Horta OrgânicaSustentabilidade

5 melhores vegetais para cultivar em canteiros elevados

canteiros elevados

Cultivar legumes em canteiros são uma oportunidade para qualquer pessoa, que dispõem de um espaço, fornecer alimentos saudáveis para sua família. Os canteiros levantados podem ser criados no chão, empilhando solo de alta qualidade, composto e outros materiais orgânicos, ou colocados dentro de uma estrutura ou contêiner no solo. Uma grande variedade de vegetais se dá bem em canteiros elevados. Muitas pessoas acham que os canteiros elevados são a melhor maneira de cultivar.

7 benefícios dos canteiros elevados

1. Camas levantadas são versáteis

Como mencionado acima, as camas levantadas oferecem muita flexibilidade. Onde quer que um jardim tradicional possa ser colocado, um canteiro elevado também pode ser colocada. Você também pode colocar um canteiro elevado em um pátio, telhado ou deck. A versatilidade dos canteiros permite que muitas pessoas forneçam alimentos frescos para sua família, seja na cidade ou no campo. Os canteiros levantados podem ser construídos com qualquer tipo de materiais, incluindo madeira, tecido ou aço.

2. Acessibilidade

Os canteiros elevados podem ser construídos para as pessoas que têm dificuldade em se curvar ou estão em uma cadeira de rodas. Essa acessibilidade torna a jardinagem possível para todas as pessoas, independentemente das suas limitações.

3. Qualidade do solo

Quando você cultiva plantas em um canteiro elevado tem muito mais controle sobre a qualidade do solo do que quando cultiva em canteiros convencionais. É possível encher o canteiro com material orgânico rico, perfeito para cultivar plantas saudáveis. Além disso, não andar sobre o solo ao redor do canteiro ajudará a evitar que ele se torne compactado.

4. Temperatura do solo

O solo em um canteiro elevado aquece mais rápido que no convencional. Isso significa que você pode começar o plantio no início da primavera. Ao cobrindo seu canteiro elevado com plástico preto permitirá que o sol para aquecer ainda mais o solo. Você pode até converter seu canteiro para um ambiente mais frio, onde pode cultivar legumes muito cedo, se não durante todo o ano, dependendo de onde você mora.

Leia mais: 10 Países com maior quantidade de terras voltadas à agricultura orgânica

5. Controle de pragas

Construir um canteiro que fica acima do chão pode ajudar a manter certos animais fora do alcance das plantas, como coelhos e galinhas. Você também pode adicionar telas aos seus canteiros para evitar que os pássaros comam as plantas. Além disso, o solo de maior qualidade, geralmente, significa que as plantas terão uma defesa mais forte contra pragas comuns.

6. Maior rendimento

Na transição do canteiro convencional para o elevado, nota-se um aumento do tamanho da colheita. A previsão é que a quantidade de produto pode aumentar em até 10 vezes, em relação a um canteiro convencional de mesmo tamanho.

7. Manutenção

É muito mais fácil manter um canteiro elevado livre de ervas daninhas do que um canteiro convencional. Não há necessidade de uma enxada grande, um garfo de jardinagem simples ou até mesmo apenas suas mãos podem fazer o trabalho para manter o local livre de ervas daninhas. Construir um sistema de irrigação por gotejamento para os canteiros elevados e manter as plantas uniformemente úmidas torna-se super fácil.

canteiro elevado

Como escolher os melhores legumes para cultivar em canteiros elevados

Ao cultivar em um espaço menor, tenha em mente essas dicas ao escolher o que você plantará:

  1. Plante o que você gosta: Primeiro e acima de tudo, você deve cultivar plantas que você gosta de comer. Por exemplo, se você não gosta de tomates, não cultive tomates.
  2. Plante o que é caro: depois de ter determinado o que gosta de comer, pense em cultivar vegetais que custam mais na loja. Isso ajudará a manter seu orçamento alimentar baixo.
  3. Cultive algo diferente: cultive algo que você goste, mas que seja único e difícil de encontrar no supermercado.

5 Melhores vegetais para cultivar em canteiros

Aqui estão algumas plantas para cultivar em canteiros:

1. Alho

O alho também é um membro da família da cebola. Um dente plantado resulta em um bulbo inteiro de alho. Ele pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. De fato, algumas pessoas relatam que ele proporciona uma melhor  regulação da pressão arterial do que os seus medicamentos. Alho também contém quatro ingredientes poderosos: vitamina C, vitamina B6, manganês e selênio. Alho tem propriedades analgésicas que ajudam a aliviar a dor e propriedades antibacterianas para manter a deterioração sob controle.

alho

Leia mais: 14 Plantas que podem ser cultivadas na água

2. Beterraba

Beterrabas são uma adição saborosa a um canteiro elevado. Elas podem até ser cultivadas durante todo o inverno em muitos estados mais quentes. A beterraba preferem clima frio e melhor quando plantadas no início da primavera. Elas se dão melhor quando plantadas em canteiros elevados que são de 20 a 30 centímetros de altura. A beterraba também prefere o solo arenoso.

Em relação às suas propriedades, ela contém vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico forte. Além disso, possuem uma boa quantidade de potássio, que é essencial para o bom funcionamento dos nervos e músculos e manganês, que ajuda os ossos, rins, pâncreas e fígado a permanecerem saudáveis.

A beterraba também mantém a pressão sanguínea regulada e ajuda a desintoxicação do corpo. A coisa boa sobre a beterraba é que você pode colher e comer tanto a beterraba em si, bem como os talos e folhas, que são ricos em antioxidantes.

beterraba

3. Alface

Alface de todos os tipos prosperam com facilidade em no ambiente de solo aberto, em canteiros elevados ou em vasos. Elas crescem bem a partir da semente semeada diretamente na cama. É importante regá-las bem.

A alface cresce rapidamente e é ideal plantar entre pimentas, tomates, berinjela, couve-flor e brócolis. Os poderosos antioxidantes da alface ajudam a baixar os níveis de colesterol, promovem o sono regular, reduzem a inflamação, protegem os neurônios e podem prevenir o aparecimento de problemas graves de saúde, como o câncer.

alface

4. Chalotas

Chalotas são um membro da família da cebola (Allium), porém com um sabor mais sutil. Elas se dão muito bem em lugares com pouco espaço. Quando você planta um bulbo novo, ele floresce em quatro ou cinco chalotas. Apesar de seu pequeno tamanho, os benefícios para a saúde dessas cebolas são bastante impressionantes. Elas não só podem reduzir o colesterol, mas também reduzir a pressão sanguínea, equilibrar o açúcar no sangue, melhorar a circulação, ajudar na digestão e são antifúngicas, antibacterianas e antivirais. Algumas pesquisas mostraram que podem impedir que certos tipos de câncer se desenvolvam. Experimente cebolinha caramelizada para um deleite delicioso.

chalota

5. Cenouras

Nenhum canteiro elevado estaria completo sem algumas cenouras. As cenouras crescem melhor em canteiros onde o solo é solto e há aeração adequada. Um canteiro elevado com pelo menos 30 centímetros de profundidade é ideal para cenouras com solo bem drenado. Elas gostam de um dia cheio de sol, mas podem crescer bem com 4 horas de sol quente. Plante sementes 2 a 4 semanas antes da sua última geada. Se você mora em áreas mais quentes, pode semear novamente em meados do verão para uma colheita de outono.

cenoura

Como construir um canteiro elevado

Os canteiros elevados podem ser construídos com vários materiais, incluindo madeira, concreto, tijolos e blocos de concreto. Você pode até mesmo criar um canteiro elevado usando uma banheira velha ou uma cômoda virada para cima .

Se você quer construir o seu canteiro elevado, confira abaixo um vídeo que mostra como é fácil fazer eu próprio canteiro elevado:

Gostou? Então não esqueça de compartilhar para que seus amigos também possam ter acesso a alimentos produzidos em casa.

Imagem de capa e tradução adaptada de Natural Living Ideas.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta