EntretenimentoViagem

5 motivos científicos para tirar férias

001

 Tá difícil dar uma pausa no trabalho e nos estudos? Então é melhor você se virar e arranjar tempo para descansar seu corpo e mente. Por uma questão de saúde.

Não é exagero. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh acompanharam 12 mil homens durante os anos de 1992 a 2000. Todos eles faziam parte de um grupo com alto risco de desenvolver algum tipo de doença cardíaca. Quem que não costumava tirar férias pelo menos uma vez ao ano corria 32% mais risco de morrer de infarto. Aliás, segundo a pesquisa, essas pessoas estavam realmente mais perto da morte – tinham um risco 21% maior de falecer por qualquer outra causa.

 002Essa melhora na saúde se deve ao gostinho de felicidade e paz que as férias trazem. Na Holanda, pesquisadores analisaram os índices de felicidade de 1,5 mil cidadãos. Entre eles, 1 mil tiraram um descanso e realmente ficaram mais felizes… mas só até o fim das férias. De qualquer forma, já é um refresco para o corpo – e suficiente para manter a sanidade nos meses seguintes.

Mas, calma, isso não quer dizer que as férias não são assim tão boas. Em 2006, a Alertness Solutions, uma empresa de consultoria científica, convidou 15 passageiros, que voavam de férias dos Estados Unidos até a Nova Zelândia, para uma pesquisa. Eles usaram um dispositivo eletrônico no pulso, que iria monitorar a quantidade e qualidade do sono, 3 dias antes e 3 dias depois da viagem. Depois de alguns dias de férias, as pessoas ganhavam uma hora extra de sono de qualidade. E o reflexo melhorava até 80%. Quando voltavam ao trabalho, aquela hora extra de sono virava só 20 minutos. Ainda assim, os momentos de sono profundo eram maiores do que antes da viagem.

Outra coisa, você vai trabalhar muito melhor depois de um descanso. Foi o que aconteceu com os holandeses. Diz a pesquisa que, depois das viagens de férias, os trabalhadores melhoraram o desempenho no serviço em até 25% (mas tirar só dois ou três dias não vai ajudar em nada). E quer saber mais? Você ainda vai ter menos desentendimentos com os colegas de trabalho, além de diminuir os erros e os momentos de raiva – é o que diz um estudo do Families & Work Institute.

É, uma delícia. Mas você ainda está longe de curtir a vida mansa? Não se preocupe, é só pensar na próxima viagem. A dica é daquela mesma pesquisa dos holandeses: só o fato de planejar as próximas férias deixava os participantes bem mais felizes… por até 8 semanas!

00

E aí, pronto para as próximas férias?

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos