Faça Você MesmoSustentabilidade

5 ideias simples para levar mais vida a lares sem jardim

5696ae88d6397_crop

Nas grandes cidades, muitas vezes as casas e os apartamentos são pequenos e não têm pátio, varanda ou terraço. Isso pode te levar a pensar que ter plantas, além de um potinho pequeno na janela da cozinha, seria impossível. No entanto, isso não é totalmente verdadeiro. Existem plantas que podem crescer em ambientes fechados, em pequenos vasos, e também existem técnicas para cultivar plantas e vegetais em terrários, usando a hidroponia ou culturas verticais, que são mais do que capazes de gerar um belo jardim, mesmo em um espaço reduzido. As idéias a seguir podem ajudar você a bolar um novo projeto para sua casa:

1. Horta invertida

Quando você pensa que não têm lugar para ter plantas, pense direito… talvez você esteja esquecendo um espaço que pode estar disponível. O TETO! As plantas podem crescer para baixo da mesma forma como o fazem a partir da base para cima. Apenas plante-os em um recipiente concebido para que a terra não caia, você também pode fazê-lo em recipientes de plástico perfurando seu fundo para que os ramos tenham espaço para crescer. É uma boa ideia para colocar vasos com aromáticas na cozinha e ter um jardim suspenso.

Se você já é um jardineiro experiente, clique e veja aqui um belo exemplo com a horta mais produtiva do mundo

2. Jardim Vintage

Essa é tão simples como plantar pequenos vasos dentro de casa, mas com uma ideia de aproveitar aquelas latas e rótulos mais bacanas e vintages que você tem em casa. Assim, o jardim é mais sustentável e cheio de estilo, além de que pode combinar com a decoração da cozinha.

3. Jardim em um copo

Para pequenas casas, jardins em miniatura são uma boa opção. Algumas plantas que não necessitam de regas frequentes, tais como plantas suculentas e cactos, podem crescer em canecas sem precisar ser perfuradas. Ou você pode fazer um buraco no fundo da xícara, usando-a sobre um pires, utilizado para recolher águas residuais. O limão é uma planta que pode germinar em um copo pequeno, basta colocar a semente na terra, perto de uma janela.

Quer produzir vegetais em casa e não tem espaço? Veja como produzir brotos e germinados facilmente clicando aqui

4. Jardins verticais

Jardins verticais são grandes soluções para pequenos espaços, e embora sejam frequentemente dispostas ao ar livre, dentro de casa também ficam perfeitos.  Aqui você pode ver 12 ideias de jardins verticais , tanto para jardins e varandas como para o interior.

5. Terrário

Terrários são compostos por plantas que crescem em pequenos frascos e nem sequer precisam de regas frequente.  Eles são escolhas ideais se você tem espaço mas não tem tempo para cuidar de um jardim exigente. Fazendo a escolha certa das plantas e você pode ter um lindo e verdejante jardim em, praticamente, qualquer lugar.

Aprenda também a produzir alho dentro de casa clicando aqui

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: