dia das mães

O Dia das Mães é uma data muito especial. É quando a agradecemos por nos ter dado a educação e amor que hoje possuímos. Claro que isso pode e deve ser feito todos os dias, mas esse é dedicado exclusivamente à ela. Para isso, um dos gestos que mais vemos é o ato de presentear essa mulher tão especial.

Então, que tal esse ano fazer algo diferente? No caso, fazer seu próprio presente. Dessa forma, você estará dedicando seu tempo e estará colocando todo o amor em algo que depois ela vai usar. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 presentes naturais que você pode fazer. Assim, além de ser um presente feito por você ele vai ser livre de substâncias industrializadas.

Confira!

1. Bálsamo labial

bálsamo

Com esse bálsamo sua mãe vai manter os lábios hidratados e livres de substâncias químicas.

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de cera de abelha;
  • 1 colher (sopa) de manteiga karité;
  • 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doces;
  • 10-15 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Como fazer:

Em uma tigela de vidro resistente ao calor ou em uma panela esmaltada, coloque a cera de abelha, a manteiga karité e o óleo de amêndoas. Se você usou a tigela leve em banho-maria, se usou a panela leve direto ao fogo. Nos dois casos mexa até derreter. Após o derretimento, retire a panela ou a tigela do banho-maria e espere esfriar um pouco e acrescente o óleo essencial, porém faça isso antes de solidificar. Em seguida, coloque o bálsamo em pequenos potinhos e deixe descansando em um lugar que tenha sombra e seja ventilado até solidificar. Agora é só presentear sua mãe!

Leia mais: Faça você mesmo: maquiagem à base de produtos naturais

2. Tratamento com lavanda para os pés

óleo para os pés

Quando o assunto é cuidado com os pés e mãos é sempre bom ter um bom líquido para massagear e deixá-los bem cheirosos. Por isso presenteie sua mãe com um líquido de tratamento feito de lavanda.

Você vai precisar de:

  • ½ copo de lavanda seca;
  • ½ copo de sálvia cortada;
  • 8 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 2 copos de água.

Como fazer:

Pegue uma panela de esmalte e coloque a água, a lavanda e a sálvia. Coloque a panela no fogão e deixe cozinhando em fogo médio por 20 minutos. Após isso, retire do fogo e coe o líquido. Os resíduos sólidos podem ir para o lixo orgânico ou para a composteira. Deixe o líquido esfriar um pouco e acrescente o óleo essencial. Agora é só guardar em um vidro de cor escura e está pronto!

3. Máscara de hidratação para o cabelo

máscara de abacate

Cabelos precisam de hidratação. Nada melhor do que usar uma máscara de hidratação feita com produtos naturais. Confira o passo a passo do preparo da máscara:

Você vai precisar de:

  • ½ abacate;
  • ½ banana;
  • 1 ovo batido;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva.

Como fazer:

Coloque a banana e o abacate no liquidificador ou processador e triture até ficar um creme. Adicione o ovo batido e o azeite e mexa até ficar bem homogêneo. Agora é só guardar em um pote.

Essa máscara é indicada para cabelos secos. Aplique a máscara no cabelo e deixe agindo entre 15 e 30 minutos, depois é só enxaguar com água e lavar o cabelo normalmente.

Leia mais: Argila – a beleza que vem da natureza!

4. Óleo hidratante corporal

óleo hidratante

Dê um óleo hidratante presente para sua mãe para que ela possa cuidar da pele e mantê-la macia.

Você vai precisar de:

  • 1 copo de pétalas de rosa esmagadas;
  • 1 copo de óleo de amêndoas doces;

Como fazer:

Pegue um frasco de vidro e coloque dentro dele as pétalas de rosa esmagadas e as cubra com o óleo. Tampe e deixe descansando durante uma semana antes de dar de presente.

5. Máscara facial de abóbora e mamão

máscara de abóbora

Deixe o rosto da sua mãe bem hidratado com essa máscara natural de abóbora e mamão.

Você vai precisar de:

  • 470g de abóbora cozida e em consistência de purê;
  • ⅔ copo de mamão papaia esmagado;
  • ½ colher (sopa) de mel;
  • ½ colher (sobremesa) de açúcar mascavo (opcional).

Como fazer:

Em uma bacia coloque a abóbora, o mamão e o mel. Mexa bem até tudo ficar homogêneo e coloque em um pote com tampa. Está pronto!

Para usar aplique no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar com água.

Se sua mãe tem a pele seca, é possível acrescentar o açúcar mascavo na máscara e aí temos um creme que também é esfoliante.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos para que mais mães possam receber presentes naturais nesse tão especial para elas.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.