Faça Você MesmoReceitas

3 receitas simples de sabonetes artesanais à base de ervas

d

Se estiver pensando em fazer sabonete artesanais, você escolheu uma maneira fácil e criativa de adicionar aroma e beleza a um produto comum.

Produzir sabonetes em casa não é difícil, é barato e pode gerar lucro – tanto no aspecto financeiro quanto no da saúde! Afinal, a maior parte dos sabonetes industrializados disponíveis no mercado são fabricados utilizando uma série de produtos químicos que podem acabar provocando alergias e outros malefícios para a pele.

Além dos benefícios para a pele causados pelo uso de produtos naturais, fazer sabonetes em casa pode trazer uma grande vantagem econômica. Com pouco investimento, é possível fazer uma boa quantidade de barras ou de sabonetes líquidos, ajudando a economizar na compra dos produtos para a família.

Outra opção atrativa, é vender os sabonetes de fabricação própria, gerando ainda mais benefícios econômicos. Gastando pouco, você pode ter um alto rendimento e ainda trabalhar por conta própria e sem sair de casa! Quem gosta de fazer artesanatos pode encontrar nos sabonetes uma ótima oportunidade para começar o próprio negócio.

Divirta-se, Inspire-se, Relaxe!

Sabonete para o rosto (antiacne)

b

Ingredientes:

  • 100 g de glicerina vegetal
  • 1 colher de sopa de calêndula desidratada
  • 3 ml de extrato glicólico de calêndula
  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca

Como fazer:

Derreta a glicerina em banho-maria, mexa com uma colher de pau para ver se está líquida por completo. Em seguida, misture o extrato de calêndula, o óleo essencial de melaleuca e por último a calêndula desidratada, mexa bem. Coloque em fôrmas de silicone e deixe secar em ambiente arejado por 2 horas. Rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.

Sabonete para o corpo (hidratante)

c

Ingredientes:

  • 100g de glicerina vegetal
  • Óleo de amêndoas
  • Cravo em pó
  • Anis estrelado
  • Argila cinza

Como fazer:

Derreta a glicerina em uma panela esmaltada, em fogo baixo. Quando estiver líquida, acrescente algumas gotas do óleo de amêndoas e duas colheres (café) de cravo e misture bem. Na forma, coloque um pouco da mistura. Em seguida, acrescente em cada forminha um pouco de anis e da argila cinza. Depois, cubra tudo com a mistura de glicerina. Deixe nas forminhas até que o sabonete seque por completo e desenforme. Rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.

Sabonete de Ervas ( Relaxante)

a

Ingredientes:

  • Sabonete de glicerina vegetal de boa qualidade
  • Ervas secas
  • Flores secas
  • Panela esmaltada para banho-maria
  • Moldes para sabonete
  • Colher de pau

Como fazer:

Triture as ervas e flores secas. Corte um sabonete de glicerina em cubos ou lascas para que derreta mais facilmente, outra possibilidade é ralá-lo. Derreta o sabonete de glicerina em banho-maria. Mexa suavemente. Acrescente as ervas e flores e mexa mais uma vez. Despeje a mistura em um molde para sabonete, deixe o sabonete endurecer em temperatura ambiente por cerca de 4 horas.

Remova cuidadosamente o sabonete do molde e deixe-o sobre uma toalha para completar o processo de secagem. Isso deve levar cerca de dois dias. Rende  6 unidades pequenas e pode ser conservado por 6 meses.

Importante: Nunca se esqueça de que a glicerina oxida ao entrar em contato direto com qualquer recipiente de metal. Por isso, ao mexer ou derreter a glicerina, use sempre produtos não metalizados. Use sempre panelas esmaltadas do tipo ágata ou panelas de vidro.

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

7 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: