Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
ReflexõesVida Natural

5 pontos a se considerar quando pensar em morar no campo

1

 

Sair da cidade e ir morar no campo tem sido o sonho de muitos atualmente. Seja para tentar fugir da violência e estresse ou por querer uma vida mais saudável, tranquila e sustentável ou por tudo isso.

Quando se tem filhos, aumentam as preocupações com o bem estar deles e com o tempo que se dispõe para estar junto deles. E por isso, morar no campo ou numa cidade pequena no interior pode ser uma ótima opção. Assim, as crianças terão mais contato com a natureza, ar puro, mais segurança, liberdade e uma alimentação mais saudável. Além de terem mais tempo com os pais.

Tudo parece ótimo, mas alguns aspectos, dentre outros, devem ser considerados antes de tal decisão ser tomada, principalmente quando se tem filhos.

1. O quão longe da cidade você quer viver?

Casa de campo

Não muito longe, talvez em um sítio nos arredores, por exemplo e manter o emprego na cidade… Esta pode ser uma opção, mas terá que aceitar fazer quilômetros todos os dias.

Ou mudar para uma cidade pequena no interior. E aí mudar de emprego.

Ou trabalhar no campo ou do campo, conforme a profissão ou a mudança de profissão que você quer.

2. De onde virá o dinheiro para o sustento da família?

Família passeando

Se sua profissão permite trabalhar remotamente ou de maneira independente, então esta poderá não ser uma mudança tão difícil.

Mas se este não for o seu caso, poderá pensar em começar algo novo, como investir na agricultura. Ou até mesmo viver sem dinheiro. Acredite, há quem consiga…

[A verdade sobre a moda de viver no campo]

3. A escola

Criança brincando

No caso de não ser você a alfabetizar os seus filhos, precisará estar próximo a uma escola. O que influenciará a escolha do lugar onde você irá viver.

4. Saúde

Plantas medicinais

Se você não for médico(a) ou enfermeiro(a), deverá ter acesso fácil a um serviço de saúde, bem como alguns medicamentos em casa, como antitérmicos, histamínicos, xaropes, entre outros. Já que a farmácia poderá ficar longe.

[Ervas medicinais – colheita e secagem]

5. Tecnologia

Home Office

No caso de querer manter o acesso à internet e à TV, deverá verificar se há disponibilidade destes serviços onde irá morar. E até mesmo sinal para o telefone celular.

Estes são apenas alguns dos muitos pontos a considerar antes de tomar a decisão de ir morar no campo. No entanto, tudo dependerá do quanto você está preparado para uma mudança radical ou não. E de como você quer criar seus filhos.

Mas sem dúvida que a vida fora das grandes cidades pode ser a melhor escolha para uma vida saudável e mais feliz para as crianças.

Uma sugestão de um filme que aborda este tema é “Capitão Fantástico”, vale a pena assistir.   

Vivian Ribeiro
escrito por:Vivian Ribeiro
Graduada em Comunicação Social, Publicitária “aposentada”, gaúcha e mãe cidadã do mundo. Sem medo do novo e de ir atrás do que sinto e acredito, enfrento a realidade de que para toda a escolha abriremos mão de algo… Morei em Portugal por oito anos e estou há cinco anos no Oriente Médio, Qatar. Acredito no amor transversal a todos os seres como solução e ajuda para uma vida melhor. E que o objetivo de nossas vidas possa ser resumido a uma frase de Fernando Pessoa, que diz mais ou menos assim: “Somos todos anjos de uma só asa. E somente abraçados podemos voar".

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos