PermaculturaSustentabilidade

5 Ecovilas para se conhecer pelo Brasil

Ecovila

No Brasil, há muitas ecovilas, estejam elas finalizadas ou em processo de construção. Esses espaços são ótimos para se visitar e ver que a construção e o modo de vida pode ser de um jeito que não causa tanto impacto ao meio ambiente.

Dessa forma, aproveite um tempo que tiver livre e visite a ecovila mais próxima de onde você mora. Aprenda como é simples viver com menos e, mesmo assim, viver muito bem.

Sul

1. Yvy Porã – Santa Catarina

Essa ecovila começou atuar como um espaço coletivo em 2003, em São Pedro de Alcântara. Todos os 7 fundadores são permacultores e hoje a Yvy Porã oferece cursos, como o PDC (Design em Permacultura). Além disso, é possível agendar uma visita à ecovila para conhecer mais sobre esse projeto.

Visite o site.

Yvy Porã
Fonte: Yvy Porã

Leia mais: Ecovilas: comunidades do futuro

Sudeste

2. Instituto Ipema – São Paulo

O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) está localizado no município de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Ele atua desde 1999 e no dias atuais oferece diversos serviços, como visitação guiada pela ecovila, eventos sobre os temas que englobam a permacultura, cursos de bioconstrução, produção agroecológica, entre outros e eles também realizam consultorias e execução de projetos.

Visite o site.

Instituto Ipema
Fonte: Instituto Ipema

Nordeste

3. Instituto de Permacultura da Bahia – Bahia

O instituto nasceu em 1992, depois de um curso que foi ministrado por Marsha Hanzi e Didier Bloch sobre Introdução à Permacultura. A ecovila está localizada no bairro Rio Vermelho em Salvador.

Nela são oferecidos, cursos, vivências, palestras e oficinas. Além disso, eles realizam projetos voltados contra a degradação do meio ambiente, como é o caso do projeto Águas do Paraguaçu.

Visite o site.

Instituto de Permacultura da Bahia
Fonte: Instituto de Permacultura da Bahia

Leia mais: Conheça Piracanga – referência de ecovila no Brasil

Norte

4. Ecovila Iandê – Pará

A Ecovila Iandê está localizada no município de Santa Bárbara, no Pará. Por conta de ainda está em construção, ela não oferece tantos cursos e vivências como as que foram faladas até agora. Mas de vez em quando cursos como de agricultura sintrópica são oferecidos.

Visite o site.

Ecovila Iandê
Fonte: Ecovila Iandê

Centro-Oeste

5. IPOEMA Instituto de Permacultura – Brasília

O Ipoema é referência no ensino de permacultura, sendo uma das ecovilas mais tradicionais desse eixo. O IPOEMA oferece muitos cursos sobre permacultura, além de disponibilizar em seu site alguns e-books sobre o tema.

Visite o site.

Instituto Ipoema
Fonte: Instituto Ipoema

Você conhece alguma ecovila perto da sua casa? Então deixe o nome e a cidade dela nos comentários.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.