divorciou-se e começou a namorar outro cara. Mas mesmo assim não se sentia feliz. E é nesse momento que ela resolve largar tudo que é material, demite-se do emprego e deixa seu namorado para fazer uma viagem em busca de si mesma. Ela estuda gastronomia em Roma, começa a elevação espiritual na Índia e encontra o verdadeiro amor em Bali.

6- Kon Tiki (2012)

b

A primeira impressão diante deste filme pode ser negativa, especialmente para quem espera uma abordagem realista. Sabendo que a expedição do título foi real, e que já deu origem a um documentário, a nova versão fictícia surpreende pelo tom mágico: um pesquisador obstinado, Thor Heyerdahl  decide provar ao mundo inteiro que o sudeste da Ásia foi colonizado pelo leste (partindo do Peru, mais especificamente), e não pelo oeste, como diziam os livros de História. Para isso, decide se lançar em uma aventura suicida, fazendo o mesmo trajeto que teriam feito os peruanos sobre uma pequena jangada precária, cercado por uma tripulação inexperiente.

7- Tracks (2013)

egali-intercambio-mulheres-viajantes-tracks

Mais um filme baseado em uma história real. Em 1977 Robyn Davidson atravessou o deserto australiano de camelo, acompanhada por um fotógrafo do National Geographic, Rick Smolan. Robyn não só supera dúvidas sexistas como traz ao mundo uma reflexão sobre o racismo sofrido pelo povo aborígene.

Espero que, pelo menos, um desses filmes desperte o seu “eu” adormecido lá dentro e faça repensar na vida que está levando. Se você está bem e feliz ou se precisa “acordar”. E pra quem já está com seu “eu” acordado que aproveite essas indicações para dar mais combustível para esse encontro consigo mesmo.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi

Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

6 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos