SaúdeVida Natural

5 dicas para ter uma noite de sono de qualidade

1

Dormir bem melhora seu humor, sua produtividade, sua capacidade de aprender e se concentrar e, mais assustadoramente, sua capacidade de ser feliz. Quem dorme pouco ou mal pode ter que enfrentar as consequências na saúde e no cotidiano, mas quem dorme demais também não vai passar o dia na melhor forma. Além de permitir um reabastecimento dos nossos corpos e cérebros, o sono permite que a nossa alma recarregue. Quando a nossa mente consciente está em modo de suspensão, nossa mente inconsciente vai trabalhar (e jogar) o processamento de experiências intensas – positivas e negativas – durante os sonhos. 

Se você vem de um longo ciclo de dias ou semanas dormindo mal, nós temos algumas dicas que vão te ajudar a encerrar esse hábito e recomeçar a dormir bem. Dá uma olhada:

1. Use a Técnica Mente-Corpo

Inspire pelo nariz para uma contagem de quatro. Mantenha a posição por uma contagem de sete. Expire pela boca para uma contagem de oito. Ao respirar, descansar a ponta da sua língua no cume atrás de seus dentes da frente. Quando você expira,  deve criar um som shooshing. Repita quatro vezes.

2. Relaxamento Muscular Mental

Deitado ou sentado confortavelmente, feche os olhos e faça algumas respirações profundas. Começando pelo topo da sua cabeça, observe se há tensão em seu couro cabeludo e testa. Se houver, deixá-lo ir. Progredir todo o caminho até o seu corpo, avaliando cada grupo muscular e mentalmente liberando qualquer tensão.

3. “Offload Stress”

Se você está preocupado com algo que você não consegue “desligar”, tente transformar esse pensamento em vez de focar sobre ele. Descreva esse pensamento e o que sente em um diário. “Offloading”, muitas vezes, permite que sua mente pare para descansar e lhe faça se sentir sonolento, consequentemente o levando tranquilo de volta a cama.

4. Use Aromaterapia

O uso dos aromas naturais para indução e manutenção de sono em qualidade já não é novidade; os compostos presentes nos óleos essenciais como lavanda, sálvia e manjerona, como o linalol e acetato de linalila com propriedades calmantes, tornam-se excelentes equilibradores emocionais e mentais.

4. Atente aos seus Sonhos

Uma vez que sinta que está a dormir o suficiente e está a alcançar o sono profundo, tente focar em seus sonhos. Comece por anotar algumas memórias na parte da manhã – mesmo que lembre somente de uma imagem, sentimento ou pensamento. Uma vez que seu eu inconsciente sabe que você está prestando atenção, ele vai servir-se sonhos mais regular e com maior profundidade. Com “dreamwork”, o sono vai além de ser restaurador para a saúde e bem-estar; torna-se uma verdadeira oportunidade para o crescimento.

5. Entre no clima

Deixar seu quarto escuro na hora do sono é muito importante, mas diminuir as luzes momentos antes de ir para a cama também é. Nosso relógio biológico reage à luz forte que mantemos em casa durante a noite e, de certa forma, pensa que é dia, tornando o sono uma tarefa mais difícil. Diminuir gradativamente a iluminação simula um anoitecer e o corpo compreende que está na hora de desligar.

Print Friendly
Ana Santos
escrito por:Ana Santos
Chamo-me Ana Santos, de Portugal. Adoro explorar a natureza em todas as suas formas, sentir a liberdade e o poder de viajar, fotografar, ter acesso à imensidão da arte (música, cinema, dança...) e da simplicidade da amizade. O que me move? a felicidade de poder viver e partilhar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Perguntam-me ainda hoje o que quero ser? e eu sempre digo: ser? nada; quero fazer!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: