Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
AlimentacãoSaúdeVida Natural

5 motivos para incluir os cogumelos no seu cardápio

mushrooms-756406_1920

Existe uma grande variedade de cogumelos, desde os perigosos para a ingestão até os que compõem desde trips psicodélicas até pratos deliciosos. A variedade é tanta que pesquisas ainda estão sendo feitas para saber quais nutrientes estão presentes nesses pequenos fungos. Mas as que já foram feitas sobre alguns tipos de cogumelos mostram que eles são ricos em nutrientes.

No Brasil, as pessoas não têm o hábito de utilizá-los na alimentação, ao contrário do que acontece na Europa. Lá é mais fácil comprar kits prontos para a frutificação dos cogumelos e assim poder cuidá-los de colhê-los em casa. Ou mesmo para comprar no mercado é mais fácil do que aqui no Brasil. Dentre as inúmeras variedade comestíveis que existem, aqui no Brasil as mais conhecidas e utilizadas na culinária são: o champignon, o shitake e o shimeji.

(Compre seu kit de cultivo de cogumelo clicando aqui –> Cogoo)

A produção e o consumo de cogumelos no Brasil está crescendo. Mas mesmo assim a procura ainda é baixa. Esses fungos são excelentes fontes de nutrientes para o corpo humano. Alguns dos seus nutrientes são encontrados em poucos lugares além dos cogumelos. Falando em nutrientes, vamos saber quais nutrientes podemos encontrar nesses fungos e que nos fazem tão bem para a saúde.

1. O quinto sabor

 

Na culinária encontramos diversos ingredientes que compõem os pratos, mas todos estes pratos e alimentos são classificados em quatro gostos: doce, salgado, azedo e amargo. E o cogumelo, em qual gosto se encaixa? No quinto gosto.

O umami é o quinto gosto, alimentos com esse gosto apresentam o aminoácido glutamato e os nucleotídeos guanilato e inosinato. Esses dois compostos são muito importantes para o organismo. Os aminoácidos são as moléculas que formam as proteínas. Enquanto que os nucleotídeos são compostos indispensáveis para o metabolismo e reprodução das células.

Outros alimentos que deixam o gosto de umami é o tomate, queijo parmesão e carnes.

O umami, por ter um sabor robusto, nos possibilita usar menos sal nos pratos e assim, contribui com a saúde sem perder sabor.

[saiba como retirar pigmentos de fungos para tingir roupas]

2. Rico em ácido fólico

O ácido fólico é também conhecido como vitamina B9. Essa vitamina tem várias funções para o corpo humano, dentre elas: manter a saúde do cérebro, fortalecer o sistema imunológico, prevenir anemia, participar da formação do sistema nervoso do feto durante a gestação, previne doenças cardíacas e infarto, entre outros benefícios.

O ácido fólico está presente nos cogumelos, principalmente no shitake. A falta dessa vitamina pode trazer sérios problemas para o ser humano, desde alzheimer até câncer.

3. Fonte vegetal de vitamina D

Cogumelos são fontes de vitaminas D. Esta vitamina é essencial para promover a saúde dos ossos, além de influenciar consideravelmente o sistema imunológico, sendo interessante no tratamento de doenças autoimune e no processo de diferenciação celular. A falta desta vitamina favorece o desenvolvimento de 17 tipos de câncer.

A principal fonte de vitamina D é o sol. Médicos recomendam que todas as pessoas passem pelo menos algum tempo no sol todos os dias para que ele ative a produção dessa vitamina. E o cogumelo possui essa vitamina, é só comê-lo!

Desde que nascem, a vitamina já está presente nesse fungo, mas pode-se aumentar a quantidade presente neles expondo os cogumelos no sol ou na luz ultravioleta. E isso é possível mesmo depois que eles estiverem colhidos. Nesse caso pode-se deixar os cogumelos durante uma hora na luz solar (entre as 10h00 e 15h00).

(Aprenda a cultivar seus próprios cogumelos)

4. Mais nutrientes, menos gordura

 

Os fungos são considerados alimentos de baixa caloria. Ao fazer a ingestão deles você ingerirá quantidades significativas de nutrientes e pouca gordura. Dessa forma, passado algumas semanas, você poderá notar que alguns quilos podem ter ido embora, mas que os nutrientes continuaram a serem ingeridos através dos cogumelos.

[O espetacular crescimento dos cogumelos na natureza]

5. Substituto da carne

Os cogumelos são fontes de proteínas, essas proteínas são formadas por aminoácidos, os blocos de construção para todas as células do nosso corpo. As proteínas possuem papel importante na construção e manutenção dos tecidos, atuando como enzimas, ajudam na coagulação do sangue, no sistema imunológico, na construção e reparo do DNA, entre muitas outras funções.

Nosso corpo produz alguns aminoácidos, mas outros, os “aminoácidos essenciais”, deve ser ingeridos através de alimentos.

Vários vegetais possuem proteínas. Unindo o consumo desses vegetais com o consumo de cogumelos conseguimos ingerir uma quantidade suficiente de proteínas necessárias por dia, sem precisar comer carne. Devemos levar em consideração que as proteínas de origem animal e origem vegetal tem características diferentes e consequências diferentes para o nosso corpo, não vou entrar em detalhes aqui sobre isso. Mas podemos dizer que proteínas vegetais são muito importantes para o nosso organismo. Então vamos inserir os cogumelos na nossa alimentação!

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi

Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos