ReflexõesSaúde

5 escolhas fundamentais para transformar sua vida

1
 Já observou que, quando algo ocorre diferente dos nossos planos, tendemos a nos desapontar com o mundo que nos cerca e, principalmente, com as pessoas?

É comum nessas situações nos percebermos como vítimas, enxergando em tudo que está fora de nós a culpa pelo ocorrido; e o mais interessante é que não procuramos sequer pelos responsáveis, mas sim pelos culpados.

Agimos assim por vários motivos, que incluem fatores culturais, influências familiares, crenças pessoais e a forma como nos vemos em relação a nós mesmos e ao mundo.

A culpa é um fardo muito pesado, que condena injustamente e marca como que a ferro, nós e todos os nossos semelhantes.

Para termos uma existência com mais propósito e menos mágoas, é necessário compreendermos que podemos escolher como será nossa vida, percorrendo-a de forma diligente, e não acidental, pois mesmo quando não nos cabe optar pelo desfecho de uma situação, é possível escolher como enfrentá-la.

Uma forma de nos estruturarmos é saber fazer escolhas e percebermos que algumas delas são alicerces para uma permanência mais próspera, nesse endereço cósmico.

Aqui destacamos cinco escolhas importantes e fundamentais para nossa vida:

  1. Escolha ser responsável pela sua vida

O que acontece na nossa vida, de bom e de ruim, é nossa responsabilidade também.

Somos coautores da nossa existência, mas comumente vivemos uma dualidade onde tudo que acontece de bom é visto como nosso mérito, e o que acontece de ruim não é.

A compreensão de que nossos pensamentos e escolhas influenciam diretamente a existência, de forma integral, é um dos primeiros passos em direção ao amadurecimento emocional, e também a uma vida livre de mágoas.

  1. Opte pela saúde

Escolher ser saudável implica em agir de maneira a evitar as diversas formas de doenças, do corpo e da alma.

Ser saudável significa estar comprometido diariamente com sua integridade física, mental, espiritual e emocional.

Muitos se comprometem com a aparência, com os exercícios físicos e com as pessoas. Comprometem-se em se cuidar caso fiquem doentes, esquecendo que o mais importante é comprometerem-se em adquirir e preservar a saúde hoje mesmo.

Hoje é o dia mais importante das nossas vidas, e assim que esse pensamento se interioriza, é possível descartar hábitos e relacionamentos prejudiciais a nossa saúde como um todo.

5 coisas que te impedem de enxergar o seu propósito de vida

  1. Seja seu melhor amigo

Temos um diálogo interior, uma conversa interna, que segue nos dizendo uma série de coisas, principalmente, sobre nós mesmos, o tempo todo.

Essa voz que está aí, dentro da sua cabeça perguntando “Que voz?”. Essa é a voz do diálogo interno.

Seu diálogo interno é de amigo ou de inimigo? Você se trata com respeito ou se diminui a todo o instante?

É importante estarmos atentos a essa conversa interior de forma a interrompê-la e modificá-la sempre que estiver atrapalhando o nosso caminhar.

Muitas vezes olhamos para o mundo externo como se nele existissem nossos maiores inimigos, como se ali estivesse a razão para tentarmos sem êxito, contudo, nosso pior algoz muitas vezes mora dentro de nós, sob nossa proteção.

  1. Viva a vida com honestidade

Cada indivíduo veio a esse plano com o intuito de trilhar seu próprio caminho de evolução, e por isso tem a obrigação primordial de ser honesto consigo mesmo, antes de sê-lo com qualquer outro.

Agir com tal coerência significa viver de acordo com nossos valores, sem estarmos presos aos padrões de ‘como tudo deve ser’.

Dentro de cada um existe um universo, ao mesmo tempo particular e coletivo, que deve orientar como trilhar a vida.

No momento em que adquirimos o hábito de sermos honestos conosco, a sinceridade e honestidade com as demais pessoas, vêm por consequência.

  1. Trabalhe mais com possibilidades e menos com expectativas

Vivemos e planejamos, esperamos, desejamos constantemente, como se isso fosse algo involuntário e impossível de se controlar; mas não é.

Quando criamos expectativas sobre pessoas, acontecimentos ou realidades, compreendemos a vida como se ela fosse simplesmente extensão dos nossos desejos.

Ao contrário, quando enxergamos os acontecimentos como possibilidades, nos livramos de parte substancial das frustrações existenciais e passamos a perceber a realidade com mais objetividade, e menos capricho.

Sabendo onde queremos chegar, qual caminho trilhar, olhando os problemas como etapas, e não como obstáculos, tudo fica mais simples, mais aceitável e mais fácil de mudar.

Uma vida plena não é uma vida perfeita, mas sim uma existência mais leve e constante!

Print Friendly
Danilia Goncalves
escrito por:Danilia Goncalves
Mineira, e candanga também, arquiteta e urbanista, artista, ilustradora e empreendedora. Vegetariana convicta, apaixonada por arte, por animais e pela natureza. Doida por gatos!!! Aquariana sonhadora, buscando viver de forma mais sustentável, com a plena certeza de que somos seres espirituais tendo uma experiência humana.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: